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Analfabetismo funcional no Brasil: empecilho para o exercício da cidadania

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A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico de maior importância do país – decreta em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente à todo cidadão brasileiro. No entanto, tal premissa não é cumprida ao observar o problema do analfabetismo funcional no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise em relação à má qualidade de ensino, que acarreta a alienação de muitos indivíduos.

Em primeira instância, é preocupante o nível de ensino oferecido em diversas instituições públicas. Conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analfabetismo Funcional, aproximadamente um terço da população brasileira é considerada analfabeta funcional. Essa situação se torna mais grave ao analisar que grande parcela da população depende do ensino público, logo a falta de infraestrutura e assistência aos estudantes colabora para que, futuramente, esse índice continue a crescer.

Consequentemente, um cidadão analfabeto se torna mais propenso à alienação. Segundo filósofo Karl Marx, um indivíduo alienado é aquele que aceita sua situação atual, sem questionamentos. Paralelamente a essa tese, o mesmo ocorre com quem sofre essa complicação,  pois o fato de possuir dificuldade de compreender informações complexas gera tendência a acreditar em publicações sensacionalistas – que utilizam de termos simples para transmitir fatos, sem fundo de verdade, de forma a induzir o leitor em suas conclusões- criadas para manipulação de massa.

Portanto, é dever do Estado tomar medidas para amenizar o índice de analfabetismo funcional no Brasil. Para isso, O Ministério da Educação precisa buscar apoio do Ministério da Economia, que, por meio da Lei das Diretrizes Orçamentárias, deve implementar um projeto de reestruturação das unidades públicas de ensino – onde as escolas e universidades fornecerão ambientes adequados, com materiais educativos disponíveis e educadores especializados, que saibam lidar com as dificuldades dos alunos – a fim de formar indivíduos capazes de exercer sua cidadania. Sendo assim, o papel do governo atenderá a essa diretriz da Magna Carta.

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4 Correções

  1. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.

    Introdução:

    Não tem crase naquele “À todo cidadão brasileiro”

    Parabéns, deixou a tese explícita e colocou seus dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual.

    . 1° parágrafo:

    Olha, hoje numa aula de português houve um debate sobre essas primeiras conjunções argumentativas (Em primeira instância, em primeira análise). A professora do canal Poxalulu sugeriu que usássemos “Sob esse viés, sob essa perspectiva no lugar”. Estou te repassando a mensagem.

    Coloque mais conetivos, exemplo: “Ademais, conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analf…”

    Repertório ligado ao tema, parabéns.

    Abuse dos conectivos. E o “logo” está com pontuação incorreta. Perceba:

    “Nesse contexto, tal situação se torna mais grave ao analisar que grande parcela da população depende do ensino público. Logo, a falta de infraestrutura e assistência aos estudantes colabora para que, futuramente, esse índice continue a crescer.

    Você desenvolveu bem, mas poderia ter se aprofundado mais e dissertado sobre o motivo desse ensino ser precário, seja falta de investimentos, desvios de verba, etc.

    2° parágrafo:

    Busque usar conectivos. Decore esses que estou te falando.

    Ex: Outrossim, como consequência, um cidadão analfabeto se torna mais propenso à alienação.

    Use “analogamente” ao invés de “paralelamente a essa tese”.

    Tem vírgula depois de complexas.

    Aquele período explicativo ficou meio longo e confuso.

    Ex: sensacionalistas, que utilizam de termos simples para transmitir fatos sem comprovações, de forma a induzir o leitor em suas conclusões, criadas para manipulação de massa.

    Conclusão: Parabéns por retomar o tema na conclusão.

    “Para tanto” fica esteticamente melhor do que “Para isso”.

    “o” é minúsculo no Ministério da educação.

    Sugestão: coloque o Ministério da Educação, juntamente ao Ministério da Economia.

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: correto.

    Detalhamento: Correto.

    Efeito: Correto

    Ótima conclusão, parabéns por retomar um repertório da introdução no final.

    NOTA:

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (atente-se ao uso da vírgula e regência)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (explore e explicite mais os argumentos)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (use conectivos)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200

    NOTA FINAL: 880

    Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes, está no caminho certo pra redação nota 1000. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

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  2. Olá, tudo bem? Como você me pediu, irei corrigir sua redação. Primeiramente, gostaria de deixar claro que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Bom, sua introdução está bem estruturada, contudo, você apresentou apenas um argumento, “má qualidade de ensino” e mostrou que essa má qualidade acarreta a alienação. Se me permite te dar uma dica, coloque dois argumentos, porque, na sua redação, você apresentou apenas um. Lembre-se que você tem o D1 para falar sobre um determinado argumento e o D2 para abordar outro. Você estruturou bem o seu D1, com o tópico frasal, argumentação e consequência, mas o D2 foi uma consequência do argumento do D1, cuidado com isso, o correto é você colocar a consequência embutida dentro do parágrafo de desenvolvimento do argumento em questão e não tornar a consequência outro parágrafo, ficou claro? Se não tiver ficado pode me chamar que será um prazer te ajudar. Por fim, na sua proposta de intervenção, você até colocou os 5 elementos, no entanto, sua proposta ainda ficou vaga, e digo que até ficou meio confusa. Você precisa ser o mais claro possível, atente-se para isso. A seguir nota por competência:
    I- 160 Cuidado com a pontuação e letras maiúsculas em momentos errados!!! A letra “o” antes de Ministério da Educação deve ser minúscula.
    II- 80
    III- 80
    IV- 120 Você fez uso de bons conectivos, contudo, ainda faltou muitos, por exemplo, no trecho: “Conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analfabetismo Funcional” opte por colocar um conectivo de continuação antes do “conforme” ficando assim: Nesse sentido, conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analfabetismo Funcional”. Isso ajuda na sua progressão textual, facilita a sua escrita e organização. Procure saber mais sobre os conectivos e seus usos corretos.
    V- 120
    Total: 560

    Caso seja de seu interesse compreender melhor como é feita a pontuação das competências acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem

    Você vai longe, continue praticando. Se precisar conte comigo, bons estudos!!

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  3. Boa tarde amado, tudo bem?
    Então vamos lá
    Introdução: muito boa, consegui entender a relação de causa e consequência facilmente, apenas uma observação meu querido, tente suavizar a parte de má qualidade de ensino tudo bem? Busque sinônimos menos agressivos.

    Desenvolvimento 1 : gostei bastante porém queria que vc desenvolvesse mais,coloca um dado e fala sobre ele é interessante vc comprovar uma afirmação dessas.

    Desenvolvimento 2: sua consequência ficou excelente, adorei o jeito que vc desenrolou ao longo da escrita .

    Conclusão: ótima! todos os elementos estão em sua conclusão
    Continue assim e foque bem em educação pois vai cair algo relacionado a isso no Enem. Bjs

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  4. Introdução clássica e muito boa, repertório cultural em todos os parágrafos e redação por completo bem coesa. Eu diria que seu texto é simples porém muito completo, atingindo as exigências propostas pelo ENEM. Eu daria sua nota entre 780-850!

    Boa redação! continue estudando que conseguirá uma ótima nota! boa sorte :)

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