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AS MUDANÇAS DA LÍNGUA E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO

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A música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, expressa marcas da oralidade sertaneja, como no trecho “Entonce eu disse, adeus, Rosinha”, que revela, de forma realista, a origem interiorana do cantor. Entretanto, o preconceito linguístico ainda é bastante comum no Brasil contemporâneo devido à bolha social da coletividade que vê a linguagem como um mecanismo padronizado, resultando em um distanciamento cultural.

Sob tal viés, é lícito postular o preconceito presente no meio social por consequência da alienação. Nesse contexto, o personagem caipira “Chico Bento”, criado pelo cartunista Maurício de Souza, enfrenta grandes dificuldades ao visitar seu primo na capital devido ao seu modo “roceiro” de falar. De modo análogo à animação, a população ainda possui uma postura crítica frente àqueles que falam conforme suas origens, em destaque aos interioranos, que possuem uma oralidade frisada no dialeto da região, sendo frequentemente chamados de “matutos”. Desse modo, evidencia-se uma sociedade imersa em uma bolha social, visto que não veem a linguagem como uma provedora histórica, mas sim como uma ferramenta única e padronizada.

Por conseguinte, a não aceitação desses valores linguísticos resulta em uma desvalorização da cultura. Nessa perspectiva, tal visão minimalista da sociedade -determinista de uma linguagem padrão- por conta da alienação social, é afirmada pelo filósofo Arthur Schopenhauer, haja vista que o entendimento que um sujeito possui a respeito do mundo ao seu redor é determinado pelo limite do seu campo de visão, isto é, aquele que age alheio ao comportamento de uma comunidade é visto como diferente e logo torna-se alvo de críticas. Assim, o indivíduo tende a moldar- se a fim de alcançar a aceitação dos demais, apagando sua raiz histórica e, consequentemente, a oralidade de sua cultura.

Portanto, medidas são necessárias para a degradação dessa bolha social. Urge ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cidadania, criar projetos de âmbito escolar para desmistificar a ideia errônea imposta pela sociedade, por meio de matérias da base de humanas, como ética, sociologia e história, com o fito de promover o respeito a essas pessoas, em escala nacional, e mitigar situações como a vivenciada por Chico. Dessa maneira, as pessoas terão um pensamento alheio ao de Schopenhauer e passarão a ver a língua como um mecanismo de manutenção da permanência da cultura social.

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17 Correções

  1. Ótima redação:
    Introdução: entendeu o problema do porque ele persiste;
    Desenvolvimento: definiu tese e argumentos : logo no início do texto e teve seu posicionamento crítico acerca do tema;
    Conclusão: transmitiu mensagem coerente com os direitos humanos, posicionamento positivo com as propostas de resolução;

    • 1
  2. Sua redação ao meu ver atende todos os requisitos necessários para uma boa redação!
    Obedecendo todas as cinco competências exigidas pelo Enem. Mostra ter um bom conhecimento sobre o preconceito com a “cultura nordestina”…tem um ótimo vocabulário.
    Sempre temos algo a melhorar ! Você está de parabéns!

    • 1
  3. Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Você tem um excelente vocabulário e domínio da norma formal. –200
    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Você compreendeu o tema e desenvolveu de maneira adequada, com ótima argumentação- 200
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Apresentou repertório e bem argumentou sobre eles, deixando seu texto completo e de acordo com a estrutura dissertativa-argumentativa-200
    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Você respeitou os padrões de maneira adequada-200
    Competência 5: Respeito aos direitos humanos
    Consegui identificar os 5 agentes e a proposta foi muito bem estruturada-200
    Total: 100
    Não sou especialista mas pelo que analisei seu texto atende ao padrão da redação do Enem e tem potencial para receber nota máxima. Parabéns!!!

    • 1
  4. Os repertórios trazidos na redação enriquece muito sua argumentação,deixando o corretor impressionado. Respeitou a norma culta ,além de linguagem objetiva .Na introdução trouxe um repertório bem pertinente ao tema ,além de entender a proposta de texto. A proposta de intervenção não ficou para trás,fazendo jus a redação inteira. Parabéns pela criatividade e pela clareza.

