De acordo com o artigo 205° da constituição Federal promulgada no ano 1988, é dever do estado e da família garantir a educação para todos os membros da sociedade. Entretanto persistem barreiras que dificultam o corpo social a cumprir este dever , como a falta de investimento na educação para pessoas analfabetas.
Em primeiro plano é importante salientar que, com a escassez de investimento do governo na vertente, cada vez mais cidadãos não sabem ler ou escrever. Visto que o país possui poucos profissionais destinados somente a alfabetização, já que boa parte de professores ministraram aulas somente para o ensino médio. Diante disto as pessoas sem alfabetização ficam de fora, muita das vezes ate querem voltar a estudar, porém por falta de docentes qualificados , investimentos em escolas, programas educacionais como por exemplo o EJA ( Educação de Jovens e Adultos ) e ate mesmo escolas , impedem o mesmo de romper esta tangente ededucacional.
Em segundo plano por conseguinte , segundo a reportagem do Profissão Repórter com o tema ” Analfabetos do Brasil ” 13 milhões de brasileiros não sabem ler ou escrever. Consequentemente muitos deles não conseguem emprego para o ganha pão da família, pelo fato que não sabem decifrar ofertas de vagas e não conseguem preencher uma ficha de admissão , além do mais é necessário que se tenha ao menos o ensino médio ou fundamental e boa parte não o possui.
Portanto para mitigar a problemática, e viável que o governo invista na educação por meio de verbas governamentais promovendo a criação de programas para analfabetos em exclusivo e a melhoria dos que já se possui como EJA , aumentando o número de professores e a disponibilidade de aulas em horários que serão votados pelas pessoas que por exemplo trabalham . É preciso também a criação de cursos de capacitação em alfabetizar indivíduos que precisam começar do zero , para docentes e pessoas que de alguma forma desejam contribuir para o avanço do empecilho. Desta maneira é esperado uma sociedade igualitária em que todos saibam ler e escrever sem extinção.
Analfabetismo no Brasil
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min1702
Esta é minha 2 correção no site, sou estudando do 3 do ensino medio. Minhas dicas são:
Erros de escrita: Constituiçao é com “C’ em maisculo e País qnd se refere ao Brasil tbm. Tem alguns outros, mas acredito que sejam de digitação (ex: extinção ,que deveria ser distinção).
Bom uso de conetivos;
Uso de termos informais como: “ganha pão da família” são desaconselhados.
No mais aconselho um pouco de de pesquisa de tema por sua parte, pois alguns pontos ficam confusos.
bons estudos
Teddy
*para todo mundo q for ler este comentário: por favor, coloque um espaço entre os parágrafos, isso n é permitido n enem, então s vc fizer isto lá vc é penalizado.
Mas aqui ajuda d+ na correção p n ficar um amontoado de palavras, p quem usa computador é ruim d corrigir pq a tela tb n ajuda (é s dar enter duas vezes antes d começar um parágrafo), fica ruim d ver onde começa e termina a escrita.
Agora a redação
Não tem tese n introdução: “Entretanto persistem barreiras que dificultam o corpo social a cumprir este dever , como a falta de investimento na educação para pessoas analfabetas.”
Isto não é uma tese, é uma informação
Copie este link q ele tem explicado e exemplificado o q é uma tese com redações de edições anteriores d ENEM: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-tese.htm
Um problema em:”Visto que o país possui poucos profissionais destinados somente a alfabetização, já que boa parte de professores ministraram aulas somente para o ensino médio”,
Isto até é vdd, mas, isto se deve ao fato d que cada matéria d ensino médio, no caso 12, exigem um professor específico, então é mais d q evidente a necessidade d mais profissionais nesta área
Entretanto, o q faltam mesmo são escolas, pois um pedagogo pode lecionar tanto n primário: onde se ensina a ler e escrever, quanto n ensino médio, além d q existem professores em excesso(pode pesquisar n google), as salas podem ficar lotadas, mas milhares d professores n tem escolas p dar aula.
“É preciso também a criação de cursos de capacitação em alfabetizar indivíduos que precisam começar do zero , para docentes e pessoas que de alguma forma desejam contribuir para o avanço do empecilho. “, como assim avanço d empecilho? (isto n é sinonimo de problema, dificuldade?)
Conclusão: Domínio d português: alto
Conhecimento d tema: médio
Organização d texto : ruim, muita coisa, falta um pouco d fiiltro, muita informação, vc n conseguiu organiza-las direito e p isso sua conclusão ficou confusa
Coesão: boa, fez bom uso dos conectivos
Proposta d intervenção :boa (s tem q diminuir o tamanho d conclusão, está bem grande)
É isso, boa sorte, continue estudando.
Todo ano acaba, também, né?