A alfabetização e a escrita, sempre foram cruciais para o desenvolvimento humano. Na idade média, assim como na antiguidade eram poucas as pessoas que sabiam ler e escrever, dificultando assim a vida desses indivíduos . Entretanto, com os avanços da sociedade esse problema foi gradativamente diminuído com o passar dos séculos. Entretanto, na sociedade brasileira atual vive-se um novo empecilho, que dificulta a vida dos cidadãos assim como na idade média, o analfabetismo funcional.
Em primeira analise, esse grande problema é algo
grave que afeta diretamente a vida das pessoas. analfabetos funcionais, são aqueles que possuem dificuldades de interpretar textos e realizar atividades e operações matemáticas simples do cotidiano, Assim, dificultando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Segundo o (inaf) esse grupo representam hoje 30% da população do brasil.
Sobe uma segunda analise, esse impasse social ocorre com maior intensidade em países subdesenvolvidos como o Brasil. o ensino básico de baixa qualidade, a aprovação automatica de alunos, a ausência de incentivo à leitura e o descaso do governo para com a educação, é um grande contratempo para solução desse problema.
Assim sendo, federalização da educação básica deveria ser prioridade, o poder público, o ministério da educação deve extinguir a aprovação automatica de alunos na rede pública de ensino, de modo que so serão aprovados quando realmente aprenderem. Também deverá existir incentivos a leitura e investimentos na area do ensino. Esses passos são fundamentais para o aumento do índice de desenvolvimento humano, e acabar com esse problema social.
Edit: sei que minha redação está muito amadora, eu ainda estou no ensino médio, e acho q eu ainda me enquadro no grupo dos analfabetos funcionais rs por tanto nao peguem muito pesado.
edrick
Certo, vamos lá. Você compreendeu que essa redação precisa de uma introdução. Porém, faltou nela a tese. A tese é um panorama dos argumentos que serão debatidos nos dois próximos parágrafos. Sendo assim, o seu segundo parágrafo é quase uma extensão da introdução, apesar do dado (que não é discutido). O seu terceiro parágrafo está mais completo, analisando o contexto. A conclusão, também, precisa ser mais detalhada: incentivo a leitura de que forma? Bibliotecas? Saraus? Que investimentos são esses? Enfim… Não diria que ficou ruim, mas conforme o modelo de redação exigido, está incompleto.
Nathalya Beatriz
Olá Danilo!
Caso sua redação seja voltada para o Enem é necessário seguir alguns critérios de estruturação. Como você disse que está iniciando na prática de redação, é bom você já ter uma noção de como deve elaborar o seu texto da forma correta.
Na introdução você até começou bem, mas faltou a abordagem do tema de uma forma mais específica e o esclarecimento de quais seriam as teses que você abordaria. A estrutura da introdução deve ser três ou quatros períodos com: CONTEXTUALIZAÇÃO + PROBLEMÁTICA + TESES.
Já o desenvolvimento, cada um dos parágrafos deve apresentar: TÓPICO FRASAL (resumo do que você defenderá naquele parágrafo) + ANÁLISE CRÍTICA com sustentação do argumento + CONCLUSÃO (se houver um próximo parágrafo é importante deixar um gancho para ideia que será defendida nele).
E por fim, sua conclusão deve ter: CONCLUSÃO DE TODA ARGUMENTAÇÃO + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO (seguindo os critérios ação, agente(s), modo/meio, finalidade e detalhamento de um desses aspectos) + RETOMADA DA ALUSÃO DA INTRODUÇÃO.
Acredito que se você estudar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, estudar cada uma das competências da redação do Enem, investir no repertório sociocultural (ele dá outro ar pra sua sua redação) e praticar bastante você consegue melhorar.
Espero ter ajudado!
mateusneto
competência I: 160
competência II: 120
competência III: 120
competência IV: 120
competência V: 120
SUA REDAÇÃO FOI MEDIANA, BUSQUE APRIMORAR SEU REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL , busque também diversificar seus conectivos, para que o corretor veja que você tem domínio de diversas formas de expressão