    • 0
  5. Sua redação atende todos os requisitos necessários para uma boa redação,obedecendo todas as cinco competências exigidas pelo Enem,mostra ter um bom conhecimento sobre o preconceito com a “cultura nordestina” e tem um ótimo vocabulário.A conclusão obedece aos 5 termos necessários,não sou corretora, mas sua redação com certeza ficaria entre 900 e 1000.

    • 0
  6. Ótima redação:
    Introdução: entendeu o problema do porque ele persiste;
    Desenvolvimento: definiu tese e argumentos : logo no início do texto e teve seu posicionamento crítico acerca do tema;
    Conclusão: transmitiu mensagem coerente com os direitos humanos, posicionamento positivo com as propostas de resolução;

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  7. o texto está perfeitamente estruturado!
    O repertório sociocultural muito bom, com vários exemplos para que o leitor compreenda.
    Quase nenhum erro ortográfico.
    A tese bem clara sobre a problemática.
    Os conectivos foram muito bem colocados também.
    A conclusão obedece aos 5 termos necessários.
    Não sou corretora, mas sua redação com certeza ficaria entre 900 e 1000.
    parabéns!!!!

    • 0
  8. A música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, expressa marcas da oralidade sertaneja, como no trecho “Entonce eu disse, adeus, Rosinha”, que revela, de forma realista, a origem interiorana do cantor. Entretanto(5), o preconceito linguístico ainda é bastante comum no Brasil contemporâneo devido à bolha social da coletividade que vê a linguagem como um mecanismo padronizado, resultando em um distanciamento cultural. (1)

    1 – tese por causa e consequência
    5 – Repertório produtivo por contraste
    Sob tal viés, é lícito postular o preconceito presente no meio social por consequência da alienação(2). Nesse contexto, o personagem caipira “Chico Bento”, criado pelo cartunista Maurício de Souza, enfrenta grandes dificuldades ao visitar seu primo na capital devido ao seu modo “roceiro” de falar. De modo análogo à animação(3), a população ainda possui uma postura crítica frente àqueles que falam conforme suas origens, em destaque aos interioranos(4), que possuem uma oralidade frisada no dialeto da região, sendo frequentemente chamados de “matutos”. Desse modo, evidencia-se uma sociedade imersa em uma bolha social(2), visto que não veem a linguagem como uma provedora histórica, mas sim como uma ferramenta única e padronizada.

    2 – retoma a bolha social dita na introdução
    3 – repertório produtivo por comparação
    4 – palavra dita na introdução, ponto pro projeto de texto.

    Acho que faltou uma problematização maior, ficou meio expositivo.

    Por conseguinte, a não aceitação desses valores linguísticos resulta em uma desvalorização da cultura. Nessa perspectiva, tal visão minimalista da sociedade -determinista de uma linguagem padrão- por conta da alienação social, é afirmada pelo filósofo Arthur Schopenhauer(6), haja vista que o entendimento que um sujeito possui a respeito do mundo ao seu redor é determinado pelo limite do seu campo de visão, isto é, aquele que age alheio ao comportamento de uma comunidade é visto como diferente e logo torna-se alvo de críticas. Assim, o indivíduo tende a moldar- se a fim de alcançar a aceitação dos demais, apagando sua raiz histórica e, consequentemente, a oralidade de sua cultura.

    6 – Tente fazer uma comparação ou contraste explícito do repertório com o argumento, nesse caso não tá muito perceptível a relação do repertório com o argumento, na minha opinião tá improdutivo.
    Portanto, medidas são necessárias para a degradação dessa bolha social. Urge ao Ministério da Educação(agente), em parceria com o Ministério da Cidadania, criar projetos de âmbito escolar(ação) para desmistificar a ideia errônea(finalidade) imposta pela sociedade, por meio de matérias da base de humanas(meio), como ética, sociologia e história,(detalhamento) com o fito de promover o respeito a essas pessoas(finalidade), em escala nacional, e mitigar situações como a vivenciada por Chico. Dessa maneira, as pessoas terão um pensamento alheio ao de Schopenhauer e passarão a ver a língua como um mecanismo de manutenção da permanência da cultura social.(detalhamento)

