As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição (dê uma nota, de acordo com os critérios do ENEM)

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Em 1995 surge o modelo das novas mídias sociais, com o intuito de diminuir as barreiras físicas e proporcionar maior interação nas relações. No entanto, na prática, observa-se de forma antagonista a utilização das redes, como meio para promoção de estereótipos considerados perfeitos, e a busca pela aceitação. Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais causas e possível medida para mitigar essa problemática em nossa sociedade.

Inicialmente, segundo Theodor Adorno e Max Horkheimer, sociólogos alemães da escola de Frankfurt, a indústria cultural é descrita como uma produção em massa impulsionada pelo consumo em massa, no qual as mídias vendem uma visão acerca do padrão de beleza aceitável para a sociedade, influenciando diretamente para que as pessoas passem a consumir determinado produto, com o intuito de alcançar os estereótipos impostos. Infelizmente, a banalização da beleza favorece a criação de uma sociedade massificada, que não aceita a diversificação.

Além disso, a busca pela aceitação é um fator preponderante para o aumento de casos de distúrbios alimentares e psicológicos. Segundo dados do jornal G1, o brasileiro gasta em média nove horas diárias nas redes sociais, que impõem pelo número de curtidas como os indivíduos devem se comportar. Infelizmente, aqueles que não se adequam ao que foi imposto, são excluídos do ambiente social, colaborando para desenvolvimento de distúrbios psicológicos por não se sentir pertencente a um grupo.  É inadmissível, que um país democrático não seja capaz de garantir o poder de escolha e o senso crítico dos indivíduos.

Cabe ao governo, portanto, juntamente com as instituições escolares investir em disciplinas com o intuito de desenvolver o senso crítico do aluno, por meio de atividades, palestras e discussões acerca da influência midiática e a padronização comportamental, espera-se com isso diminuir a massificação social e aumentar o poder de escolha do indivíduo. Logo, torna-se possível a queda das barreiras físicas e o aumento das interações sem influências comportamentais.

 

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3 Correções

  1. Olá, lindsey! Tudo bem?
    Boa redação! Seguem meus apontamentos:
    Sua introdução está muito boa, gostaria apenas de atentá-la para o uso da vírgula.
    No segundo desenvolvimento, senti falta do tópico frasal. O primeiro período é muito extenso, cansativo. Seria interessante fazer uma reescritura desse parágrafo, com um tópico frasal que reúna as ideias centrais que você quer tratar. Esse período longo pode ser desmembrado ou enxugado em algumas partes para que haja espaço para o tópico frasal.
    No segundo parágrafo, senti falta de um conectivo no início do último período. Acho que um conectivo de conclusão pode contribuir substancialmente para amarrar suas ideias e fechar o parágrafo.
    Já em relação à conclusão, também senti falta de um tópico frasal, que é fundamental em cada parágrafo. No de conclusão, elo deveria ser uma paráfrase da sua tese, de forma a reafirmar a sua argumentação. Também acredito que tenha faltado um detalhamento para fechar os requisitos do seu projeto de intervenção.
    No mais, bom texto! Gostei bastante dos repertórios e da progressão textual. No entanto, é importante que você reveja essa questão dos tópicos frasais, eles são fundamentais na competência 2, que trata da estrutura do texto dissertativo argumentativo, dentre outros requisitos.
    Em relação à nota, eu avalio subjetivamente. Em aspectos gerais, daria uns 840. Mas o mais importante é você focar nas melhorias.
    Bons estudos! Continue treinando! ;)

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  2. Olá, tudo bem? Tenho alguns apontamentos a fazer em sua redação. Segue:
    Introdução: observa-se alguns desvios gramaticais, o uso inadequado da vírgula e a falta dela. Boa ideia, mas você poderia ter contextualizado mais. Tese objetiva e assuntos.
    D1: aqui também pode ser encontrado problemas com o uso da vírgula. CUIDADO!! você perde pontos da C1. Ótimas citações, bem contextualizada, apresentou o seu ponto de vista de forma clara. Você só poderia iniciar com o tópico frasal
    D2: ótimo paragrafo, ideias bem elaborada, soube usar os dados da maneira correta. Parabéns! As vírgulas continuam sendo o problema.
    Proposta de intervenção: comece retomando a tese: “Portanto, é de suma importância medias para…”. A proposta poderia estar mais bem elaborada, e principalmente DETALHADA. Não tem detalhamento, logo não cumpre com os 5 elementos que devem ter no último parágrafo (agentes, modo, meio, detalhamento, finalidade).
    COMPETÊNCIA 1: 120
    COMPETÊNCIA 2: 160
    COMPETÊNCIA 3: 160
    COMPETÊNCIA 4: 160
    COMPETÊNCIA 5: 120
    TOTAL; 720.

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  3. A introdução foi boa, mas deveria ter contextualizado um pouco mais. Meio que deu um salto no projeto de texto
    como uma produção em massa impulsionada pelo consumo em massa,
    Ficou repetitivo o em massa.
    No primeiro desenvolvimento senti falta de um tópico frasal.
    No segundo veio o tópico frasal: Além disso, a busca pela aceitação é um fator preponderante para o aumento de casos de distúrbios alimentares e psicológicos. Muito bom

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