A constituição de 1988, a lei máxima de um país, prevê em seu artigo 5, o direito de acesso a informação como inerente a todo cidadão brasileiro, conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o analfabetismo tecnológico, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva , faz-se imperiosa a análise dos fatores: a desigualdade econômica e o uso inadequado que corroboram esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo digital. Nesse sentido, a desigualdade econômica ocasiona na exclusão de determinada parcela da sociedade ao acesso a informação e a educação, uma vez que o índice Gine nos mostra que menos da metade da população detêm toda a riqueza do Brasil. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo Karl Marx configura- se que nem todos tem acesso fácil a tecnologias que permitem acesso a informação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o uso inadequado da tecnologia como impulsionador da disseminação de fake news no Brasil. Segundo a revista britânica “The Economist”, o Brasil ocupa a 4º posição de confiança em informações compartilhadas. Diante de tal exposto, a descrença a fatos reais, intolerância a opinião alheia, entre outros, perpetuarão no país de. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o estado, por intermédio de incentivos a educação digital, promovendo campanhas de educação e inclusão digital, juntamente com auxílio de capital,a fim de aumentar o domínio e a equidade digital . Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o estado cumpra corretamente seu compromisso em exercer os artigos da constituição brasileira perante a sociedade.
VictorSCamargoIniciante
Analfabetismo Digital
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DudaFerlin
Olá, Boa noite. Tudo bem?
Observação geral:
* espaçamentos são importantes ao iniciar os parágrafos… porque se não houver, o texto perde a estrutura….
Introdução:
* Achei sua introdução bem contextualizada e sua tese ficou explícita, apresentando nela os fatores gerais que serão abordados no desenvolvimento. Ficou completa.
Desenvolvimento no segundo parágrafo:
*O desenvolvimento ficou bem envolvido, pois, você se embasou com citação e utilizou o “‘índice gene”, também ressaltou uma das causas do problema. Apenas a vírgula não foi bem utilizada em alguns momentos.
Desenvolvimento no terceiro parágrafo:
*Também achei bem desenvolvida, com base na introdução, não achei o desenvolvimento previsível.
Conclusão:
*Respondeu bem objetivamente às perguntas: Quem? como? pra que? o que ?. Também ficou bem desenvolvida. Achei bem completa.
Competência 1: 140 pontos
Competência 2: 200 pontos
Competência 3: 160 pontos
Competência 4: 160 pontos
Competência 5: 180 pontos
Nota total: 840 pontos– Parabéns!!
P.S: não leve a mal o que foi escrito, minha intenção é somente ajudar com o seu desempenho em redação com base no meu conhecimento. Obrigado pela atenção.
Elaine Aguiar
parabéns pela redação. sua introdução esta excelente, totalmente clara no que você quer fala. os desenvolvimentos também estão excelente, bem argumentado e com um ótimo repertorio. a concluçao também esta ótima com toda estrutura que se pede ( agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.)