Analfabetismo entre crianças e jovens no Brasil.

  • 0

   Em “A Revolução dos Bichos”, obra literária de George Orwell, é possível perceber que a sociedade em questão encontrava-se dividida em classes: Os indivíduos que sabiam ler eram superiores e exerciam controle sobre os demais. Nesse sentido, é notório que consequências danosas podem ser acarretadas pela falta de alfabetização de crianças e jovens, o que não distoa muito da realidade brasileira. Logo, é necessário que medidas sejam tomadas com o intuito de amenizar este impasse, que dentre as principais causas estão a desigualdade social e a evasão escolar.

   Sob essa pespectiva, é sabido que o Brasil é um país historicamente desigual, haja vista que desde o período colonial a maioria das riquezas do país tem sua concentração nas mãos da elite brasileira. Desse modo, tornasse inviável que algumas crianças e jovens tenham sua permanência garantida nas redes de ensino, uma vez que a escassez de recursos e a pobreza extrema impedem que o foco desses discentes seja preferencialmente nos estudos. Ademais, segundo o índice de Gini – medida que classifica o grau de desigualdade em um país – o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo, fato este que só enfatiza ainda mais as dificuldades enfrentadas por muitos meninos e meninas para a conclusão de seus estudos.

   Além disso, a evasão escolar é vista como mais um fator crucial para agravar o problema do analfabetismo no país. Nesse contexto,  de acordo com o Art. 6° da Constutuiçao Federal de 1988, a educação é um direito social, mas infelizmente nem todos podem usufruir do mesmo, pois muitas crianças e jovens optam por abandonar os estudos, já que estes muitas vezes precisam trabalhar para ajudar no sustento da família. Sendo assim, é notório que a evasão escolar e a desigualdade social andam lado a lado, pois uma vez que essa discrepância existe, no sentido de os recursos econômicos não serem divididos de maneira igualitária, grande parcela da população sofre com a questão da pobreza e a falta de oportunidades no Brasil.

   Destarte, devido as divergências entre as classes sociais e a evasão escolar, é imprescindível que medidas sejam adotadas para amenizar a questão do analfabetismo no Brasil. Para tanto, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Economia, devem disponibilizar recursos financeiros para auxiliar essas crianças e jovens, por meio de  bolsas mensais, que ajudariam a complementar a renda familiar desses alunos, a fim de diminuir as responsabilidades dos discentes com relação a ajudar a família financeiramente. Só assim, em breve, seria possível sonhar com uma sociedade mais alfabetizada e igualitária, onde nenhum indivíduo seria dominado e opromido por falta de conhecimento e educação, como em A Revolução dos Bichos.

Compartilhar

2 Correções

  1. NOTA 940
    COMPETÊNCIA 1 = 160
    Existem 3 palavras escritas erradas no seu texto ( pespectiva, Constutuiçao e distoa).

    COMPETÊNCIA 2 = 200
    Todos os repertórios foram muito bem utilizados.

    COMPETÊNCIA 3 = 200
    Sua argumentação foi muito boa, tudo feito com um ótimo planejamento de texto.

    COMPETÊNCIA 4 = 200
    Usou os conectivos de forma constante.

    COMPETÊNCIA 5 = 200 ou 160
    Somente uma ressalva, na sua conclusão o seu detalhamento poderia ser inválido para alguns corretores.

    • 1
  2. boa tarde vc possui bastante repertorio sociocultural e os ultilizou de forma produtiva alem de apresentar uma boa organizaçao no seu texto a propsota de intervencao tem os 5 agentes alem de possuir poucos desvios gramaticais parabens pelo seu texto foi muito bem elaborado.
    acho que vc tem grandes de chances de alcancar mais de 900 na redacao parabens e continue tentando melhorar mais.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.