Iniciante

As dificuldades enfrentadas pelos moradores de rua

  • 1

A Constituição Federal de 1988 garante a igualdade perante a lei sem distinção de qualquer natureza. No entanto, esse cenário é controverso quanto aos moradores de rua, visto que os mesmos sofrem com a segregação social. Além disso, enfrentam o olhar preconceituoso da população que muitas vezes é convertido em violência.

A priori, destaca-se a falta de inclusão social sofrida pelos mendigos. Nesse sentido, em “vidas desperdiçadas” Zygmunt Bauman apresenta o conceito dos lixos sociais, os quais são representados pelas pessoas consideradas descartáveis pela sociedade, análogo a isso estão os moradores de rua que ainda enfrentam barreiras para se inserirem na população. Assim, por não encontrar oportunidades, esses indivíduos ficam mais suscetíveis a ingressar na criminalidade.

Outrossim, vale ressaltar o preconceito vivido por esses indivíduos e as suas consequências. Assim, segundo o G1, o Brasil registra mais de 17 mil casos de violência contra moradores de rua em 3 anos, tal dado transparece a total falta de respeito que é oferecido a esses cidadãos. Dessa forma, é inquestionável o olhar discriminatório dos habitantes para com os desprovidos de moradia.

Portanto, medidas são necessárias para mitigar as dificuldades dos moradores de rua. Logo, faz-se necessário que o Ministério da Cidadania junto a instituições sociais trabalhe por meio de projetos sociais onde existe grande quantidade de pedintes, os quais iriam oferecer recursos básicos, como, higiene e alimentação. Além disso, deve-se criar medidas para a aceitação dessa minoria no mercado de trabalho. A fim de assegurar o que determina a Constituição Federal de 1988.

Compartilhar

2 Correções

  1. Nota 01 – 160 – Presença de alguns erros gramaticais.
    Nota 02 – 160 – Melhore um pouco mais sua estrutura textual. Fora isso, seu uso de outras áreas de conhecimento está excelente.
    Nota 03 – 160 – Use mais seu ponto de vista e senso crítico na argumentação.
    Nota 04 – 200 – Uso adequadamente os conectivos.
    Nota 05 – 120 – Senti falta de alguns elementos conclusivos, como qual seria a ação dos agentes e o detalhamento dessa ação.

    • 1
  2. Olá, tudo bem ? Vou citar alguns tópicos para que você fique atenta a sua redação, o termo ”o mesmo” não retoma pronomes pessoais então não o utilize , estou na dúvida sobre o tamanho da sua introdução mas como ela está contextualizada e demonstra as duas teses não tem muito que se preocupar , há um truncamento de frases no seu desenvolvimento 1 ,a partir do ” análogo a isso” deveria começar outra frase , use termos dissertativos para deixar seu texto mais forte como por exemplo ;lamentavelmente ,inadequado, consequentemente e etc ,n a sua conclusão há uma justaposição de frases , a parte ”a fim de segura…” deveria ser junta ao último parágrafo, enfim sua redação possui alguns erros, mas percebi que você escreve bem , espero ter ajudado, continue praticando e bons estudos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.