Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é o que a educação faz dele. Contudo, o analfabetismo, problema que permeia a sociedade brasileira, desde sua oficialização com a proclamação da Independência do Brasil, no século XIX, de tal forma que persiste até o atual século XXI.
Primeiramente, é necessário destacar que pela dimensão continental do Brasil certamente a logística de infraestrutura dos serviços públicos é prejudicada. Assim sendo, regiões distantes dos grandes centros sofrem com a falta de instituições de ensino, de tal forma que estudantes destas localidades são obrigados a percorrer grandes distâncias até uma instituição, certamente favorecendo a evasão escolar. Portanto, por conseguinte da falta de infraestrutura adequada em regiões do país, o analfabetismo acaba sendo agravado.
Além disso, outro fator que favorece o problema é a evasão escolar, de certo resultado das baixas condições financeiras de parte da população, como aponta uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, metade dos brasileiros vive com menos de quinhentos reais mensais, de tal forma que alguns estudantes são brigados a deixar o ensino para ingressarem no mercado de trabalho informal. Dessa forma, fica claro que a desigualdade social é uma das causas do analfabetismo.
Portanto, visando a diminuição do analfabetismo no Brasil o Ministério da Educação deve criar o projeto “Escola sem Fronteiras”, por meio dele deverá realizar a construção de escolas em localidades distantes dos grandes centros, por exemplo, no interior do país, estado do Amazonas, a fim de tornar o ensino acessível aos moradores dessas regiões. Paralelamente, deverá criar o projeto “Bolsa Amiga”, por meio dele fornecer apoio financeiro aos alunos de baixa renda. Somente assim, o analfabetismo deixará de fazer parte da sociedade brasileira.
fernando23
E aí, tudo bom?
Cara os seus argumentos são um dos melhores que eu já vi até hoje. Mas eu tenho que falar, essa tua introdução ficou bastante “zuada”. meu conselho seria sintetizar os teus argumentos e colocar lá. Faltou apenas isso para poder alcançar a perfeição. Minha nota pra você é: um milhão.
muito boa a redação. Parabéns.
giovannag
Olá, gostaria de dizer que sou só uma estudante e só vou sugerir algumas mudanças, ok? :)
Introdução: Você começou com uma ótima citação e colocou a retomada ao tema, o que foi excelente. Acredito que vc colocou muitas vírgulas, o que atrapalhou a compreensão. Eu teria acrescentado os seus dois argumentos na introdução também.
D1: esse argumento está sensacional, porém ele fica vago sem nada para embasar e/ou dar ênfase, seria interessante incrementar um dado estatístico, alguma pesquisa, algo que comprove que as distâncias regionais auxiliam na evasão escolar. Tirando isso eu apenas inverteria o conectivo “Assim sendo” = “Sendo assim, …” soa muito melhor não acha? :)
D2: Aqui há alguns probleminhas de ortografia no D2:
“Além disso, outro fator que favorece o problema é a evasão escolar, de certo resultado das baixas condições financeiras de parte da população” Esse período está bem confuso.
Mas o argumento e si é muito bom.
Proposta: Eu tiraria a parte “estado do Amazonas”, porque fica desconexo. As duas ações me parecem estar faltando o detalhamento (eu sou péssima com isso), mas acho que você poderia explicar um pouco mais sofre o “Bolsa Amiga”, por exemplo:
“Paralelamente, deve-se criar o projeto “Bolsa Amiga”, fornecendo um apoio financeiro, que poderá ser solicitado em situações de emergência para os alunos de baixa renda. Para que assim os estudantes permaneçam na escola, evitando a evasão escolar. Somente assim, o analfabetismo deixará de fazer parte da sociedade brasileira.
Eu espero que possa ajudar, parabéns pelo texto e bons estudos! :)
Nislaynne
Introdução: Ficou meio vaga, e confusa. A Introdução é uma das coisas mais importantes de uma redação, contudo, é necessário deixar suas ideias mais explicativas. Seu desenvolvimento ficou bom, porém para ele ficar melhor deveria ter aparesentacão das suas teses desenvolvidas na introdução, pois quando o leitor chega no desenvolvimento não sabe o que você está defendendo. Sua conclusão apresentou quase todos os aspectos necessário, porém falou explicar como que seria criado os projetos citados e como seria desenvolvido.