O livro ” Utopia” de Thomas More, retrata uma sociedade perfeita e harmônica, a qual é livre de conflitos e mazelas. Entretanto, no Brasil esse ideal de nação permanece no plano literário, em razão do analfabetismo digital, que ainda é uma dura realidade, tendo como causas os fatores omissão governamental e base educacional lacunar. Diante disso, de modo a aniquilar esse revés é imprescindível analisar seus motivadores.
Precipualmente, é fulcral pontuar que o analfabetismo digital, deriva da baixa atuação governamental. Segundo, o pensador Thomas Hobber, o estado é responsavel por garantir o bem estar da população, contudo, isso no ocorre no Brasil. Devido a baixa atuação das autoridades. Consequentemente os iletrados digitais acabam apresentando dificuldades para compreender o mundo em que vivem, e entender os mais, simples processos digitais. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é imperativo ressaltar à falta de conhecimento como promotor do problema. Conforme, Immanuel Kant, ” O homem é aquilo que a educação faz dele”. Partindo desse pressuposto, destaca-se, que os brasileiros não possuem formação básica sobre o funcionamento do meio digital, o que resulta na exclusão social de milhares de pessoas, que se vem limitadas pela sociedade, por não terem acesso as oportunidades de forma igualitária.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para o fim do analfabetismo digital. Dessa maneira, urge que o MEC( Ministério da Educação), promova aulas, por meio de cursos ou oficinas afim de, melhorar a educação e promover a democratização da hiperconectividade. Além disso, cabe ao Governo Federal, criar projetos, que disponibilizem, redes gratuitas de internet, em pontos específicos de cada estado, como praças, escolas, universidades, paradas de ônibus etc, com o intuito de possibilitar que todas as regiões do país participem do projeto. Desse modo, o impasse, será destruído e o país consolida-se-a então num local semelhante ao descrito por More em Utopia.
samu
Gostei muito da citação, foi bem legal citar Thomas More. Eu só mudaria um pouco a
introdução, nela você dar a entender que o fator principal causador de mazelas e conflitos no Brasil é o analfabetismo digital, fora isso, sua introdução está muito boa.
No que tange ao desenvolvimento, eu achei que a citação de thomas hobbes não se encaixou muito bem na sua tese. Você não colocou nenhum dado que sobre o analfabestimo Brasil, isso, na minha opinião, enfraqueceu a sua citação.
Sua conclusão é bem direita e detalhada, gostei muito! Lembrando que sou iniciante, posso ter cometido erros na minha corrreção, me perdoe!
marianeluiza
Oi Oi, Juliana, boa noite!! Sou inciante, estou no segundo ano do ensino médio, vou apenas destacar alguns pontos. Não irei dar “notas” referentes as competência do Enem, pois, como disse, sou iniciante.
– As citações ficaram muito boas.
– Na introdução, quando você diz que o Brasil não é uma nação livre de mazelas devido o analfabestismo digital. Isso deu a entender que é a única razão do Brasil ter problemas, então aconselharia colocar algo como “uma das razaões”. Entende a ideia que quero passar?
– O segundo parágrafo muito bem escrito, apenas atenção em alguns detalhes: “Precipuamente”, retire a letra L despois da letra A.
– “[…] contudo, isso no ocorre no Brasil.” Ao invés de “no” seria “não. Acho que foi um erro de digitação, então antes de entregar a folha de redação aconselho reler, sei que é corrido, devido o tempo.
– Após o “[…] contudo, isso no ocorre no Brasil.”, eu coloria vírgula no lugar de ponto final, e continuaria com o “Devido a baixa atuação das autoridades.”
– O terceiro parágrafo também muito bem escrito, porém, poderia colocar um dado que comprove que os brasileiros não sabem noções básicas sobre o funcionamento digital.
– A conclusão eu gostei muito. Apenas reforçando o que disse sobre a introdução, eu não colocaria que com o “fim” do analfabetismo digital o Brasil seria uma nação sem mazelas.