No filme “A Guerra do Hambúrguer”, o personagem Ed, lê um contrato que não irá beneficiá-lo no pagamento de sua própria criação e o assina. Apesar de ter lido, ele não compreendeu o texto em questão. Paralelo ao filme, indivíduos como o Ed são comuns no Brasil, os chamados analfabetos funcionais. Tal cenário está ligado, dentre outros fatores, a anos interrompidos na escola e a ausência do hábito de leitura .
Em primeiro plano, vale salientar os efeitos decorrentes dos anos escolares interrompidos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de analfabetismo funcional é feita com pessoas de 15 anos ou mais que possuem menos de quatro anos de estudo. Esse quadro agravante provoca prejuízos na vida dessas pessoas, como a falta de oportunidades de trabalho e o desenvolvimento mental e social. É nítido que esse impasse deve ser combatido.
Outrossim, é notório a falta de leitura no cenário brasileiro. Conforme uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados não leem livros porque não conseguem compreender as informações, embora sejam alfabetizados. Esse dado revela a dimensão da problemática, e revela como está a base educacional e cultural de um país, tendo em vista que o cotidiano abrange escritas e números.
Portanto, compete ao Ministério da Educação criar projetos que visem a estimulação da leitura nas escolas por meio de feiras do livro e lançar o aplicativo “Aprender+”, redirecionado a alfabetização e por meio de lojas de aplicativo, como o play store, para que os pais exerçam atividades educacionais com seus filhos. Assim, analfabetos funcionais como o Ed, podem desenvolver suas habilidades de cunho intelectual.
KamillyEduardaCarvalhoRodrigues
Sua redação foi muito bem argumentada! O repertório na qual foi relacionado mostra que você sabe desenvolver de forma natural. Senti falta de mais aperfeiçoamento no segundo parágrafo, pois você poderia ter reforçado o seu ponto de vista.
Ademais, sua redação está muito bem feita!
Parabéns!!
Daniel Barbosa
Boa noite!
Sua introdução está muito bem feita, alguns deslize com virgula, mas nada que possa prejudicar muito sua nota…
Desenvolvimentos bem feitos, tente fazer o desfecho final maior e mais crítico.
Intervenção bacana! Parabéns e sucesso no Enem 2020!!! Estamos juntos!!!
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Portanto, compete ao Ministério da Educação criar projetos que visem a estimulação da leitura nas escolas por meio de feiras do livro e lançar o aplicativo “Aprender+”, redirecionado a alfabetização e por meio de lojas de aplicativo, como o play store, para que os pais exerçam atividades educacionais com seus filhos. Assim, analfabetos funcionais como o Ed, podem desenvolver suas habilidades de cunho intelectual.
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C1 = 180
C2 = 200
C3 = 180
C4 = 180
C5 = 200 =============940 PONTOS!!!
Bianca Cabral
Primeiramente, gostei muito da sua redação e principalmente da forma como você relacionou os repertórios ao tema.
Algumas observações:
-Na introdução, em “ o personagem Ed, lê…”, você não deve usar vírgula para separar o sujeito (o personagem Ed) do predicado “lê um contrato..”.
-Logo depois dessa parte, ao invés de começar o período “ Apesar de ter lido..”, eu teria colocado uma vírgula e usado uma conjunção para integrar melhor a ideia. Exemplo: “… lê um contrato que não irá beneficiá-lo no pagamento de sua própria criação e o assina, já que, apesar de ter lido, ele não compreendeu-o.”
-No segundo parágrafo, eu achei que você poderia ter desenvolvido melhor a ideia, que ficou um pouco rasa. O repertório que você apresentou foi muito pertinente, mas você poderia ter reforçado ele, falando algo que mostrasse que a falta desses anos de estudo seria responsável pelo analfabetismo funcional.
-No início do terceiro parágrafo, você deveria ter escrito “é NOTÓRIA a falta..”, já que “falta” é um termo feminino.
No mais, o texto ficou muito bom e você articula muito bem as ideias, usando conjunções e integrando o texto! Espero ter ajudado :)