As Dificuldades enfrentadas pelos Deficientes Físicos no Brasil

  • 1

Em “Intocáveis”, filme de história real sobre um homem tetraplégico que ao contratar um novo cuidador e começam uma amizade que o faz  sentir vivo de novo. Essa situação pode ser aplicada em pessoas que são deficientes fiscos no Brasil e têm dificuldades para se relacionar no âmbito social já que a parte da sociedade vê o indivíduo deficiente como incapaz de viver socialmente. Assim, destaca-se a falta de inclusão do deficiente no meio social juntamente com a irresponsabilidade da mídia que os vendem como um exemplo de superação.

Desse modo, a exclusão do deficiente no país somado a um pensamento retrógrado e um pré- julgamento sobre ele gera uma ignorância coletiva a respeito do modo de vida do indivíduo. Isso ocorre, pois a sociedade têm uma concepção equivocada sobre a pessoa deficiente por achar que o mesmo não possa ser eficiente no que faz. Essa ideia faz um paralelo com o personagem Shaun da série Good Doctor que apesar do personagem não possuir nenhuma deficiência física ele têm a Síndrome de Asperger, o que faz ele ser constantemente descreditado do seu trabalho mesmo sendo um residente prodígio em medicina.

Além disso, as empresas midiáticas mostram uma visão deturbada de que deficientes são um tipo de exemplo de superação a ser seguido aliado a um pensamento coletivo de que eles são inaptos a exercer qualquer atividade social o que produz certo desfoco em relação a dificuldade do indivíduo. Isso ocorre, pois o deficiente é tratado apenas como objeto de inspiração por fazer algo que uma pessoa não deficiente faria o que pode banalizar ou desvalorizar as  conquistas feita pelos deficientes. Esse pensamento é análogo ao de Stella Young, para quem o deficiente quer ser reconhecido por suas conquistas e não por ser deficiente.

enfim, o fato da sociedade ver o deficiente físico como alguém incapaz de viver normalmente causa um distanciamento do deficiente no âmbito social. Para solucionar essa questão é necessário que o Governo crie um projeto de inclusão de pessoas deficientes em escola e no trabalho por meio de um projeto social que oferecerá palestras e ensinar o indivíduo a conviver melhor  e entender as limitações do deficiente. Desse modo, espera-se que o deficiente físico possa sentir os prazeres da vida ao ser incluso na sociedade, assim como no filme “Intocáveis”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Jéssica!!
    Seu texto possui a alma da dissertação, vamos dizer assim kkk, porém, muito embora vc tenha acertado em algumas coisas, muitos erros de estrutura e de coerência prejudicaram o texto.

    Minha dicas:

    + Leia redações nota 1000!

    + Revise o uso das vírgulas, da concordância verbal e de ortografia! Houve muito erros de escrita – acredito que foi no momento de digitar – e concordância. (C1)
    Ex: “… que, * apesar do personagem não possuir nenhuma deficiência física, * ele têm (tem**) a Síndrome…”

    + Sempre que você citar alguma série coloque entre aspas! Vc fez isso na introdução, porém não apresentou no trecho referente a “The Good Doctor” (C1)

    + Tenha MUITO cuidado com as generalizações!!! Além de vc não comprovar suas informações mediante dados estatísticos e exemplos do cotidiano, o uso dessas generalizações empobreceu sua argumentação, deixando-a altamente incoerente! (C3)
    Ex: “um (majoritário) pensamento coletivo de que eles são inaptos a exercer qualquer atividade social”

    + A ideia do seu segundo parágrafo de desenvolvimento não está coerente, afinal, passar uma imagem de superação pode ser uma forma de amenizar essas dificuldades, principalmente no mercado de trabalho – uma problemática que vc poderia ter abordado (C3)

    + Reveja o uso de conectivos e também faça mais uso deles!! É inapropriado começar um parágrafo com “Desse modo”, pois ele trás uma ideia de conclusão, e também trazer “Enfim” na conclusão (C4)

    + Evite a repetição constante de palavras!! Vc repete conectivos, por exemplo “pois”, e também muitas palavras, como “deficiente”. (C4)

    + Use mais referências socioculturais! Vc chega a trazer a voz alheia, porém não foi bem desenvolvida. (C2)

    + Traga um maior detalhamento para a proposta, indicando agentes mais específicos e ações mais completas!! (C5)

    – Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita. Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Sua nota nessa competência foi: 80

    – Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota nessa competência foi: 120

    – Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Sua nota nessa competência foi: 160

    Nota Final:
    600

    Continue escrevendo!! Qualquer dúvida, só perguntar!! Valeuuu

    • 1
  2. Olá
    Gostei da sua redação
    Não sou boa em correção, mas me parece está tudo ok em relação as competencias.

    Na introdução, vemos uma alusão que foi usada a do filme, além da tese está definida.
    Nos desenvolvimentos vemos claramente um boa argumentação com uso de dados, informação e exemplos para comprovação de seus argumentos em ambos os parágrafos.
    Na conclusão também está bastante detalhada e coesa, deixando como eu chamo kkkk de texto bem amarrado do começo ao fim. Só sugiro que troque na proposta a palavra ”projeto” pois está colocada no mesmo período duas vezes.

    Enfim, conectivos diversificados, uma boa estrutura, uma proposta plausível. Argumentos também bem posicionados.
    Continue praticando e sempre atento nas competências que é bem importante.
    Boa sorte 😀

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.