As ações governamentais para redução da gravidez na adolescência

  • 2

Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Porém, o que se observa na sociedade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a questão da gravidez na adolescência vêm crescendo de forma escancarada. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de educação sexual no âmbito escolar e familiar.

Precipuamente, é notável que a incidência da gestação na adolescência continua aumentando, principalmente na faixa etária dos 15 anos. As estatísticas demonstram a não-utilização ou o uso incorreto dos métodos contraceptivos, principalmente nas primeiras relações sexuais. A partir desse princípio, quando os colégios não transmitem as informações necessárias que servirão de apoio para as pessoas durante a vida, ajudam para que situações como a relatada sejam mas frequentes.

Ademais, é importante ressaltar que a gravidez na adolescência pode ter um efeito profundo na saúde das mães e dos bebês. De acordo com o relatório da organização da saúde (OMS), o Brasil tem o índice de gravidez na adolescência maior que a média latino-americana, e segundo a mesma pesquisa a gestação precoce é a maior causa de mortes de adolescentes no mundo, o que destaca um estado de alerta. Sendo assim, é nítido que é uma questão de saúde pública, pois existe vários riscos alarmantes e necessitam de cuidados redobrados.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Descartes, Com o intuito de me instigar a gravidez na adolescência, necessita-se, urgentemente que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Saúde instrua as crianças e adolescentes,  por meio de palestras e seminários nas escolas, Sobre métodos contraceptivos sugerindo o uso de preservativo nas relações sexuais. Ademais, com o intuito de diminuir O índice de mães solteiras na adolescência, é necessário que a Secretaria Especial de comunicação incentive, por meio de propagandas a desconstrução de convicções machistas patriarcas que, ainda hoje, dificultam o processo da gravidez na adolescência. Desse modo, talvez seja possível alcançar a coletividade e a Utopia de More.

Compartilhar

6 Correções

  1. No geral seu texto está bom, a sua introdução poderia ter sido mais explorada com o uso da citação, ficou muito superficial. lembre que sempre é necessário apresentar as fontes dos seus dados, no seu primeiro paragrafo de desenvolvimento não mostra isso. A sua conclusão poderia ter sido mais objetiva, pois acredito q nesses casos a intervenção vai muito além de palestras e propagandas antimachista, pois é algo enraizado na sociedade, principalmente o machismo. Vc poderia destacar como é a distribuição de métodos contraceptivos, se está para todos, se é eficaz. E como o governo e o judiciário age perante o abandono parental, pois é dever dos pais contribuir na educação e criação dos filhos e quado isso não ocorre a justiça deve intervir.

    • 0
  2. Sua redação está ótima, acredito que está no caminho certo.
    Gostei muito da sua argumentação, dados de referência
    Achei a conclusão bem completinha, fez até mais de uma, ficou muitos boa!!
    Só fica atenta nos erros ortográficos, mas fora isso está muito bom!
    Continue assim, você vai arrasar!

    • 1
  3. Introdução ótima, muito clara e bem contextualizada. Seu desenvolvimento muito bom, argumentação e dados sobre o tema muito bem postos sem contar o domínio da norma culta.
    Sua conclusão também ficou muito boa, bem completa e bem abordada.
    Continue assim e procure melhorar ainda mais (melhorar nem sempre é ruim) que você vai longe! Parabéns!

    • 1
  4. Olá, Mayara!
    Sua redação está ótima.
    Ótima introdução, você encaminhou bem o que iria dizer na argumentação
    Gostei muito da sua argumentação, dados de referência
    Achei a conclusão bem completinha, fez até mais de uma, ficou muitos boa!!
    Só fica atenta nos erros ortográficos, mas fora isso está muito bom!
    Continue assim, você vai arrasar!
    beijos! 💖

    • 1
  5. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Concordância nominal, redundância e equívocos. Escolha melhor algumas palavras e evite a primeira pessoas. A palavra instigar causa erro de ideia, pois instigar é propiciar, excitar, incentivar. E evite o pronome reflexivo me; no caso a frase: “me instigar a gravidez na adolescência”.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 160. Lembre-se de escrever uma redação com quatro parágrafos; especificando após a tese, na introdução, os dois argumentos que você vai defender. Você disse que trabalharia em aspectos educacionais e familiares, contudo no segundo parágrafo de desenvolvimento você não especificou sobre o âmbito familiar. Cada parágrafo deve ter no mínimo três frases, um tópico frasal(objetivo e claro), uma frase de desenvolvimento (para explicar o tópico frasal e defender sua ideia) e uma conclusão (para reafirmar sua ideia).
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção:160. Deve-se tomar cuidado com a grafia dos conectivos e suas funções.
    *PROPOSTA:*
    Correção: 200. Proposta boa, melhore apenas a organização das ideias na conclusão e seja mais direto.
    *DICA: OMS é ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE e não Organização da Saúde. Ademais, entre no meu perfil e olhe o modelo de redação que publiquei lá, tenho certeza que te ajudará a melhorar sua exposição de ideias no texto dissertativo. Se possível publique como redação tbm para atingir mais estudantes.
    [840]
    Parabéns!!!
    Espero ter ajudado.
    Até a próxima.😁

    • 0
  6. Essa correção foi editada.

    Introdução ótima, porém faltou completar a parte final, tanto quanto.
    O desenvolvimento primeiro está bem estruturado, mas falta aperfeiçoamento. tais como, comprovação de dados, “as estatísticas demontram…” que estatísticas?, isso ficou em aberto. Outro ponto, é a escrita de algumas palavras como “mas” e “mais”.
    No desenvolvimento dois, você não citou nada referente a saúde na sua introdução, então vale dar uma atenção nessa parte.
    Na conclusão, faltou reafirmar sua tese. Também, deve propor algo referente ao assunto apresentado, não vi coesão na parte “machista”. mesmo assim, ficou bem estruturada.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.