Na obra ‘’Utopia’’, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que as influências das redes sócias e alienação apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da alienação popular, quanto da necessidade de demonstrar felicidade. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é crucial pontuar que o padrão de beleza imposto pelos meios de comunicação deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne á criação de mecanismo que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido á falta de ação das autoridades, a idealização da vida perfeita padronizada influenciada pelas mídias sócias, passa a sociedade uma percepção ilusória, obtendo resultados em problemas psicológicos como depressão e ansiedade. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a falsa felicidade nas redes sócias como promotor do problema. De acordo com um levantamento realizado pela ONG inglesa Girlguiding, uma em cada três jovens entre 11 e 21 anos comparam suas vidas com a de outros, através de redes sócias. Partindo desse pressuposto, internautas com um menor poder aquisitivo se idealizam como os indivíduos de alto padrão de vida, criando assim um desejo de atingir a ‘’perfeição’’, que quando não alcançada, se alimentam ainda mais a comparação. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a inautenticidade de pessoas na mídia contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a incansável busca pela perfeição nas mídias, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Governo, será revertido em fiscalização das mídias sobre a sociedade, totalizando as influências, através de programas virtuais de monitoramento. Ademais, atividades lúdicas que visem a educação social dos alunos acerca da midiática podem ser realizados nas escolas tendo por finalidade conscientiza-los para que formem seu próprio senso crítico. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da ilusão das mídias, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
sarahalmeidas
c1: 160
c2: 180
c3: 200
c4: 180
c5: 180
total de : 900 pontos
você soube argumentar bem, mas faltou vírgulas em certas situações. na conclusão faltou a finalidade da primeira problemática, a fim de que o governo e o tribunal iriam resolver tal ação? mas em restante ficou muito bom. Pratique cada vez mais que tenho certeza que você vai tirar um notão no enem.
Erik_Ryú
Ótimo o seu texto. Percebe-se um grande domínio da língua, tem um bom uso dos conectivos, sabe argumentar, mas vejo que o texto ultrapassou o limite de 30 linhas e é possível dar uma “enxugada” no texto em algumas partes do segundo parágrafo, ou até mesmo em outras partes do texto. Bons estudos !.
Pedro_Alysson
É um excelente texto. Percebi que você tem um domínio excepcional do texto disertativo-argumentativo. A estrutura do texto está boa, alguns erros gramáticas, fáceis de se resolver. O desenvolvimento está muito bom, o repertório foi selecionado e aplicado. O uso dos conectivos deram uma boa ligação para compreender os parágrafos,a conclusão também, um excelente texto. Parabéns
Jffgg
Oi espero ajuda.
C1- tem alguns erros de portugues como: redes sócias e resolução do empecilho
C2- nada a fala
C3- também nada a fala
C4- vc repetiu ADEMAIS 2× no começo to terceiro parágrafo e na terceira frase da conclusão
C5- “Ademais, atividades lúdicas que visem a educação social dos alunos acerca da midiática podem ser realizados nas escolas” COMO?
yukizin
Boa noite
Introdução: Excelente, contempla repertório, planejamento de texto, contextualização com a realidade e breve introdução da argumentação.
Desenvolvimento 1: As ferramentas da língua portuguesa estão ótimas, posicionamentos claros e sua opinião sobre a problemática evidente. Mas acredito que você poderia trocar, na introdução, as causas da problemática que você defendeu, já que nesse parágrafo é defendida, majoritariamente, a tese de culpabilização do estado, e não a ”alienação popular”. No geral, excelente.
Desenvolvimento 2: Novamente, a escrita está excelente, repertório muito produtivo e válido e parágrafo bem introduzido e explicado. Mas sobre a conclusão da comparação com os jovens de baixa aquisição… não foi retirada do estudo citado, portanto, não
houve embasamento suficiente para concretar essa afirmação. Talvez explorar os dados apresentados e generalizar um pouco mais sobre a comparação entre os jovens seria o ideal.
Conclusão: Está lúcida, contém os fatores exigidos pelo Enem, duas intervenções abrangentes para as problemáticas e entrelaçando a introdução com a conclusão. Muito bom!
Geral: Não sou de corrigir gramática (afinal, não sou qualificado pra isso), mas eu preciso comentar o uso do acento em ”redes sóciais”, está incorreto! Outro comentário, cuidado pra não deixar seu texto como uma carta de Caminha, utilizar termos como “atenuar-se-á”, faz parte de um português arcaico, lembre-se que, na prática, o que importa é o conteúdo, não a maquiagem! Ademais, seu texto ficou excelente!
NOTA: 940