A Constituição Federal de 1988 – documento jurídico de maior importância do país – decreta em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente à todo cidadão brasileiro. No entanto, tal premissa não é cumprida ao observar o problema do analfabetismo funcional no Brasil. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise em relação à má qualidade de ensino, que acarreta a alienação de muitos indivíduos.
Em primeira instância, é preocupante o nível de ensino oferecido em diversas instituições públicas. Conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analfabetismo Funcional, aproximadamente um terço da população brasileira é considerada analfabeta funcional. Essa situação se torna mais grave ao analisar que grande parcela da população depende do ensino público, logo a falta de infraestrutura e assistência aos estudantes colabora para que, futuramente, esse índice continue a crescer.
Consequentemente, um cidadão analfabeto se torna mais propenso à alienação. Segundo filósofo Karl Marx, um indivíduo alienado é aquele que aceita sua situação atual, sem questionamentos. Paralelamente a essa tese, o mesmo ocorre com quem sofre essa complicação, pois o fato de possuir dificuldade de compreender informações complexas gera tendência a acreditar em publicações sensacionalistas – que utilizam de termos simples para transmitir fatos, sem fundo de verdade, de forma a induzir o leitor em suas conclusões- criadas para manipulação de massa.
Portanto, é dever do Estado tomar medidas para amenizar o índice de analfabetismo funcional no Brasil. Para isso, O Ministério da Educação precisa buscar apoio do Ministério da Economia, que, por meio da Lei das Diretrizes Orçamentárias, deve implementar um projeto de reestruturação das unidades públicas de ensino – onde as escolas e universidades fornecerão ambientes adequados, com materiais educativos disponíveis e educadores especializados, que saibam lidar com as dificuldades dos alunos – a fim de formar indivíduos capazes de exercer sua cidadania. Sendo assim, o papel do governo atenderá a essa diretriz da Magna Carta.
Anaazeved
Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.
Introdução:
Não tem crase naquele “À todo cidadão brasileiro”
Parabéns, deixou a tese explícita e colocou seus dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual.
. 1° parágrafo:
Olha, hoje numa aula de português houve um debate sobre essas primeiras conjunções argumentativas (Em primeira instância, em primeira análise). A professora do canal Poxalulu sugeriu que usássemos “Sob esse viés, sob essa perspectiva no lugar”. Estou te repassando a mensagem.
Coloque mais conetivos, exemplo: “Ademais, conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analf…”
Repertório ligado ao tema, parabéns.
Abuse dos conectivos. E o “logo” está com pontuação incorreta. Perceba:
“Nesse contexto, tal situação se torna mais grave ao analisar que grande parcela da população depende do ensino público. Logo, a falta de infraestrutura e assistência aos estudantes colabora para que, futuramente, esse índice continue a crescer.
Você desenvolveu bem, mas poderia ter se aprofundado mais e dissertado sobre o motivo desse ensino ser precário, seja falta de investimentos, desvios de verba, etc.
2° parágrafo:
Busque usar conectivos. Decore esses que estou te falando.
Ex: Outrossim, como consequência, um cidadão analfabeto se torna mais propenso à alienação.
Use “analogamente” ao invés de “paralelamente a essa tese”.
Tem vírgula depois de complexas.
Aquele período explicativo ficou meio longo e confuso.
Ex: sensacionalistas, que utilizam de termos simples para transmitir fatos sem comprovações, de forma a induzir o leitor em suas conclusões, criadas para manipulação de massa.
Conclusão: Parabéns por retomar o tema na conclusão.
“Para tanto” fica esteticamente melhor do que “Para isso”.
“o” é minúsculo no Ministério da educação.
Sugestão: coloque o Ministério da Educação, juntamente ao Ministério da Economia.
Agente: correto.
Ação: correto.
Modo/meio: correto.
Detalhamento: Correto.
Efeito: Correto
Ótima conclusão, parabéns por retomar um repertório da introdução no final.
NOTA:
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (atente-se ao uso da vírgula e regência)
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.)
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (explore e explicite mais os argumentos)
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (use conectivos)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200
NOTA FINAL: 880
Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes, está no caminho certo pra redação nota 1000. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.
ESPERO TER AJUDADO!
Dhamarys Lorrayne
Olá, tudo bem? Como você me pediu, irei corrigir sua redação. Primeiramente, gostaria de deixar claro que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Bom, sua introdução está bem estruturada, contudo, você apresentou apenas um argumento, “má qualidade de ensino” e mostrou que essa má qualidade acarreta a alienação. Se me permite te dar uma dica, coloque dois argumentos, porque, na sua redação, você apresentou apenas um. Lembre-se que você tem o D1 para falar sobre um determinado argumento e o D2 para abordar outro. Você estruturou bem o seu D1, com o tópico frasal, argumentação e consequência, mas o D2 foi uma consequência do argumento do D1, cuidado com isso, o correto é você colocar a consequência embutida dentro do parágrafo de desenvolvimento do argumento em questão e não tornar a consequência outro parágrafo, ficou claro? Se não tiver ficado pode me chamar que será um prazer te ajudar. Por fim, na sua proposta de intervenção, você até colocou os 5 elementos, no entanto, sua proposta ainda ficou vaga, e digo que até ficou meio confusa. Você precisa ser o mais claro possível, atente-se para isso. A seguir nota por competência:
I- 160 Cuidado com a pontuação e letras maiúsculas em momentos errados!!! A letra “o” antes de Ministério da Educação deve ser minúscula.
II- 80
III- 80
IV- 120 Você fez uso de bons conectivos, contudo, ainda faltou muitos, por exemplo, no trecho: “Conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analfabetismo Funcional” opte por colocar um conectivo de continuação antes do “conforme” ficando assim: Nesse sentido, conforme uma pesquisa realizada pelo Indicador de Analfabetismo Funcional”. Isso ajuda na sua progressão textual, facilita a sua escrita e organização. Procure saber mais sobre os conectivos e seus usos corretos.
V- 120
Total: 560
Caso seja de seu interesse compreender melhor como é feita a pontuação das competências acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Você vai longe, continue praticando. Se precisar conte comigo, bons estudos!!
mikamartins
Boa tarde amado, tudo bem?
Então vamos lá
Introdução: muito boa, consegui entender a relação de causa e consequência facilmente, apenas uma observação meu querido, tente suavizar a parte de má qualidade de ensino tudo bem? Busque sinônimos menos agressivos.
Desenvolvimento 1 : gostei bastante porém queria que vc desenvolvesse mais,coloca um dado e fala sobre ele é interessante vc comprovar uma afirmação dessas.
Desenvolvimento 2: sua consequência ficou excelente, adorei o jeito que vc desenrolou ao longo da escrita .
Conclusão: ótima! todos os elementos estão em sua conclusão
Continue assim e foque bem em educação pois vai cair algo relacionado a isso no Enem. Bjs
irgo
Introdução clássica e muito boa, repertório cultural em todos os parágrafos e redação por completo bem coesa. Eu diria que seu texto é simples porém muito completo, atingindo as exigências propostas pelo ENEM. Eu daria sua nota entre 780-850!
Boa redação! continue estudando que conseguirá uma ótima nota! boa sorte :)