Na série televisiva de produção americana, “On my block”, retrata a saída de Oscar da escola antes de sua conclusão, para se envolver no crime e garantir o sustento do irmão. Tal panorama é vivido pela sociedade brasileira, onde a evasão escolar ainda se configura como realidade, tendo como consequência: a reafirmação do ciclo da pobreza e o refreamento do desenvolvimento progressivo do país. Neste contexto, evidencia-se a análise da situação, a fim de serem devidamente combatida.
A priori, convém ressaltar, que a desigualdade existente no país é o maior contribuente para a falta de continuidade dos alunos ao frequentar as escolas. Segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – a taxa de evasão escolar do ensino médio é de 9,1% e do Ensino Fundamental, em 2016, tendo como principais motivos geralmente atribuídos a dificuldades financeira. Sob esse viés, nota-se que, a desistência escolar se configura em fatores econômicos existentes, que acaba por alimentar o ciclo da pobreza, onde pais analfabetos geram filhos na mesma situação.
Outrossim, é lícito postular que o desenvolvimento da população é prejudicado devido o abandono acadêmico. Para Aristóteles, a educação é o meio de preparação do indivíduo para ser cidadão. Em contrapartida o egresso escolar é responsável pela privação do progresso social, cívico, humanitário – na construção de virtudes – e econômico. Segundo o relatório da UNESCO, a cada ano adicional de escolaridade há um aumento da média anual do PIB do país em 0,37%. Dados esses que poderiam ser atingidos se houvesse investimentos para a manutenção dos alunos nas escolas, o que geraria melhores empregos, maior renda, que se traduziria em melhorias sociais.
Portanto, se combatendo a perpetuação do ciclo da pobreza, será aplacada suas consequências e o Brasil seguirá rumo ao desenvolvimento. Para isso o Ministério da Educação, nas instituições escolares, deverá promover o ensino de qualidade, através da criação de planos de investimento e melhoria no ensino, que ofereçam ajuda financeira aos estudantes e estudo profissionalizante, visando à construção de um melhor individuo, onde a ficção da série não seja uma realidade brasileira.
henriquessantana_
A sua redação existe dois repertórios mínimos que são exigidos pelo Enem, o que deixa você excelente na competência 2.
Sugeri que você revise o uso da vírgula, como por exemplo na introdução
A série televisiva de produção americana “On my block” retrata a saída de Oscar da escola antes de sua conclusão para se envolver no crime e garantir o sustento do irmão.
Gostei dos seus argumentos, o que sugiro é revisar concordância, vírgula e detalhamento.
Deyvsonx
Olá estudante, vejo que você tem bom repertório para elaborar a redação estilo Enem. Também gostei da escolha do tema apresentado.
Em relação ao que foi escrito você foi ótima, você apresentou analogias logo no início, dados informativos, boa ortografia e uso das pontuações corretamente. Além disso, a proposta de solução foi satisfatória em minha opinião.
Não sou especialista em redações, mas estou dando minha opinião de acordo com meu conhecimento de aprendiz.
wender.fl
Gostei da sua redação, esta muito bem escrita.
Conclusão:
“nas instituições escolares, deverá promover o ensino de qualidade, através da criação de planos de investimento e melhoria no ensino”
Esse ponto acho que ficou muito vago, me pareceu meio redundante sem muito aprofundamento.