As implicações do sistema tributário sobre a população brasileira .

  • 0

Na Austrália, há uma carga tributária de 25,90% do PIB, já no Brasil, essa carga é de 31,64%, onde os proletariados trabalham para financiar a elite e 60% dos trabalhadores brasileiros optam pelo trabalho informal, pois o imposto do nosso país é caro, complexo e onera os pobres. É necessário uma reforma tributária, porque o trabalhador está exercendo o seu trabalho apenas para pagar impostos, bancar gastos públicos e continuar enriquecendo 1% da população.
Entretanto, nossa constituição federal de 1988 no artigo (3) diz que queremos construir uma sociedade livre e justa, mas a cada dia só regamos mais desigualdades no nosso país, já que os que recebem menos, pagam mais e a degradação da população só aumenta; é como Drumond de Andrade disse em sua poesia chamada “Política Literária”: “… Enquanto isso o poeta federal tira ouro do nariz”.
Desse modo, culpamos os empresários por fortaleceram essa carga, porém nós esquecemos que grande parte da elite é constituída por funcionários públicos e que o povo se torna responsável em ser esse alicerce que mantém de pé os três poderes do Brasil, as mesmas pessoas que erguem nosso país, são as que mais sofrem com o peso da miséria e da luta para sobrevivência.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse, é de suma importância que o Sefaz fiscalize os tributos de uma forma avaliativa e busquem melhorias olhando exemplos de outros países, que a câmara de deputados do Brasil impulsionem esse processo, por meio de reuniões e debates para baixar os impostos ou equilibrarem a sua porcentagem com o valor salarial do trabalhador, outro meio é o estímulo do empreendedorismo, isso desenvolve o país e gera mais empregos formais; fazendo com que os trabalhadores do nosso país não só trabalhem para subsistência e que toda a renda dessas famílias não entrem em bolsos selecionados acima; Tal mudança constrói um Brasil melhor.

Compartilhar

2 Correções

  1. Não sou muito boa, mais cada dia tento e ajudo as pessoas……..

    Todavia chamaria a sua atenção no aspecto dos conectivos, certo? Você poderia trocar o uso do pois, por um sinônimo, outra coisa também é que Tente evitar o uso do termo explicativo “porque”, tente usar sempre um sinônimo.

    • -1
  2. Olá, Leila. Sou uma aspirante no ato de corrigir redações e escolhi a sua como a minha primeira, vamos lá!?
    Introdução : gostei muito do grau de informações provenientes no seu primeiro parágrafo, todavia chamaria a sua atenção no aspecto dos conectivos, certo? Você poderia trocar o uso do pois, por um sinônimo, vou reformular o período para você, certo?
    ” uma vez que os impostos do país são caros, complexos e oneram a vida do cidadão pobre. ” Tente evitar o uso do termo explicativo “porque”, tente usar sempre um sinônimo – cria uma ideia não muito agradável ao ser lida no texto. Notei também traços subjetivos – no caso do Enem não seria o certo a se ter em uma redação, okay!? A sua referência ao escritor Carlos de Drummond de Andrade foi muito bem posta, mas tente colocar o primeiro nome, fica confuso ler apenas Drummond de Andrade, visto que, ele é conhecido pela completude de seu nome e sobrenome.
    Eu não sei o método avaliativo aqui… Falo em domínio do vestibular Enem, tá? Acredito que a estrutura de uma redação dissertativa deva ter quatro parágrafos – fica esteticamente agradável aos olhos de quem irá ler – pude notar que na sua só existem três, tente melhorar nesse quesito estrutural, certo?
    Argumento 1 – segundo parágrafo : achei um pouco confuso, vou te dar uma dica de como ficaria melhor a organização do seu pensamento, tudo bem?
    ” Em primeira análise, é necessário ressaltar que a elite empresarial – detentora do capital de renome do país, usufrui da fragilidade das leis no que concerne ao patrimônio de cada cidadão, onde uns pagam alto e outros apenas o básico. Ademais existem cargos públicos que usam do famoso jeitinho brasileiro e driblam as leis aumentando assim o impasse social vigente no Brasil. Dessa maneira, medidas urgentes fazem-se necessárias, pois é notório que as mesmas pessoas que erguem o país, pagando altos impostos são as que mais sofrem com o peso da miséria e da luta pela sobrevivência em uma sociedade de castas econômicas.
    Conclusão: troque o termo ” por meio “, pelo termo “através de … ”
    Trabalhadores, trabalhem… Vamos trocar por outro termo? ” Fazendo com que a classe trabalhadora exerça suas atividades não apenas almejando sua subsistência, mas sim o avanço e dignidade perante a uma vida confortável. ”
    Na última frase, você poderia ter colocado assim : Em resumo, somente assim é que se alcançará a mudança que irá construir um Brasil melhor.

    Espero ter ajudo vc! E estou aqui para aprender também, assim como acredito que você esteja, então fico na torcida pela sua evolução.

    Boa sorte! :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.