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Analfabetismo Funcional no Brasil

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No filme “A Guerra do Hambúrguer”, o personagem Ed, lê um contrato que não irá beneficiá-lo no pagamento de sua própria criação e o assina. Apesar de ter lido, ele não compreendeu o texto em questão. Paralelo ao filme, indivíduos como o Ed são comuns no Brasil, os chamados analfabetos funcionais. Tal cenário está ligado, dentre outros fatores, a anos interrompidos na escola e a ausência do hábito de leitura .

Em primeiro plano, vale salientar os efeitos decorrentes dos anos escolares interrompidos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de analfabetismo funcional é feita com pessoas de 15 anos ou mais que possuem menos de quatro anos de estudo. Esse quadro agravante provoca prejuízos na vida dessas pessoas, como a falta de oportunidades de trabalho e o desenvolvimento mental e social. É nítido que esse impasse deve ser combatido.

Outrossim, é notório a falta de leitura no cenário brasileiro. Conforme uma pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados não leem livros porque não conseguem compreender as informações, embora sejam alfabetizados. Esse dado revela a dimensão da problemática, e revela como está a base educacional e cultural de um país, tendo em vista que o cotidiano abrange escritas e números.

Portanto, compete ao Ministério da Educação criar projetos que visem a estimulação da leitura nas escolas por meio de feiras do livro e lançar o aplicativo “Aprender+”, redirecionado a alfabetização e por meio de lojas de aplicativo, como o play store, para que os pais exerçam atividades educacionais com seus filhos. Assim, analfabetos funcionais como o Ed, podem desenvolver suas habilidades de cunho intelectual.

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3 Correções

  1. Boa noite!

    Sua introdução está muito bem feita, alguns deslize com virgula, mas nada que possa prejudicar muito sua nota…

    Desenvolvimentos bem feitos, tente fazer o desfecho final maior e mais crítico.

    Intervenção bacana! Parabéns e sucesso no Enem 2020!!! Estamos juntos!!!

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    Portanto, compete ao Ministério da Educação criar projetos que visem a estimulação da leitura nas escolas por meio de feiras do livro e lançar o aplicativo “Aprender+”, redirecionado a alfabetização e por meio de lojas de aplicativo, como o play store, para que os pais exerçam atividades educacionais com seus filhos. Assim, analfabetos funcionais como o Ed, podem desenvolver suas habilidades de cunho intelectual.

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    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 200 =============940 PONTOS!!!

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  2. Primeiramente, gostei muito da sua redação e principalmente da forma como você relacionou os repertórios ao tema.
    Algumas observações:

    -Na introdução, em “ o personagem Ed, lê…”, você não deve usar vírgula para separar o sujeito (o personagem Ed) do predicado “lê um contrato..”.

    -Logo depois dessa parte, ao invés de começar o período “ Apesar de ter lido..”, eu teria colocado uma vírgula e usado uma conjunção para integrar melhor a ideia. Exemplo: “… lê um contrato que não irá beneficiá-lo no pagamento de sua própria criação e o assina, já que, apesar de ter lido, ele não compreendeu-o.”

    -No segundo parágrafo, eu achei que você poderia ter desenvolvido melhor a ideia, que ficou um pouco rasa. O repertório que você apresentou foi muito pertinente, mas você poderia ter reforçado ele, falando algo que mostrasse que a falta desses anos de estudo seria responsável pelo analfabetismo funcional.

    -No início do terceiro parágrafo, você deveria ter escrito “é NOTÓRIA a falta..”, já que “falta” é um termo feminino.

    No mais, o texto ficou muito bom e você articula muito bem as ideias, usando conjunções e integrando o texto! Espero ter ajudado :)

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  3. Sua redação foi muito bem argumentada! O repertório na qual foi relacionado mostra que você sabe desenvolver de forma natural. Senti falta de mais aperfeiçoamento no segundo parágrafo, pois você poderia ter reforçado o seu ponto de vista.
    Ademais, sua redação está muito bem feita!
    Parabéns!!

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