“As consequências da pirataria para a sociedade”

  • 0

No período denominado Grécia Antiga, o termo “pirata” era atribuído a navegadores que furtavam mercadorias de outros navios. Já no contexto social vigente, essa sentença é utilizada para se referir a produtos falsificados que são transferidos ilegalmente sem a autorização do proprietário, a fim de serem vendidos à custo beneficio. Diante disso, observa-se o quão prejudicial são essas vendas para a sociedade, afetando não somente as empresas como também a própria população.

É valido abordar, primeiramente, que um dos fatores que propicia a existência da pirataria, é o preço significativo dos produtos consumidos pela sociedade, fazendo com que essas pessoas optem pelos itens mais baratos e de seu alcance. Em decorrência disso, quem acaba se prejudicando são as empresas legalizadas, ou até mesmo os artistas no caso da venda de DVDs de música, pois estes perdem seus materiais originais pelos contrafeitos, gerando muitas vezes uma queda substancial no lucro dos produtores reais.

Outrossim,  cabe ressaltar, que boa parte da população consumidora desses artigos pirateados são desprovidas de recursos de fontes originais, por exemplo, condições de possuir uma TV por assinatura, o que as impulsiona a utilizar aparelhos piratas. Destarte, muitos desses danos são refletidos na sociedade, pois parte do dinheiro que seria  revertido ao governo para que possam garantir o bem estar da população, não é levado em consideração. Desse modo, o Brasil atingiu o 4° lugar na lista de países que mais consomem produtos ilegais no mundo, segundo um relatório da MUSO (consultoria britânica que rastreia o desenvolvimento da pirataria na WEB).

Diante dessa problemática, constata-se que, novos parâmetros serão necessários para interromper a pirataria no país. Cabe então, ao Poder Judiciário, realizar fiscalizações e apreensões de mercadorias piratas por meio de operações policiais, de mode que, com a instância máxima da administração executiva, os produtores  tenham suas mercadorias confiscadas e de fato recebam uma multa de acordo com a gravidade da situação. Dessa forma, é possível que cada cidadão tenha em mãos produtos qualificados e não corram o risco de submeter-se a compra de artigos pirateados.

Se possível atribua uma nota de acordo com as exigências do ENEM. Obrigada !

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação está muito boa quase perfeita, mas tem alguns pontos que precisam melhorar
    Competência 1= 200
    Competência 2=160 Sempre é bom usar citações para deixar sua redação mais rica. No desenvolvimento 1, você poderia ter usado algo para enfatizar. por exemplo, algum artista que tenha falado sobre isso.Além disso, não está muito claro o que você quer dizer no começo do desenvolvimento um visto que, você usa a “é o preço significativo dos produtos consumidos pela sociedade,”, ficou incompleto.
    Competência 3 =180
    Competência 4=200
    Competência 5=200

    • 1
  2. Oi o seu texto ficou muito bom, porém eu vou ressaltar um ponto de atenção. Na introdução você acabou colocando uma consequência da pirataria na parte em diz “ Diante disso, observa-se o quão prejudicial são essas vendas para a sociedade, afetando não somente as empresas como também a própria população.“
    Frases que expressa consequências do problema devem ser colocados no desenvolvimento da redação na introdução deve ser apresentado o problema é não consequências , beleza

    • 1
  3. Oi Maria! Em geral, seu texto está bem escrito. Meus parabéns!! No entanto, tenho algumas observações:
    1. No modelo ENEM, priorize a colocação de conectivos como a primeira palavra de seu parágrafo. (A inversão não é considerada um desvio, mas a banca valoriza o uso de conectivos e sua priorização nas orações facilitam a sua percepção)
    2. Sei como pode ser difícil encontrar exemplos e estatísticas que corroborem com sua opinião, porém é importante que se empregue um repertório sociocultural. Seria possível trazer, no segundo parágrafo, por exemplo, o prejuízo do filme “Tropa de Elite” em razão da pirataria.
    3. Há um erro de vírgula em “cabe ressaltar, que”, uma vez que não se separa o verbo de seu complemento
    4. O que você quis dizer quando mencionou que “parte do dinheiro que seria revertido ao governo (…) não é levado em consideração.”? Você se referia aos impostos não coletados? Essa parte não ficou clara.
    5. Sua proposta de intervenção estava ótima, mas carecia da finalidade da ação.
    Nota: 880
    Critério 1: 200
    Critério 2: 160
    Critério 3: 160
    Critério 4: 200
    Critério 5: 160
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
    E não se desanime! A prática leva a perfeição ;)

    • 1
  4. Olá, seu texto ficou muito bom e coerente com o tema proposto.
    Sua introdução ficou ótima, de forma que o tema foi apresentado para o leitor desde o início do texto e você soube usar o repertório sociocultural de acordo com o contexto!
    Seu desenvolvimento ficou muito bom também, mas seria interessante aprofundar melhor suas ideias e baseá-las em dados, como você fez no 3° parágrafo ao citar o MUSO.
    A finalização de seu texto também está ótima, em que foram apresentados a solução para a problemática e o agente para fazê-lo.
    Ademais, recomendo revisar melhor o uso dos conectivos e trabalhar melhor suas ideias centrais!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.