Ao analisar o tema analfabetismo funcional no Brasil, percebe-se que há muito tempo é visto como um problema, e certamente enfrenta barreiras a serem quebradas. Apesar da Constituição federal de 1988 assegurar legalmente, o direito a edução. Isso acontece não só ensino precário, mas também a evasão escolar.
Diante disso, é preciso analisar os aspectos e um deles, muitos dos professores não possuem a condição necessária para trabalhar direito as habilidades de leitura e escrita com os alunos. Outrossim, a falta de incentivo educacional, e o pouco hábito de ler reforçam essa adversidade. De acordo com Confúcio filósofo chinês, se não corrigimos nossas falhas estamos fazendo novas, ou seja estamos em constante aprendizado. Contrariamente, no país o problema do analfabetismo não encontra o auxílio político e social necessário para ser solucionado.
Da mesma forma, com a gravidez precoce muitos adolescentes acabam sendo obrigados a saírem precocemente das escolas, consequentemente expondo e reforçando esse obstáculo educacional. Ademais segundo uma pesquisa feita pelo Inaf 30% da população entre 15 a 64 anos são considerados analfabetos funcionais.
Portanto, nota-se que os problemas do analfabetismo funcional existem devido aos argumentos citados acima. Cabe ao Ministério da Educação criar mais bibliotecas nos colégios, e na contratação de professores mais capacitados para incentivar esses alunos, em conjunto o Governo deve fazer campanhas contra o preconceito linguístico. Dessa forma, tais medidas seriam eficientes para combater o problema do analfabetismo funcional.
CORRIGIR VISANDO O ENEM.
Olá, tudo bem? Vou tentar te ajudar, lembrando que sou estudante como você!
Competência 1: 120 (Demonstra domínio insuficiente da modalide escrital formal e culta)
Competência 2: 160 (Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto)
Competência 3: 120 (Apresenta informações, pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista)
Competência 4: 80 (Articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações)
Competência 5: 120 (Elabora de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema)
Nota total: 600
At.te Andreza
Marcos Vinicius
a introducao ficou meio que parecendo ja uma argumentacao , deixa so a tese e o ponto de vista que ira argumentar. ficou bem coeso , tem umas referencias , acao e reacao no desenvolvimento é um ponto forte. acho que ficou muito bom , facil de entender , sua nota iria ser boa , e a proposta ficou boa tbm ,so precisa de mais detalhamento é bem importante pra chegar nos 200 ptos
espero ter ajudado , tbm sou aluna so coloquei meu ponto de vista
GuialmeidaG
Olá, boa noite
Introdução:
– deve começar com a contextualização no primeiro período;
– orações estão pequenas e sem argumentação e sem tese
– ”apresenta barreiras” quais barreiras? Disserte mais
Desenvolvimento 1:
– colocou a tese nesse paragrafo
– boa contextualização
– bom uso de conectivos
Desenvolvimento 2
– quase sem argumentação
– apresentou o dado, mas não dissertou depois
Introdução:
– faltou explicar mais as ações, principalmente a ação que o Governo executará
Nota: 580
c1: 120; C2: 180; C3: 80; C4: 120; C5: 80
saramirandass
Boa tarde !!
A introdução está ok mas você poderia ter trabalhado mais ela, poderia ter pontuado mais alguns pontos. O seu desenvolvimento esta ótimo acredito que você desenvolveu bem ele, pontuou assuntos importantes, você poderia ter citado como a desigualdade social também afeta os níveis de analfabetismo no Brasil, sua conclusão está ótima também.
Espero ter ajudado!!
[email protected]
a introducao ficou meio que parecendo ja uma argumentacao , deixa so a tese e o ponto de vista que ira argumentar. ficou bem coeso , tem umas referencias , acao e reacao no desenvolvimento é um ponto forte. acho que ficou muito bom , facil de entender , sua nota iria ser boa , e a proposta ficou boa tbm ,so precisa de mais detalhamento é bem importante pra chegar nos 200 ptos
espero ter ajudado , tbm sou aluna so coloquei meu ponto de vista