É notório, dentro de uma sociedade, as grandes diversidades culturais e físicas da população que a compõe. Diante disso, com todas essas diferenças, existem aqueles indivíduos que não conseguem aceitar tais desigualdades, e com isso, surge o bullying, prática muito realizada entre jovens e crianças, normalmente em ambiente escolar, esse ato pode acarretar sérios problemas para as vítimas.
O bullying, é uma ação em que há o agressor, aquele que intimida sua vítima, fazendo isso para se satisfazer ou para chamar a atenção de outros, ele busca sempre o ponto fraco do indivíduo, usando sua aparência ou cultura para gerar uma série de ofensas psicológicas, podendo também, partir para a agressividade. A vítima é aquela oprimida pelo agressor, onde se sente impotente diante de tanta humilhação e muitos vezes têm medo de denunciá-lo.
Segundo dados fornecidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), um a cada dez estudantes sofrem bullying em redes escolares. Com essa frequente onda de agressões, as vítimas são afetadas psicologicamente, aumentando o índice de depressão nas escolas brasileiras, e em muitos casos, os indivíduos buscam pelo suicídio, com o intuito de acabar com a dor e humilhação a que são expostas.
Diante de todo o cenário de problemas que a prática pode causar, é de suma importância a intervenção das escolas na vida dos alunos, onde seria necessário entrar em vigor em todas as instituições a Lei de combate ao bullying, entrando em vigor o programa de conscientização sobre os problemas causados ás vítimas e as consequências da ação. Assim, também é necessário o papel dos pais na vida de seus filhos, os aconselhando sempre a ser um aluno do bem. Com todas essas intervenções, os índices de depressão e suicídios causados pelo bullying diminuiria, e só assim, a sociedade escolar seria melhor.
As consequências do bullying na sociedade brasileira
Compartilhar
llluana
Olá! bom, acredito que nos seus dois primeiros parágrafos você pudesse desenvolver melhor o tema, argumentando mais em cima da problemática do assunto, citar dados é uma ótima estratégia, mas sinto que faltou um pouco de profundidade no convencimento de “por que isso é um problema?”
talvez, em suas próximas redações, você possa tentar citar alguma linha de tempo histórica como por exemplo: “esses atos no território nacional vêm de preconceitos antigos como racismo, homofobia, machismo, entre outros, refletindo assim nos comportamentos em ambiente escolar”, foi apenas um exemplo, mas lembre-se que o enem e outros vestibulares esperam que você englobe outros conhecimentos acerca do assunto, no mais, meus parabéns!
bicodeviuva
Teu texto apresenta informações relevantes e importantes para a construção da argumentação. Porém, o que faltou no teu texto foi a argumentação, vc apresentou dados e informações, mas não deixou explicito o seu ponto de vista tanto no primeiro paragrafo (muito perceptível) quanto no segundo parágrafo ( apresenta um pouco de ponto de vista).
Um ponto a ser melhorado é, nesse momento, o desenvolvimento da tua argumentação.
Quanto a tua intervenção, achei bem bacana, bem encaixada ao tema, bem construída (mas falta detalhamento). Se atente a repetição de palavras, como ”vigor” no mesmo período.
Já a introdução, deixei para o final e não foi por acaso. É bem construída , e vc fez um boa síntese e analise das coisas. Mas tome cuidado com esse ”é notório”, afinal nem todo tema é notório, alguns pedem justamente uma explicação sobre um problema.
E outra, a contextualização foi algo que faltou no seu primeiro parágrafo. Dava para usar um monte de coisas, tenho certeza que já assistiu filmes, séries ou leu algo que iria servir de gancho.
OBS: Tenho quase certeza que sua introdução é um desses parágrafos prontos – já me ensinaram um que era 99% igual a esse ae. kkkkkkkkk