Com o advento da Terceira Revolução Industrial, que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, novas formas de tecnologia ganharam destaque e passaram a fazer parte do cotidiano e funcionamento dos países, inclusive do Brasil. Entretanto, mesmo com essa popularização, há muitas famílias marginalizadas desse mundo tecnológico, uma vez que a desigualdade de renda é exorbitante no país, e seu governo não oferece educação digital de qualidade, causando a exclusão social desses grupos.
A priori, percebe-se que a origem dos entraves na inclusão digital é a desigualdade na distribuição de renda. De acordo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD, em 2017 menos de 80% das famílias brasileiras tinham acesso à internet, sendo que, das que não dispunham do recurso, as principais causas destacadas foram o custo do serviço e a desinformação quanto a seu uso. Assim, nota-se que populações mais pobres são excluídas desse meio, sendo assim prejudicadas, visto que a internet é hoje veículo de funcionamento de quase todos os setores da sociedade.
Nesse mesmo sentido, é visível que a falta de educação digital de qualidade dificulta o acesso aos meios digitais mais utilizados. O ativista e político sul-africano, Nelson Mandela, afirmava que a educação é o meio para modificar a realidade. Seguindo essa linha de raciocínio, a educação digital mostra-se imprescindível para que todos tenham acesso seguro e pleno aos meios tecnológicos essenciais para a vida no atual século e exerçam sua cidadania, o que não acontece, uma vez que o ensino do tema, quando ocorre, é deficiente.
Conclui-se, portanto, que são necessárias medidas para promover a inclusão digital no Brasil. Assim, é crucial que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação promova parcerias com empresas que instalem internet em regiões mais carentes, com laboratórios de informática providos de professores, a fim de promover inclusão e educação digital para as famílias. O projeto será efetivado por meio da inserção de seus custos na Lei de Diretrizes Orçamentárias e de acordos para redução de preços do serviço. Destarte, os frutos da Terceira Revolução Industrial podem ser mecanismos de cidadania para todos.
Avicii
Olá, Lívia! Executado sua solicitação…
Seguem algumas dicas, apontamentos de inadequações e pontos positivos:
• Introdução
– Estruturalmente você foi bem, colocou uma contextualização, tese (problematize um pouco mais) e núcleos argumentativos. Demonstrou planejamento textual. Todavia, a forma como você escreveu as informações precisam ser melhoradas, pois algumas informações não ficaram claras (obs.: você não foi ruim, não entenda desse modo. Apenas pode ser aprimorado).
– Tente fazer o primeiro parágrafo em três períodos. Julgo que assim você irá melhora muito.
– Cuidado com os termos “sua, seu, suas, seus”. Pode gerar ambiguidade e estilisticamente não ficou bom.
– Atente-se ao uso dos núcleos argumentativos, o d1 e d2 têm que circundar as ideias inicialmente colocadas, um em cada parágrafo. Aparentemente foi colocado 3 núcleos: 2 causas e 1 consequência. Sendo assim, é essencial falar deles nos parágrafos e colocá-los nos tópicos frasais para ficar um texto linear e organizado.
• Desenvolvimento
– Tópico frasal, muito bem!
– Bom uso da argumentação no desenvolvimento 1. Para conseguir uma boa nota é necessário expor um argumento relacionado à temática e tem que ser pertinente. Você fez isso, excelente!
– D1: ficou muito bom!
– O uso argumento de autoridade “Nelson Mandela” pode ser melhorado.
– D2: esperava que aproximasse um pouco mais com o núcleo argumentativo da introdução, ficou um pouco distante.
• Conclusão
Assim, é crucial que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (AGENTE) promova parcerias com empresas que instalem internet em regiões mais carentes, com laboratórios de informática providos de professores (AÇÃO), a fim de promover inclusão e educação digital para as famílias (FINALIDADE). O projeto será efetivado por meio da inserção de seus custos na Lei de Diretrizes Orçamentárias e de acordos para redução de preços do serviço (MEIO/MODO). Destarte, os frutos da Terceira Revolução Industrial podem ser mecanismos de cidadania para todos.
– Faltou melhor o detalhamento, tenho dúvida entre a nota máxima ou 160 por causa disso.
– Você tem que melhorar a forma como você passa as ideias, às vezes é um pouco complicado de entender as informações. Sugiro que faça períodos uniformes, como intuito de deixar as sentenças mais objetivas.
Não interprete minha opinião como uma verdade inquestionável, blz!?
Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Você escreve bem. Seja resiliente! Abraço!!!
Na minha perspectiva sua nota por competência:
Competência 1: foi muito bem! Não consegui encontrar erros alarmantes. Demonstrou bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Contudo, algumas vezes ficou difícil de entender algumas orações. 160 – 200
Competência 2: foi bem! Demonstrou que compreendeu o tema, escreveu de acordo com a tipologia dissertativa-argumentativa e expôs um repertório pertinente no d1. 200
Competência 3: apresenta fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria em defesa de um ponto de vista. 160
Competência 4: foi bem, mas pode ser melhorado. 200
Competência 5: entendeu o que é necessário e aplicou. Proposta de intervenção bem elaborada e articulada com à discussão desenvolvida ao longo do texto. Faltou melhorar o detalhamento. 160 – 200
iurymenezes
Falta na introdução a apresentação da tese e dos argumentos que serão utilizados para defendê-la.
Dica; Os dados que você utilizou no D1 são precisos e provavelmente você não lembrará durante a prova. É interessante o uso de pensamentos filosóficos por serem mais amplos.
Opa: Ministério do trabalho foi incorporado ao Ministério da Economia. rsrs
Notas
C1 – 160
– Seu texto tem poucos desvios gramaticais;
C2 – 200
– Você trabalhou bem a temática e não fugiu dela;
C3 – 200
– Os argumentos que você utilizou são bons, entretanto, tenha cuidado com o uso de dados coletados durante a produção da redação. Lembre-se que a banca quer saber seu repertório sociocultural.
C4 – 80
– Faltou o mais importante: tese. Você deve definir a sua tese – o que gera o problema – e defende seu ponto de vista por meios dos argumentos.
C5 – 120
– sua conclusão apresenta uma proposta de intervenção vaga
Total = 760