A Constituição Federal de 1988 prevê a todos o direito à educação, que visa o desenvolvimento pessoal, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sendo assim, o analfabetismo funcional excluí o cidadão de participar ativamente da sociedade e o deixa de fora das atividades essenciais, como o voto e o trabalho. Dentro desse contexto, há dois fatores que devem ser levados em consideração: a má qualidade do ensino público no brasil e o distanciamento do analfabeto funcional do direito à manifestação.
Primeiramente, a ineficácia da educação pública pode ser explicada pelo pacto da mediocridade, conceito criado por Darcy Ribeiro, antropólogo brasileiro, que se refere à situação em que o professor mal remunerado finque que ensina e o aluno finge que aprende. Desse modo, o desinteresse de ambas as partes da sala de aula precede o fato de tantos estudantes saírem da escola sem o saber. Assim, esse infeliz cenário está fortemente atrelado ao fato de que o Estado negligencia a escola pública e esquece que ela é um dos pilares da sociedade e sem ela não há desenvolvimento.
Outrossim, é indispensável salientar que o analfabeto funcional não terá capacidade de interpretar ideias e, assim, também não poderá manifestar as próprias, o que poderá, por exemplo, atrapalhar no momento de realizar o voto eleitoral, pois não saberá interpretar as ideias dos candidatos. Nessa perspectiva, prejudica-se, então, a participação do cidadão na sociedade, visto que é indubitável que esse indivíduo ficará à mercê de outros que são bem mais instruídos academicamente. Portanto, a sociedade acaba ficando próxima de governos opressores, como o regime Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, que propagou ideias que não foram contestadas.
Diante do exposto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, criar o projeto ”Quero Aprender” nas escolas públicas de ensino fundamental II e médio, elevar o salário dos professores e os usar no projeto para incentivar os alunos à buscar artigos científicos de baixa dificuldade e assim progredindo gradualmente. Dessa maneira, o programa terá o fito de habituar os alunos à adquirirem conhecimento e garantir educação para todos, como prevê a Constituição.
Galatic0Aprendiz
Analfabetismo funcional no Brasil (CORRIJO DE VOLTA)
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Guilhermepin
Iae mano, concordo com o que já disseram nas correções acima. Acho que você deviria levar em conta.
Só quero destacar uma coisa: “Sendo assim, o analfabetismo funcional excluí o cidadão de participar ativamente da sociedade e o deixa de fora das atividades essenciais, como o voto e o trabalho.”
* Os analfabetos são os que mais trabalham.
* Sim, houve um tempo em que os analfabetos não votavam. Atualmente eles têm o direito de voto. Tanto os funcionais, quanto os absolutos.
Foi apenas uma observação. Não sei se te prejudicaria.
Parabéns, você fez uma ótima redação.
Thaiane
Adorei a sua redação!
A colocação das ideias está excelente e escreveu muito bem, entretanto senti que você poderia ter colocado mais algum dado para sustentar a argumentação no parágrafo 2 de desenvolvimento, pois somente no final você trás uma informação para ajudar na argumentação e ainda usa ela de maneira pouco trabalhada. Além disso, acho que você poderia ter colocado o modo na proposta de intervenção, pois a falta de um dos 5 elementos acaba por tirar pontos (tirando isso, a proposta está muito boa!)
Competência I: 200
Competência II: 180
Competência III: 200
Competência IV: 180
Competência V: 180
ANGELMUSIC
BONSOIR ( BOA NOITE ) .
– PARABÉNS PELA REDAÇÃO , ESTÁ BEM ESTRUTURADA.
>Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
> consegui identifica de maneira direta a sua tese. Isso é o primeiro ponto que o leitor de vê observar em sua redação, MUITO BEM.
> Usou POUCOS os conectivos , procure estudar mais sobre esse assunto, pode te ajudar na hora da redação.
> Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
>Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS. EXPOR DADOS AJUDA MUITO TAMBÉM, PORÉM SENTI FALTA DESSE PONTO.
> PORÉM ACHO QUE VOCÊ PODERIA ACRESCENTAR MAIS DADOS. FICA MUITO MAIS RICA SUA REDAÇÃO.
> CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa, PORÉM ACHEI UM POUCA VAGA, EXEMPLIFIQUE UM POUCO MAIS … ( MEDIANA) . Exemplifique o máximo que você puder, dessa maneira te darão nota máxima…
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
> Competência I : 200
> Competência II : 180
> Competência III: 180
>Competência IV: 160
> Competência V: 160
NOTA FINAL: 880
CONTINUE PRATICANDO ^_^ ….