Por mais semelhante que pareçam ser a desinformação e as “Fake News”, em uma tradução livre: notícias falsas, são distintas, mas se relacionam. As Fake News é a disseminação de um fato que não ocorreu. Já A Desinformação é um acontecimento forjado para manter o consumidor, pessoas que leem notícias, na escuridão.
Cabe salientar que a “moda” da vez é pessoas más intencionadas ou não criarem informações sobre fatos que não existiram, as fake news, as vezes na intenção de atrapalhar ou ajudar. Com isso acolhemos ou criamos inverdades, e as redes sociais são enormes vitrines para isso, com o surgimento do novo coronavirus (covid19) apareceram diferentes receitas de chás, que podem até serem bons para um resfriado comum, mas não para o novo vírus, e usuários do facebook, WhatsApp e outros compartilharam essas não-verdades como soluções para o surto.
Não somente as fakes news, mas também as desinformações causam problemas, ao entrar em contato com estatísticas, números, principalmente nesse ano de eleição, é importante verificar a fonte dos dados porque podemos estar caindo em uma falácia. A “montagem” com notícias verdadeiras é comum em nosso cotidiano, criando desencontro de ideias, pensamentos e atitudes. Exemplo disso são aquelas propagandas comuns no nosso país (porém ilegais) as quais dizem que determinado candidato pavimentou 30 km, mas quando verificamos não passaram de 10 km. A desinformação, em geral, é prejudicial.
Em vista disso, é de suma importância que autoridades criem mecanismos de punição às pessoas as quais propagam inverdades. E como prevenção, incluir nos currículos escolares conteúdos que orientem nossos jovens a identificar e diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira.
lorenatovani
Olá, gostei! Porém foi notável alguns errinhos na sua gramática, procure ler mais livros, artigos, notícias do momento para aprimorar isso. Também achei fraca a sua proposta no último parágrafo, para ser melhor elaborada, busque responder as seguintes perguntas:
O que deve ser feito?
Quem deve fazer?
Como deve ser feito?
Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
Alyssa
Percebi alguns erros gramaticais e eu senti falta de uma intervenção mais detalhada, ela está muito fraca e não está nos padrões que pedem na competência do enem, procure melhorar isso lendo algumas redações nota mil para você ter uma base e continue treinando suas redações, sucesso para você…
FábioAndrade
Olá
Gostei de sua redação. Dois pontos apenas a serem trabalhados:
1 – na frase : Cabe salientar que a “moda” da vez é pessoas más intencionadas – Acredito que o correto seria ….. SÃO pessoas MAL intencionadas. Por ser um advérbio no uso negativo e também se por se tratar de pessoas no plural.
2- Tenta desenvolver mais o tema, para aumentar o seu número de palavras (crescer mais a redação).
Fora isso parabéns pelo desempenho.