Embora a Constituição Federal de 1988 assegura que a educação é direito de todos, não é cumprido essa garantia pelo Estado durante o período de pandemia do novo covid-19. Esse panorama faz com que milhões de estudantes do Brasil não consigam manter o rendimento escolar, visto que diversos deles não acompanham as aulas à distância, consequentemente gera um ano perdido no âmbito da educação para esses jovens. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de serem tomadas medidas pelas autoridades capazes de reverter o cenário dessa problemática.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente antagônica e o resultado dessa contradição é claramente refletido no ano deteriorado de escolas públicas brasileiras durante a pandemia. De acordo com a folha de São Paulo, 616 mil famílias estão inseridas em situação de extrema pobreza. Isso evidencia o papel que as creches tem ao minimizar a fome das crianças habituadas com as refeições diárias, sendo assim no período de isolamento é perceptível o agravamento da desigualdade social.
Outrossim, é a lacuna da democratização do acesso ao ensino devido à falta de equipamentos dos estudantes para estudar remotamente, deste modo torna-se inviável restringir apenas a uma forma de aprender. Para o sociólogo francês Emile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. Diante de tal contexto, é necessário o acesso à educação básica de todos cidadãos, sem nenhuma distinção.
Infere-se, portanto, que ainda há estorvos para a garantia da solidificação de políticas que visem à construção de um mundo com mais oportunidades. Dessa maneira, é necessário que o Ministério da Educação junto ao Estado redija novas leis com intuito de beneficiar todos os estudantes disponibilizando conteúdo de qualidade. Essa iniciativa deve ser realizada por meio de instituições de ensino privadas, que devem oferecer todo material necessário e com acompanhamento de um professor para sanar as dúvidas recorrentes sem interromper os lanches diários oferecidas pelas creches utilizando medidas protetivas, na entrega. Dessa forma, o Brasil poderia superar o empasse da educação, até mesmo no período de pandemia.
carloscruz
O desenvolvimento do texto, em si, está bom e apresenta fluidez, porém apresenta alguns erros de gramática, pontuação e concordância.
Além disso, está meio restritivo e algumas abordagens, como dizer que o Governo não se move para proporcionar a educação, torna-se errônea tendo em vista que por mais que as medidas não são muito eficientes, estão sendo tomadas.
Por fim, a conclusão ficou meio confusa, pois a proposta foi o Estado e o Ministério da Educação redigir novas leis para serem aplicadas às instituições privadas. E também, novamente restringiu às creches.
Diria para se atentar aos pequenos detalhes, porque no olhar macro o seu texto está bom, mas esses errinhos podem comer sua nota.
Acredito que a média, no modelo ENEM, ficaria em torno dos 680 a no máximo 800 pontos.
JoãoMarcos_rt
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Boa noite Carloscruz!
Primeiro agradeço pela participação.
Me ajudaria também mostrar em qual linha apresenta:
“porém apresenta alguns erros de gramática, pontuação e concordância.”
Dessa forma, aprendo bastante entendendo sua correção.
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hudsondsl
Esse panorama faz com que milhões de estudantes do Brasil não consigam manter o rendimento escolar, visto que diversos deles não acompanham as aulas à distância, consequentemente gera um ano perdido no âmbito da educação para esses jovens. Primeiramente eu gostei da sua redação, contudo a sua tese está atrelada a uma justificativa na introdução você não precisa usar conjunções explicativas ou até mesmo falar das consequências já que isso deveria ser abordo nos parágrafos de desenvolvimento mas o restante da sua redação está excelente e a conclusão está bem coesa e apresenta repertório variado e domínio de outras árieas do conhecimento acho que ficaria entre 920 e 1000.Continue assim e você irá gabaritar a redação do Enem.
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Gostei muito da sua redação.
introdução:
Ok. l-estratégia de abertura está boa
ll-Problematização:cita o tema
lll-Tese:Sua tese está boa porém ficaria melhor se você utiliza-se dois argumentos
Desenvolvimento:
Ok. Sobe organizar bem os dados.
Conclusão:
Ok.
A redação está boa então acho que você ficaria entre 900 a 1000
Arrassou!!!!!
Bons estudos❤