Analfabetismo digital em questão no Brasil.

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Seguindo as diretrizes da Constituição Federal, têm se que o artigo 6 visa o cumprimento dos direitos sociais no qual está presente à educação, um bem que ainda não é acessível a todos igualmente. Sob esta óptica, vale ressaltar como a educação digital se faz necessária na atualidade levando em consideração o acesso à informação que a internet possibilita como aplicativos de bancos e jornais, além do déficit educacional quanto ao preparo para atender às novas tecnologias.

Em primeira análise, é de extrema importância citar como a internet tem mudado diretamente tudo ao redor, a tecnologia tomou lugar de todas as esferas sociais fazendo assim todos ‘’reféns’’ a sua grande rede informativa. Desta forma, as pessoas procuram se habilitar a tais novidades ao utilizarem revistas onlines, cursos e outros serviços que esta grande rede apresenta. Segundo o site Agência Brasil em 2020, a cada 4 pessoas 3 têm acesso a internet, tais números mostram como a população está imersa neste mundo virtual o que acaba tornando ainda mais necessário a educação digital, visto que em muitas regiões brasileiras existem pessoas que não conseguem desenvolver quase nenhuma aptidão em questão do uso de meios digitais, por não possuírem acesso a aparelhos, bem como a falta de educação a informática básica nas escolas.

Por conseguinte, esta falta de desenvoltura para o aprendizado das novas tecnologias propostas, reflete num grande déficit acadêmico na sociedade brasileira. Segundo um relatório anual de 2019 pela revista britânica ‘’The Economist” a internet contribuiu de forma gigantesca para a evolução comunicativa, a mesma propôs um ranking dos países que se encontravam com mais facilidade de acesso, disponibilidade e preparo onde o Brasil ficou em 31º entre os 100 países envolvidos, ou seja, ainda há uma grande dificuldade na hora de utilizar conhecimento técnico para a inclusão igualitária da educação digital.

Logo se faz necessário medidas interventivas que cessem o problema. Urge que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Tecnologia e da Economia proponham polos de atendimento que ofertem aulas de informática básica para todos os interessados, por meio da entrega de um ‘’cartão internet’’ que possibilite acesso tanto a informação quanto a aulas e cursos, a fim de tornar o acesso à educação digital democrática no Brasil cumprindo o direito previsto na Constituição Federativa.

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1 Correção

  1. Olá,
    Sua introdução está ok, tese bem elaborada e começou com referencial.
    Único ponto que notei foi um erro gramatical:

    …visa o cumprimento dos direitos sociais no qual está presente à educação,…
    Após “Direitos sociais” deve ser colocado uma vírgula.

    D1: Tem bons argumentos, mas você disse que “…muitas regiões brasileiras existem pessoas que não conseguem desenvolver quase nenhuma aptidão”
    Quais regiões? Quais pessoas? Quais aptidões?
    Ficou muito generalizado, traga argumentos comprovados, tudo o que você diz na redação deve ser comprovado, cite um filme que retrate a situação precaria de uma região do país ou algo que comprove o que está dizendo. Procure evitar termos amplos como: muitas, quase…

    D2: Está bem feito, mas tente fazer o desenvolvimento menos explicativo ou expositivo dos referenciais e use mais sua opnião.

    Conclusão: Tem todos os critérios exigidos do modelo Enem, porém faltou uma frase de impacto no final. Por exemplo poderia colocar assim:

    Logo se faz necessário medidas interventivas que cessem o problema. Urge que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Tecnologia e da Economia, proponham polos de atendimento que ofertem aulas de informática básica para todos os interessados, por meio da entrega de um ‘’cartão internet’’ que possibilite acesso tanto a informação quanto a aulas e cursos, a fim de tornar o acesso à educação digital democrática no Brasil. Desse modo, tamando-se as medidas discutidas o direito previsto pela Contituição federativa será colocado em prática no território nacional.

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