Comemora-se em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização. Sendo instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1967. Entretanto, no Brasil a data vem acompanhada de muita preocupação, tendo em vista que o analfabetismo continua a persistir na vida de milhares de pessoas. Sob esse viés, faz-se imperiosa a análise da omissão do Estado como fator principal que agrava e favorece esse quadro.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de políticas públicas sérias e capazes de erradicar o analfabetismo.
Logo, esse problema vem permeando a sociedade e culminando em uma série de consequências, pois a alfabetização é de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico.
Essa conjuntura segundo as ideias do Filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação no “contrato social”, pois é previsto na constituição de 1988 que é dever do estado garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que é visível que não ocorre no país.
Outrossim, é fundamental apontar que a falta de escolaridade impulsiona a falta de oportunidades e também o desemprego no Brasil. De acordo com o educador Paulo Freire, a Educação sozinha não transforma ninguém e sem ela, tampouco a sociedade muda. Diante de tal exposto, a alfabetização é indispensável para mudar a realidade de uma população, fazendo com que consigam chegar nas universidades e no mercado de trabalho. Assim, é inadmissível que esse cenário atual continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses impasses. Para isso, urge que o Ministério da Educação, órgão responsável pelo sistema educacional do país, por meio de investimentos, crie projetos que construam mais escolas em todos os locais, sendo zona urbana e rural a fim de permitir a ingressão de todos os indivíduos desde a infância. Ademais, é imprescindível a criação de programas que impulsionem a alfabetização também das pessoas adultas. Só assim tornaria possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos expostos na Constituição Federal.
jheniffer0407
oiii gatinho
vou tentar te ajudar de acordo com meus conhecimentos!!
na tua intro achei que você foi bem específico e objetivo, deixando sua introdução bastante atrativa e mantendo a atenção do leitor fixa no seu assunto.
também observei que seu vocabulário está bem organizado e mantém as diretrizes do enem.
todavia, não encontrei defeitos na mesmo, sendo assim, parabéns!
acabei agr de ler toda sua redação e sinceramente, não encontrei problemas. Ela está explêndida segundo meus conhecimentos.
Júlia Martins da Silva
Achei que sua redação ficou boa, com um ótimo repertório sociocultural..O que está em falta na sua redação é o desenvolvimento de argumentos, você precisa enriquecê-la com o aprofundamento da sua posição perante o problema.A sua conclusão ficou ótima, com todos os agentes necessários para uma boa proposta.
Espero ter ajudado! <3
Vhgujkjkh
Olá, bom repertório na introducao, porém você podia ter desenvolvido mais a problematização, ficou muito curtinha, além disso na apresentação dos argumentos , você apresentou apenas um , precisam ser 2 , um para cada parágrafo de desenvolvimento.
O d1 tem repertório e, mas faltou argumentação de mais força, você fala e, consequências, mas não fala quais, desenvolva-as, cite-as mostrando os prejuízos que causa, na vida da Pessoa analfabeta.
No d2 você argumentou bem, eu só sugiro a substituição do último período, porque ele não acrescenta informação nenhuma, coloque um período que exponha sua revolta frente ao alto número de casos de analfabetismo no país, mostrando a consequência disso.
Sua intervenção está ok, tem todos os elementos sim.
Espero ter ajudado.