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4:200
    C5: 200 (representativa)

    • 0
  9. Perfeitoooooo, muito bem argumentado
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Nota: 1000
    A citação de asa branca foi também muito legal e criativo sem falar que foi muito coerente e detalhado.
    Apresentou repertório e bem argumentou sobre eles, deixando seu texto completo e de acordo com a estrutura dissertativa-argumentativa

    • 0
  10. Sua redação está ótima muito bem montada com ótimo repertório social, quase não há erros ortográficos e você compreendeu muito bem o tema.
    Nota
    1 160
    2 200
    3 200
    4 200
    5 200
    960 quase mil pontos parabéns 🥰
    —————————————————————————————————————–‐‐———————————————–‐———–

    • 0
  11. Achei muito legal a colocação da asa branca na introdução, pois é cultural, ótimos argumentos e ótima linguagem. Na conclusão apresentou os 5 elementos quem? Por meio de … como? Detalhamento … respondeu tudo. Muito coerente, fez uma ótima ligação da tese- repertório. Parabéns!!
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3:200
    Competência 4:200

    • 0
  12. A música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, expressa marcas da oralidade sertaneja, como no trecho “Entonce eu disse, adeus, Rosinha” que revela, de forma realista, a origem da raiz interiorana do cantor. Entretanto, o preconceito linguístico ainda é bastante comum no Brasil contemporâneo, devido à bolha social da coletividade que vê a linguagem como um mecanismo padronizado, resultando em um distanciamento cultural.

    *Adorei sua introdução! Relacionou bem os repertórios com tema. Parabéns e sucesso!

    • 0
  13. Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Você tem um excelente vocabulário e domínio da norma formal. –200
    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Você compreendeu o tema e desenvolveu de maneira adequada, com ótima argumentação- 200
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Apresentou repertório e bem argumentou sobre eles, deixando seu texto completo e de acordo com a estrutura dissertativa-argumentativa-200
    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Você respeitou os padrões de maneira adequada-200
    Competência 5: Respeito aos direitos humanos
    Consegui identificar os 5 agentes e a proposta foi muito bem estruturada-200
    Total: 100
    Não sou especialista mas pelo que analisei seu texto atende ao padrão da redação do Enem e tem potencial para receber nota máxima. Parabéns!!!

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  14. Sua redação obedece todos os critérios,pouquíssimos desvios, trouxe repertório, o eixo está perfeito.
    Na minha opinião sua nota é 980
    Vocês apresenta todos os elementos,além de escrever muito bem, estou te dando 980 porque normalmente quando corrigida pelos corretores,a maioria das vezes essa é a nota.
    Mas sinceramente ela é digna de um belo 1000

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  15. Consegui identificar os 5 agentes e a proposta foi muito bem estruturada-200
    Total: 100
    Não sou especialista mas pelo que analisei seu texto atende ao padrão da redação do Enem e tem potencial para receber nota máxima. ParCompetência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Você tem um excelente vocabulário e domínio da norma formal. –200
    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Você compreendeu o tema e desenvolveu de maneira adequada, com ótima argumentação- 200
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Apresentou repertório e bem argumentou sobre eles, deixando seu texto completo e de acordo com a estrutura dissertativa-argumentativa-200
    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Você respeitou os padrões de maneira adequada-200abéns!!!

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  16. Texto perfeito, bem argumentado e articulado de forma correta com os repertórios socioculturais.
    C1: 200 (não vejo mais que 1 desvio)
    C2: 200
    C3: 200 (uma das competências mais difíceis, e você foi feliz nas escolhas de suas ideias, argumentos e proposta de intervenção)
    C4: 200
    C5: 200 (apresenta 5 elementos válidos)
    Nota: 1000
    Parabéns!!

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  17. Achei muito legal a colocação da asa branca na introdução, pois é cultural, ótimos argumentos e ótima linguagem. Na conclusão apresentou os 5 elementos quem? Por meio de … como? Detalhamento … respondeu tudo. Muito coerente, fez uma ótima ligação da tese- repertório. Parabéns!!
    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3:200
    Competência 4:200

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