Aprendiz

Alto índice de depressão e ansiedade no Brasil

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  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta quase 12 milhões da população brasileira. Nesse sentido, é possível notar a gravidade de alto índice de depressão e ansiedade no Brasil. Dessa forma, em razão do silenciamento e da lacuna educacional, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.

   Deve-se destacar, de início, que a falta de debates dificulta a resolução do problema. A respeito disso, segundo foucault, na sociedade pós moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, observa-se que a restrição de informações ocasiona ao julgamento e forte discriminação sobre essa sociedade, onde eles deveriam se sentir acolhidas, mas levam fama de “geração fraca”, e isso faz com que números de suicídios cresçam absurdamente, tornando sua resolução mais complexa.

  Em paralelo, outra causa latente para a configuração do problema é a insuficiência educacional. Nessa perspectiva, Kant, relata que o homem é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um alto índice de depressão e ansiedade no Brasil, é porque a escola não está cumprindo com a sua obrigatoriedade, que é auxiliar e abordar esse assunto na sala de aula. Assim, a irresponsabilidade da escola em dialogar sobre o tema é um desafio.

  Portanto, tais medidas faz-se necessária. Para isso, é preciso que o MEC em  parceria com a mídia, criem campanhas e uma semana nas escolas para debater sobre a depressão e a ansiedade, por meio da mediação de médicos e pessoas que conseguiram vencer esse momento difícil, afim de quebrar o silenciamento entre os jovens e a comunidade . tal ação pode ser aberta à comunidade -para que a escola cumpra o seu papel na sociedade- e com materiais de apoios para os alunos levarem para casa. A partir disso, poderá se consolidar uma geração com mais informações, e os dados da OMS poderão ser revertidos

 

(gente, tenta corrigir conforme as competências do Enem pfv)

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2 Correções

  1. Oii, vi algumas repetições de palavras, que te fazem perder ponto na c3, mas que poderiam passar batido no enem por serem poucas.
    Na conclusão eu colocaria “Portanto, faz-se necessário que o MEC em parceria com as mídias, criem campanhas nas escolas para debater sobre a depressão e a ansiedade, por meio da mediação de médicos e pessoas que conseguiram vencer esse momento difícil, tal ação pode ser aberta à comunidade e com materiais de apoio, a fim de quebrar o silenciamento entre os jovens e a sociedade. A partir disso, poderá se consolidar uma geração com mais informações, e os dados da OMS poderão ser revertidos.” Não to dizendo que você tem que fazer assim, mas seu texto ficaria mais claro e organizado.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    Também não sou muito boa não, então posso estar totalmente equivocada.

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  2. olá LohanySilva. gostei do teu texto. achei tua redação um pouco curta, mas bem certeira. gostei das citações ao foucault e kant nos desenvolvimentos. só observei uns erros com uso da vírgula, como em “, kant,”. gostei da tua conclusão, apesar de a ter achado um pouco confusa. por exemplo “geração com mais informações”, que me pareceu uma má escolha de palavras. tentando corrigir pelas competências, como tu pediu, eu consegui chegar a isso:
    c1: 160
    c2: 200
    c3: 200
    c4: 120
    c5: 160
    lembrando que minha correção não é lá muito confiável.

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