Analfabetismo digital entre os brasileiros: desafios para a inclusão

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Com o advento da Globalização, que se intensificou nas últimas décadas do século XX, o mundo conheceu possibilidades de integração jamais vista. Estas, se manifestaram no âmbito econômico, social, cultural e político. No Brasil, o analfabetismo digital se estabelece em grande parte da população, visto que são privados de um direito constitucional por não terem acesso à internet, bem como a falta de instrução sobre o uso do serviço por parte das entidades competentes. Assim, é necessário avaliar os desafios para a Inclusão digital entre os brasileiros.

Em primeira análise, cabe ressaltar que o analfabetismo digital está ligado ao lento avanço do acesso à internet no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro brasileiros não têm acessibilidade à internet. O equivalente a 46 milhões de pessoas no Brasil estão sem vivenciar um fator determinante da sociedade contemporânea: a hiperconectividade. Logo, por não ter acesso, é como se não fizessem parte dela. Em consequência disso, há um maior grau de segregação social, em que uma parcela significativa da sociedade não vivencia as relações permitidas pelo desenvolvimento tecnológico mundial, estando distante e digitalmente marginalizado. Dessa forma, medidas precisam ser tomadas para garantir a diminuição da exclusão no meio digital.

Ademais, é preciso reconhecer outros fatores determinantes para a falta de acesso à rede e, consequentemente, o analfabetismo digital. A falta de conhecimento do uso da internet e dispositivos eletrônicos ganha destaque neste quesito, visto que os dados citados da pesquisa divulgada pelo IBGE também mostram que quase metade das pessoas que não têm acesso à Internet é por não saber usar. No geral, os brasileiros não possuem formação básica sobre o funcionamento da web, o que causa um déficit nos conteúdos buscados e na produtividade dos internautas. Então, é perceptível como a ausência de uma instrução voltada à usabilidade efetiva da rede de internet representa um desafio para uma maior inclusão no ciberespaço.

Portanto, para que o Brasil se torne um país mais inclusivo e menos marginalizado no meio digital, é imperioso que medidas sejam tomadas. Para reverter essa problemática, o Governo Federal, por meio de um Plano Nacional de Mobilização Digital, deve implementar redes gratuitas de Internet em pontos específicos de cada território, como praças e comunidades reclusas, além de oferecer palestras e workshops gratuitos sobre Introdução na Rede Digital, a fim de possibilitar que todas as regiões do país participem do projeto. Assim, a disparidade ao acesso de informação poderá ser sanada e o processo de integração da globalização mais disseminado.

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2 Correções

  1. Correção:
    Introdução : erro de concordância nesse período …em grande parte da população, visto que são privados de… (“grande parte” é singular feminino, então você não usar “são privados”, o correto é: …em grande parte da população, visto que ela é privada de…)
    Bom uso de vírgulas
    Erro em :Inclusão digital ,a letra “i” de inclusão é minúscula
    Identifiquei a tese
    D1- sem erros, parabéns, mas divercifique seu repertório para não depender de dados do texto base, você usou duas vezes o IBGE nos desenvolvimentos, aumente o uso de conectivos para dar mais coesão à leitura, você repetiu o conectivo “assim”
    D2- erro de paralelismo: …A falta de conhecimento do uso da internet e dispositivos eletrônicos…, o correto é: . A falta de conhecimento do uso da internet e DOS dispositivos eletrônicos, porque é sobre o uso DA internet e DOS dispositivos
    Erro: …pessoas que não têm acesso à Internet é por não saber usar…, o certo é dessa maneira : …pessoas que não têm acesso à Internet é por não saberem usá-la…, porque pessoas está no plural, então o verbo usar também deve estar e usá-la retoma a palavra internet
    Conclusão- erro:… sobre Introdução na Rede Digital…, o certo seria : sobre a introdução da rede digital…, porque de+a=da rede e não em+a=na rede, percebe a diferença? Também as letras devem ser minusculas porque não é nome próprio
    Identifiquei os 5 elementos
    Lembrando que a redação deve ter no máximo 30 linhas
    Continue praticando, você tem potencial, melhore com as dicas e vai conseguir uma ótima nota, indico que assista no YouTube luma e ponto

    Competência 1: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. (120)

    Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
    conclusão.(160)

    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
    organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (160)

    Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (120)

    Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (200)

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  2. Competência 1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. (200)

    Competência 2: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e
    conclusão.(200)

    Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
    organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. (160)

    Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. (160)

    Competência 5: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. (200)

    Nota Final: 920

    OBS: Espero que faça uma boa prova e que consiga a nota que tanto deseja. Boa sorte!

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