Analfabetismo Digital no Brasil

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Analfabetismo Digital no Brasil

A Constituição Federal de 1988, documento constitucional mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a educação como essencial a todo cidadão brasileiro. Embora tal prerrogativa não tem se reverberando com ênfase na prática, quando se observa o analfabetismo digital, complicando, desse modo a globalização desse direito social tão importante. Diante dessa concepção, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram esse quadro.

De início, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo digital. Nesse contexto, visa-se que uma parte da sociedade fica imersa as informações trazidas por os meios digitais. Essa problemática, segundo as ideias de John Locke, caracteriza-se como um violamento do “Contrato Social”, logo que, o estado não cumpre sua função de assegurar aos cidadãos esse direito necessário, tal como a educação.

No entanto, é fundamental apontar a falta de acesso ao aprendizado nesses meios, como o impulsionador do analfabetismo digital no Brasil. Uma vez que, parte da população não possui ensino para lidar com o novo modo de vida exposto, modo esse que “propõe” tornar tudo mais rápido e prático a todos. Um exemplo nítido de tal impasse, são as várias aglomerações formadas em bancos, para a retirada do auxílio emergencial durante pandemia, por conta das pessoas não saberem lidar com as plataformas digitais propostas para a resolução dos problemas.
Entende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo por via de palestras e campanhas em escolas e locais públicos, instruam esses indivíduos afim de que toda a sociedade seja educada digitalmente, para que saibam lidar com as alterações tecnológicas vivenciadas. Assim, portanto, se consolidará uma sociedade que movimenta-se por a realização dos elementos citados na constituição.

 

Críticas construtivas por favor! Coloquem a nota! Obrigada

 

 

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1 Correção

  1. Olá, tudo bem? Se me permite, gostaria de pontuar algumas coisas sobre sua redação. Mas antes, preciso deixar claro que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Bom, você começa sua introdução com um ótimo repertório sociocultural, a Constituição, em seguida você fez a relação com o tema e mostrou sua tese, inclusive, cuidado com o uso do gerúndio, lembre-se que ele deve ser usado para expressar uma ideia contínua. Partindo para o seu desenvolvimento, é perceptível que você seguiu a estrutura: tópico frasal, argumentação\explicação e consequência, no entanto, você precisa deixar sua argumentação o mais clara possível, dica: Use e abuse dos conectivos!!! Eles ajudam e muito na progressão textual. No seu D2 você fez uso incorreto do “no entanto”, o correto seria um conectivo com ideia de adição e não oposição, por exemplo: outrossim, além disso, ademais…
    Outro uso incorreto foi o “uma vez que”, esse conectivo tem ideia de explicação, logo, ele precisa vir depois da vírgula. Por fim, sua proposta de intervenção, nela precisa ter os 5 elementos: Agente, meio\modo, finalidade e o detalhamento. Uma dica, você precisa responder estas perguntas: Quem vai fazer? O que vai fazer? Como vai fazer? Para quê vai fazer? e dê uma informação a mais em uma delas (detalhamento). Além disso, sua PI precisa estar totalmente ligada ao que foi argumentado no texto, então, cuidado!
    A seguir, nota por competência:
    I- 120 Pude perceber alguns erros de pontuação e concordância verbal, atenção!!!
    II- 120
    III- 120 Você apresentou ter um repertório, mas não soube articulá-lo tão bem, treine isso!
    IV- 120 Você fez alguns usos incorretos dos elementos de coesão, além de que, na sua conclusão você repetiu o “portanto”, evite repetições, tenha um vasto repertório de conectivos!
    V- 80 Sua proposta de intervenção precisa estar articulada com o que foi discutido antes, atente-se para isso! Responda as 5 perguntas e pense no seguinte, você não vai solucionar o problema, apenas amenizá-lo, mas como vai fazê-lo?
    Total: 560

    Caso seja de seu interesse compreender melhor como é feita a pontuação das competências acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem

    Tenho certeza que você vai longe, continue praticando. Leia muito, a leitura influencia na escrita e esteja sempre atualizada. Conte comigo, bons estudos!!!

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