As dificuldades de acesso aos centros médicos

  • 0

De acordo com o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres em dignidade e direito”, no entanto, a distribuição de renda irregular gera desigualdades entre a população. Dessa forma, o acesso aos serviços de saúde se encontra dificultado, colaborando para o aumento da taxa de mortalidade, principalmente infantil.

Além disso, a Covid-19 foi responsável pela superlotação dos hospitais, tornando-se mais um empecilho na busca por assistência médica – seja por falta de leitos hospitalares ou por receio dos pais de contágio dos filhos -. Segundo a ONU, países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) possuem as taxas mais altas de mortalidade infantil, com destaque para o Afeganistão com aproximadamente 6%. Sendo assim, dificuldades financeiras e problemas em centros de saúde se mostram os maiores entraves para a redução de mortes infantis.

O filósofo Schopenhauer menciona que “O maior erro que o homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem”, porestaforma, o foco global deveria estar no mantimento das instalações médicas, proporcionando atendimento as pessoas, inclusive às crianças, principais vítimas de doenças respiratórias, como é o caso da Covid-19.

Portanto, os órgãos competentes como o Ministério da Saúde, devem promover campanhas de conscientização sobre a enfermidade, assim como investir no setor de saúde – aumentando a capacidade hospitalar, fornecendo mais médicos e qualificando-os -, no intuito de mitigar o crescimento de mortes.

Compartilhar

4 Correções

  1. Na minha opinião, sua nota não será baixa. Há alguns erros da competência 1. Além disso, acredito que você irá perder alguns pontos na competência , pois deveria ter detalhado melhor a intervenção com os 5 elementos mínimos: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento

    Notas:
    Competência 1: 160;
    Competência 2: 160;
    Competência 3: 160;
    Competência 4: 200;
    Competência 5: 160.
    Total: 840

    • 1
  2. O texto demonstra que o autor sabe produzir uma dissertação argumentativa atendendo às competências avaliadas pelo Enem
    C1 – 200
    Texto muito bem escrito, com um pequeno número de erros, sem muita importância.
    C2 – 160
    Houve compreensão do tema e o desenvolvimento é bom, mas esquemático em excesso.
    C3 – 200
    A argumentação é convincente e demonstra conhecimento de mundo.
    C4 – 160
    Texto bastante coeso, apesar da prolixidade.
    C5 – 200
    Pelo que eu vi possui todos os aspectos exigidos pelo MEC, conseguindo muito bem dar uma breve resumida do texto.

    • 1
  3. O texto está muito bom, parabéns! Deu pra compreender o que o autor queria passar ao leitor. Concordo com o comentário acima, houve uma certa “fuga” entre o título e o texto. Tirando esse fato, o texto está excelente.
    Deu até um inveja aqui rsrs (brincadeira).

    Obs.: Estou corrigindo textos aleatórios para poder mandar o meu. Desculpe qualquer coisa.

    • 1
  4. Oi!
    Achei sua redação muito boa, tenho só algumas coisas a comentar (não sou profissional)
    O tema era a dificuldade de acesso aos centros médicos, e embora você tenha comentado sobre essa dificuldade, focou muito mais na questão do Covid e da má gestão governamental. Não sei se isso seria considerado como “fuga do tema”.
    Acredito que se você comentasse, por exemplo, das UBS localizadas longe de pessoas que necessitam e não tem dinheiro para o ônibus ou como chegar até lá, seria um bom argumento.
    Fora isso, não vejo muitos erros, a questão gramatical está muito boa, pelo menos não encontrei nenhum erro, usou bons argumentos, dados cientificos e citações, o que normalmente acarreta uma boa nota.
    Lembre da importância de usar conectivos em todos os parágrafos, algo que faltou no 3°.
    No geral, gostei muito. Só prestaria mais atenção sobre a questão do tema e a falta de um título.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.