Recentemente a atuação da indústria farmacêutica está em voga em todo o mundo. A pandemia evidenciou o avanço tecnológico dessas indústrias, assim como a grande competitividade, a busca incessante pelo lucro e pelo bem estar social. A atuação governamental foi desafiada e explicita aos olhos do povo confrontando suas obrigações com as leis que imperam no mercado mundial.
O Brasil é um dos poucos países a disponibilizar um sistema único de saúde gratuito para a população. Ao mesmo tempo, grande é a demanda dos brasileiros por atendimento em saúde, seja em termos de diagnóstico, tratamento ou acesso a medicação. A atuação do poder publico sofre grande influência do mercado. Há leis que protegem a propriedade intelectual permitindo que a indústria farmacêutica cobre um valor oneroso por determinadas medicações que possuem pouca demanda, ou melhor, são destinadas a doenças raras, impossibilitando muitos pacientes de terem acesso ao medicamento. Aos laboratórios públicos remanescem a produção de medicamentos que perderam suas patentes e de algumas doenças negligenciadas pelos laboratórios privados. É baixo o investimento publico em ciência, pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos de alta demanda social.
Paradoxalmente grande é o investimento das indústrias farmacêuticas a nível mundial. Esse investimento não ocorre apenas por uma preocupação com o bem estar social, mas pela grande margem de lucratividade que possuem. No Brasil, as industrias podem propagar apenas medicamentos que não necessitem de prescrição médica junto a população. Desta forma é possível vislumbrar grande propagação junto aos profissionais, sejam eles médicos ou farmacêuticos. O marketing ocorre, em massa, com a visita de representantes das indústrias ao local de trabalho desses profissionais. Pouco se vê o interesse em disseminar a atualização profissional no que tange aos avanços científicos e tecnológicos por essas indústrias que tanto se beneficiam do mercado nacional.
Depreende-se nesse contexto, a importância da atuação dos governantes brasileiros para realmente garantir o bem estar social, permitindo o acesso da população a medicação necessária para o tratamento das principais doenças. O investimento em pesquisa cientifica é primordial para o avanço das politicas de saúde publica. Cabe ao povo, principal interessado, em cobrar a atuação e fiscalização de investimentos junto aos seus representantes eleitos.
ANGELMUSIC
Bom dia NATALIE, tudo bem? Espero que sim ! ^_^
– Parabéns pela redação. VAMOS LÁ PARA A CORREÇÃO !
# Ordem correta da introdução:
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA + TESE .
# Ordem dos dois desenvolvimentos:
CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem da conclusão:
RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
( AGENTE+ AÇÃO+ MEIO+ DETALHAMENTO/ FINALIDADE + RESULTADO).
Correção por Competência:
Nota 1 – 180– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical e de convenções da escrita.
Nota 2 – 200– desenvolve bem o tema proposto. SEM HAVER FUGA NO TEMA.
Nota 3 _140– A argumentação é explícita e revela um bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. TODAVIA, NÃO APRESENTA DADOS, CITAÇÕES,… QUE POSSAM SOMAR AO TEMA…
Nota 4 : 100– observa-se a ausência de conectivos em muitas partes do texto.
Nota 5 : 100– elabora uma proposta de intervenção. Todavia, persiste a ausência de alguns agentes conclusivos.
NOTA FINAL: 720
**** DICAS ****
>>> O correto é conter três períodos em cada parágrafo.
> Apresente a TESE logo no parágrafo introdutório, desse modo dará um norte ao leitor e ao corretor acerca do seu ponto de vista.
✓ PROCURE USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA, sem medo, ISSO TE AJUDARÁ MUITO,.
✓ Procure também, outras áreas do conhecimento que possam se agregar ao tema de sua redação, isso deixar a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota.
> Procure expor mais argumentos que defendam de forma objetiva a sua tese, te ajudará muito, na montagem estrutural da redação. Lembre-se sempre de fazer uma paralelo com a realidade em ambos os parágrafos , isso deixará a sua redação mais rica.
> ATENTE-SE TAMBÉM, A AUSÊNCIA DE VIRGULAS EM ALGUMAS FRASES OU PERÍODOS, ISSO DEIXA A LEITURA UM TANTO CANSATIVA.
>>> Cuidado com o tamanho dos parágrafos, principalmente os do desenvolvimento, pois os mesmos excedeu a quantidade de linhas cobradas.
>>> NA CONCLUSÃO LEMBRE-SE DE RESPONDER:
* AGENTE : ( QUEM VAI FAZER) !
* AÇÃO: ( O QUE SERÁ FEITO) !
* MEIO: ( POR MEIO DO QUE A AÇÃO SERÁ DESENVOLVIDA) !
* DETALHAMENTO/ FINALIDADE : ( QUAL O OBJETIVO / FINALIDADE DA AÇÃO) !
* RESULTADO: ( PONTO (S) POSITIVOS QUE A AÇÃO TRARÁ PARA A SOCIEDADE / PAÍS) !.
_____________________ESTRUTURA PARAGRAFAL_____________
*Introdução: 5 á 6 LINHAS
*Desenvolvimento 01: 7 á 8 LINHAS
*Desenvolvimento 02: 7 á 8 LINHAS
* Conclusão: 7 LINHAS
> CONTINUE PRATICANDO…
Não desista dos seus sonhos !!!
Espero ter ajudado, precisando estarei a disposição.
ABRAÇOS ʕっ•ᴥ•ʔっ
taismenta
olá!
vamos a correção:
introdução: contextualizou, encaminhou e introduziu a tese ,tudo ok
D1 e D2: ambos ficaram muito extensos, falta conectivos Inter parágrafos, tem marca de autoria, mas faltou trazer argumentos como dados, noticias e citações.
Conclusão: procure retomar a tese. A sua proposta de intervenção está bem confusa, e mal estruturada, pois faltou o meio, desenvolvimento e a finalidade (eu compreendi que faltou isso, mas talvez vc não concorde, em função que ocorreu a falta de clareza)
obs.: seu texto é muito rico em variedade de palavras, mas você deixou de lado uma das partes mais importantes: o paralelo que deve ser feito com a REALIDADE.
também senti falta de você explorar mais a parte do lucro das industrias farmacêuticas, já que isso é parte do tema.
nota:760
C1:200
C2:200
C3:160
C4:120
C5:80