Analfabetismo no Brasil

  • 0

O artigo 6° da constituição federal assegura que todos tenham direito a educação. No entanto,nos últimos anos o número de pessoas analfabetas veem aumentando cada vez mais,embora esse seja um problema que sempre existiu na sociedade brasileira,principalmente pela evasão escolar e a desigualdade social. por essa razão, tornou-se um grande desafio.
A princípio,na série “Anne whit an e”,relata a história do personagem Jerry que nunca foi a escola,pois esse precisava trabalhar para ajudar a família financeiramente. Entretanto,fora da ficção não é diferente visto que ,uma das principais causa da evasão escolar é o trabalho, já que muitos estudantes não podem escolher e acabam optando pelo mercado de trabalho devido a necessidade financeira da família. Consequentemente, esses dicentes não tem a oportunidade de estudos e se tornam analfabetos.
Somado a isso,segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) apontou que no Brasil,existem cerca 11 milhões de pessoas analfabetas, em virtude da desigualdade social,uma vez que parte desses indivíduos são mulheres,negros e de classes sociais inferior. De modo que, esses indivíduos são excluídos da sociedade, já que não tem as mesmas oportunidades que os outros. Além disso,a falta de estímulo das escolas e até mesmo a falta de estruturas dessas são responsáveis pelo analfabestimos.como resultado, muitos estudantes não se sentem motivados a estudar,uma vez que esses não sabem da importância do conhecimento.
Portanto,para resolver essa problemática é necessário que o Governo Federal e o MEC,trabalhem juntos na criação de projetos que estimulem a permanencia dos estudantes nas escolas. Essa ação ocorrerá,por meio de bolsas e cursos proficionalizantes,dessa forma,os dicentes se sentirão mais estimulados e assim se cumprirá o direito de todos a educação.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá sou nova por aqui, não tenho muito conhecimento sobre corrigir redações mais eu vou tentar abordar alguns pontos que pode aver melhoria na sua redação.
    Eu gostei muito da sua redação mais porém você poderia fazer o uso de mais conectivos para ajudar a interligar as ideias da redação principalmente na conclusão.
    A alguns erros ortográficos como nomes de instituições com letras minúsculas tente prestar mais atenção nessa parte. Boa sorte:)

    • 0
  2. Olá.
    Eu gostei da sua redação, você utilizou ótimos repertórios e os desenvolveu bem, porém fique atenta a alguns erros ortográficos, como nomes de instituições com letras minúsculas.
    Utilize mais conectivos para dar coesão ao texto.
    Sobre a proposta de intervenção como precisa detalhar ela um pouco mais.
    Espero ter ajudado:)

    • 1
  3. introdução:
    Gostei na citação, pois ela é rápida e cumpri o papel dela perfeitamente
    gostei da introdução, está boa

    D1:
    Está muito bom, poderia ter um tópico frasal, mas não é obrigatório

    D2:
    “,segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) apontou que no Brasil,”
    ficou um pouco estranho, porque vc fala ” segundo o ” e depois ” apontou que ” eu colocaria assim “,segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE),”

    “uma vez que” ficou estranho, ficaria melhor “sendo que”

    poderia colocar o tópico frasal, e falar somente de um assunto bem desenvolvido , caso queira falar mais , faça um terceiro paragrafo (não vejo necessidade)

    Conclusão
    poderia colocar mais conectivos, mas está boa

    • -1
  4. Introdução:
    Lembre-se que os nomes dos órgãos governamentais devem sempre iniciar com letras Maiúsculas.
    ex: Governo Federal, Constituição Federal, Organização das Nações Unidas etc
    Você poderia estruturar sua introdução de uma maneira melhor.
    D1:
    Muito bom
    Trousse uma citação e contextualizou
    D2:
    Órgãos governamentais iniciam-se sempre com letras maiúsculas
    EX: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
    ” Uma vez que esses não sabem da importância do conhecimento” ficou um pouco estranho porque você apontou o problema do analfabetismo como sendo culpa da desigualdade social e não como desconhecimento da importância desse assunto.
    é importante citar o nome da instituição que lhe forneceu o dado estatístico para dar mais credibilidade a sua argumentação e não deixa-la vaga. EX: “existem cerca 11 milhões de pessoas analfabetas” De onde você tirou essa informação? é importante dizer.
    Conclusão:
    É bom colocar o nome da instituição antes de abreviar
    ex: Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC) …
    Alguns desvios gramaticais
    No começo de um período é sempre bom colocar conectivos para dar coesão ao seu texto.

    Sua redação está boa, só precisa aprofundar mais a conclusão e o desenvolvimento.
    Nota: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.