No Período Colonial, os mineradores pagavam 20% do ouro que coletavam diretamente para a Coroa Portuguesa, tal pagamento resultou na expressão popular conhecida como “Quinto dos Inferno”. Na atualidade, os brasileiros tendem a trabalhar arduamente para pagar taxas tributárias ao governo. Isso se deve à negligência governamental, que resulta no retorno precário dos setores públicos.
Primeiramente, é importante ressaltar que a irresponsabilidade do governo é um problema. Dessa forma, cabe exemplificar o período da ditadura militar, que em seu início, medidas antipopulares tornaram-se uma prática comum, entre elas, o aumento drástico de impostos, com a finalidade de estabilizar a economia. Contudo, tal objetivo não é existente na atualidade, o que torna esse elevado custo injustificável, principalmente à população periférica, que corresponde a maior parte do país.
Como consequência, a retomada precária de serviços essenciais acontece. Nesse sentido, segundo um estudo do IBPT(Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que analisou os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil aparece em último lugar com o pior retorno dos valores arrecadados para sistemas públicos de qualidade. A partir daí, observa-se que o investimento tributário brasileiro, por ser desperdiçado, resulta em um retorno precário de políticas públicas, como saúde e educação, o que totaliza a situação atual do país.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Economia, deve diminuir a carga tributária e usá-la para investir altamente em setores essenciais, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que, classes sociais inferiores devem ser cobradas em quantidade inferior a 50%, já as superiores acima de 50%. A fim de que erradique as implicações do sistema tributário sobre a população brasileira.
De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!
cartola682
No Período Colonial, os mineradores pagavam 20% do ouro que coletavam diretamente para a Coroa Portuguesa, tal pagamento resultou na expressão popular conhecida como “Quinto dos Inferno”. Na atualidade, os brasileiros tendem a trabalhar arduamente para pagar taxas tributárias ao governo. Isso se deve à negligência governamental, que resulta no retorno precário dos setores públicos.(1)
Faltou o uso de conectivos.
1 – Tese de causa e consequência
Primeiramente, é importante ressaltar que a irresponsabilidade do governo é um problema. Dessa forma, cabe exemplificar o período da ditadura militar, que em seu início,(2) medidas antipopulares tornaram-se uma prática comum, entre elas, o aumento drástico de impostos, com a finalidade de estabilizar a economia. Contudo, tal objetivo não é existente na atualidade, o que torna esse elevado custo injustificável, principalmente à população periférica, que corresponde a maior parte do país.
2 – sem vírgula
3 – Foi bem breve seu desenvolvimento, recomendo aprofundar mais as ideias.(competência 3)
Como consequência, a retomada precária de serviços essenciais acontece(4). Nesse sentido, segundo um estudo do IBPT(Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que analisou os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil aparece em último lugar com o pior retorno dos valores arrecadados para sistemas públicos de qualidade. A partir daí, observa-se que o investimento tributário brasileiro, por ser desperdiçado, resulta em um retorno precário de políticas públicas, como saúde e educação, o que totaliza a situação atual do país.
4 – período curto demais, pesquisa sobre tópico frasal.
Novamente, você foi breve na argumentação, veja que você deu um grande espaço para dar dados e simplesmente concluiu aquilo que já tinha dito. Tenta desenvolver a sua opinião através de explicações mais aprofundadas.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Economia, (agente) deve diminuir a carga tributária(ação) e usá-la para investir altamente em setores essenciais, por meio de um projeto de lei(meio) entregue à Câmara dos Deputados, o qual constará que,(sem vírgula) classes sociais inferiores devem ser cobradas em quantidade inferior a 50%, já as superiores acima de 50%(detalhamento). A fim de que erradique as implicações do sistema tributário sobre a população brasileira.(finalidade)
C1: 160
C2: 200
C3: 140
C4: 160
C5: 200