Analfabetismo funcional

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A alfabetização e a escrita, sempre foram cruciais para o desenvolvimento humano. Na idade média, assim como na antiguidade eram poucas as pessoas que sabiam ler e escrever, dificultando assim a vida desses indivíduos . Entretanto, com os avanços da sociedade esse problema foi gradativamente diminuído com o passar dos séculos. Entretanto, na sociedade brasileira atual vive-se um novo empecilho, que dificulta a vida dos cidadãos  assim como na idade média, o analfabetismo funcional.

Em primeira analise, esse grande problema é algo
grave que afeta diretamente a vida das pessoas. analfabetos funcionais, são aqueles que possuem dificuldades de interpretar textos e realizar atividades e operações matemáticas simples do cotidiano, Assim, dificultando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Segundo o (inaf) esse grupo representam hoje 30% da população do brasil.

Sobe uma segunda analise, esse impasse social ocorre com maior intensidade em países subdesenvolvidos como o Brasil. o ensino básico de baixa qualidade, a aprovação automatica de alunos, a ausência de incentivo à leitura e o descaso do governo para com a educação, é um grande contratempo para solução desse problema.

Assim sendo, federalização da educação básica deveria ser prioridade, o poder público, o ministério da educação deve extinguir a aprovação automatica de alunos na rede pública de ensino, de modo que so serão aprovados quando realmente aprenderem. Também deverá existir incentivos a leitura e investimentos na area do ensino. Esses passos são fundamentais para o aumento do índice de desenvolvimento humano, e acabar com esse problema social.

 

Edit: sei que minha redação está muito amadora, eu ainda estou no ensino médio, e acho q eu ainda me enquadro  no grupo dos analfabetos funcionais rs   por tanto nao peguem muito pesado.

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0 Correções

  1. Certo, vamos lá. Você compreendeu que essa redação precisa de uma introdução. Porém, faltou nela a tese. A tese é um panorama dos argumentos que serão debatidos nos dois próximos parágrafos. Sendo assim, o seu segundo parágrafo é quase uma extensão da introdução, apesar do dado (que não é discutido). O seu terceiro parágrafo está mais completo, analisando o contexto. A conclusão, também, precisa ser mais detalhada: incentivo a leitura de que forma? Bibliotecas? Saraus? Que investimentos são esses? Enfim… Não diria que ficou ruim, mas conforme o modelo de redação exigido, está incompleto.

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  2. Olá Danilo!
    Caso sua redação seja voltada para o Enem é necessário seguir alguns critérios de estruturação. Como você disse que está iniciando na prática de redação, é bom você já ter uma noção de como deve elaborar o seu texto da forma correta.
    Na introdução você até começou bem, mas faltou a abordagem do tema de uma forma mais específica e o esclarecimento de quais seriam as teses que você abordaria. A estrutura da introdução deve ser três ou quatros períodos com: CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICA + TESES.
    Já o desenvolvimento, cada um dos parágrafos deve apresentar: TÓPICO FRASAL (resumo do que você defenderá naquele parágrafo) + ANÁLISE CRÍTICA com sustentação do argumento + CONCLUSÃO (se houver um próximo parágrafo é importante deixar um gancho para ideia que será defendida nele).
    E por fim, sua conclusão deve ter: CONCLUSÃO DE TODA ARGUMENTAÇÃO + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO (seguindo os critérios ação, agente(s), modo/meio, finalidade e detalhamento de um desses aspectos) + RETOMADA DA ALUSÃO DA INTRODUÇÃO.
    Acredito que se você estudar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, estudar cada uma das competências da redação do Enem, investir no repertório sociocultural (ele dá outro ar pra sua sua redação) e praticar bastante você consegue melhorar.
    Espero ter ajudado!

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  3. competência I: 160
    competência II: 120
    competência III: 120
    competência IV: 120
    competência V: 120

    SUA REDAÇÃO FOI MEDIANA, BUSQUE APRIMORAR SEU REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL , busque também diversificar seus conectivos, para que o corretor veja que você tem domínio de diversas formas de expressão

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