Analfabetismo no Brasil

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Comemora-se em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização. Sendo instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1967. Entretanto, no Brasil a data vem acompanhada de muita preocupação, tendo em vista que o analfabetismo continua a persistir na vida de milhares de pessoas. Sob esse viés, faz-se imperiosa a análise da omissão do Estado como fator principal que agrava e favorece esse quadro.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de políticas públicas sérias e capazes de erradicar o analfabetismo.
Logo, esse problema vem permeando a sociedade e culminando em uma série de consequências, pois a alfabetização é de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico.
Essa conjuntura segundo as ideias do Filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação no “contrato social”, pois é previsto na constituição de 1988 que é dever do estado garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que é visível que não ocorre no país.

Outrossim, é fundamental apontar que a falta de escolaridade impulsiona a falta de oportunidades e também o desemprego no Brasil. De acordo com o educador Paulo Freire, a Educação sozinha não transforma ninguém e sem ela, tampouco a sociedade muda. Diante de tal exposto, a alfabetização é indispensável para mudar a realidade de uma população, fazendo com que consigam chegar nas universidades e no mercado de trabalho. Assim, é inadmissível que esse cenário atual continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses impasses. Para isso, urge que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional do país, por meio de investimentos, crie projetos que construam mais escolas em todos os locais, sendo zona urbana e rural a fim de permitir a ingressão de todos os indivíduos desde a infância. Ademais, é imprescindível a criação de programas que impulsionem a alfabetização também das pessoas adultas. Só assim tornaria possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos expostos na Constituição Federal.

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3 Correções

  1. Achei que sua redação ficou boa, com um ótimo repertório sociocultural..O que está em falta na sua redação é o desenvolvimento de argumentos, você precisa enriquecê-la com o aprofundamento da sua posição perante o problema.A sua conclusão ficou ótima, com todos os agentes necessários para uma boa proposta.
    Espero ter ajudado! <3

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  2. Olá, bom repertório na introducao, porém você podia ter desenvolvido mais a problematização, ficou muito curtinha, além disso na apresentação dos argumentos , você apresentou apenas um , precisam ser 2 , um para cada parágrafo de desenvolvimento.
    O d1 tem repertório e, mas faltou argumentação de mais força, você fala e, consequências, mas não fala quais, desenvolva-as, cite-as mostrando os prejuízos que causa, na vida da Pessoa analfabeta.
    No d2 você argumentou bem, eu só sugiro a substituição do último período, porque ele não acrescenta informação nenhuma, coloque um período que exponha sua revolta frente ao alto número de casos de analfabetismo no país, mostrando a consequência disso.
    Sua intervenção está ok, tem todos os elementos sim.
    Espero ter ajudado.

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  3. oiii gatinho
    vou tentar te ajudar de acordo com meus conhecimentos!!
    na tua intro achei que você foi bem específico e objetivo, deixando sua introdução bastante atrativa e mantendo a atenção do leitor fixa no seu assunto.
    também observei que seu vocabulário está bem organizado e mantém as diretrizes do enem.
    todavia, não encontrei defeitos na mesmo, sendo assim, parabéns!
    acabei agr de ler toda sua redação e sinceramente, não encontrei problemas. Ela está explêndida segundo meus conhecimentos.

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