[Deleted User]
  • 0

As implicações sociais dos casos de gravidez na adolescência

  • 0

Funcionando conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando o percurso, a gravidez na adolescência é um problema que persiste na sociedade brasileira há algum tempo. Dessa forma, ao invés de funcionar com a força suficientemente capaz de mudar o percurso deste problema, da permanência, com a combinação de fatores da falta de iniciativa dos pais de tornar o diálogo sobre esse assunto viável e a ineficiência das estruturas familiares.
A cada ano, mais de 500 mil meninas entre 10 e 19 anos têm filhos no Brasil, segundo com o Sistema de Informações Nascidos Vivos( SINASC). Com isso, observa -se muitas dessas jovens que utilizam de métodos para engravidar que não têm uma boa porcentagem de eficiência, como a tabelinha ou o uso de pílulas do dia seguinte em excesso, por medo de seus familiares encontrarem camisinhas e anticoncepcional em seus pertences, em virtude que os pais não levam suas filhas em ginecologistas, não conversam sobre como se proteger adequadamente em uma relação sexual, levando ao uso de recursos improdutivos entre as moças e porventura uma gravidez precoce
Em consultórios psicológicos e médicos, frequentemente aparece casos de adolescentes que possuem um desejo de serem mães, de tal forma que não têm consciência da real dificuldade de uma gravidez precoce. A maioria das jovens que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, e aumenta a dificuldade das mesmas conseguir um emprego, por conseguinte diminuem a possibilidade de evoluir profissionalmente, logo criam dependência econômica dos familiares. Esse desejo de serem mães é desencadeado pela falta de orientação dos pais sob essas moças, de realmente dar uma direção, incentivar objetivos, mas infelizmente essas meninas não tem uma boa estruturação familiar.
Portanto, os pais em conjunto com políticas públicas ensinem como as adolescentes devem se proteger adequadamente de uma relação sexual e expliquem os desafios de ser mãe jovem e o que possivelmente vão a prejudica-las, com isso indiquem o melhor método contraceptivo para cada situação, através de campanhas e diálogo e disponibilizando especialistas sobre o combate da gravidez precoce em todos hospitais do SUS, para que essa orientação seja a mais eficiente possível. Só assim, a família e políticas públicas funcionarão como a força descrita por Newton e mudará a presença de gravidez na adolescência, da persistência para a extinção.

Compartilhar

4 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    Sua introdução ficou bacana, conseguiu deixar bem visível uma excelente tese para o seu tema.
    DESENVOVIMENTOS:
    Nos parágrafos dos desenvolvimento, no primeiro: você, deveria fazer um tópico frasal bem detalhado e também um fechamento com uma conclusão bem visível, porque cada paragrafo é como se fosse uma mini redação…
    Já no segundo ficou faltando dados estatísticos ou citações para defender o que você está abordando…
    CONCLUSÃO:
    Ficou bacana, parabéns….
    Obs.: Se você tivesse explicado mais detalhadamente o que as mães sofrem porque os meninos jovens demais abandam os filhos e também os pais que às vezes são homens de idade bem avançada e por algum motivo não querem assumir uma criança com uma menina muito jovem, quase criança…
    C1 – 180
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 160
    C5 – 180 === Nota 880 pontos

    • 2
  2. Olá.
    Achei sua escrita extremamente boa. Você conseguiu mostrar seu conhecimento em outras áreas de estudo logo no início da sua introdução falando sobre uma das leis de Newton, e citando-a novamente na conclusão. É nítido que você tem o domínio da língua culta.
    A única coisa que eu acrescentaria no texto, é o papel dos meninos que também se tornam pais, e muitas vezes não assumem esse papel, gerando assim um conflito ainda maior.
    No mais, seu texto ficou excelente!

    • 1
  3. Sua introdução foi muito bem feita, fazendo a comparação acredito eu, de maneira certa.
    Você mostrou dados logo no início do desenvolvimento, isso é muito importante. E seu argumento um está bom; acho que deveria ter enfatizado mais a questão da falta da discussão desse assunto no ambiente familiar, sendo visto ainda como um tabu. O argumento dois também está bom, você mostrou a questão da evasão escolar ocasionada pela gravidez precoce.
    E por fim, sua conclusão foi bem feita, detalhando tudo como seria o seu projeto de intervenção.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.