Machado de Assis, em sua fase realista,despiu a sociedade brasileira e teceu críticas aos comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação.Não longe da ficção,percebem-se aspectos semelhantes no que tange á questão do alto índice depressão e ansiedade no Brasil.Nesse contexto, torna-se evidente como causas a nossa condição de vida, bem como á má distribuição de renda no nosso país.
Primeiramente,é indubitável a nossa realidade e condições que temos de vivência.Desse modo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS),o Brasil é considerado o páis mais ansioso e estressado da America Latina.Conquanto, dados futuros estimam que 20% da população teve ou terá depressão, e 9,3%(cerca de 18 milhões) sofrem de ansidade.
Outrossim,é notório a má distribuição e grande desigualdade social nos afetando. Dessa forma, de acordo com Antropólogo Darcy Ribeiro,” O Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem uma perversidade intrínseca na sua herança,que torna a nossa classe dominante enferna da desigualdade, de descaso”. Sendo assim, nós sofremos sempre, por esta desigualdade e, envolvendo como grandes consequências, a depressão e a ansiedade.
Em vista dos fatos citados, faz-se necessário a adoção que venham amenizar o alto índice de tais doenças mentais no brasileiro.Assim, especialistas em saúde mental, com o apoio de ONG’s também especificas, devem desenvolver ações que possibilitem mais chances ás pessoas, e que informem mais ás famílias sobre a importância ao cuidado com a saúde mental. Tais ações devem ocorrer em canais de comunicação públicas, campanhas, e uma Lei que determine obrigatório 1 psicólogo em cada escola, para que acompanhe alunos que estão no caminho da vida adulta. Assim, talvez, seja possível construir um país mais saudável e justo para todos.
Alto Índice de depressão e ansiedade no Brasil-
Compartilhar
van
Redação ótima! gostei do modo como você escreve, apresenta repertório sociocultural, além de incentivo ao leito.
C1: 120 ( melhore os espaços entre as palavras, fique atento a gramática)
C2: 160 ( ótimo dominio da estrutura do texto dissertativo)
C3: 160 ( ótimo repertório sociocultural, texto bem produzido)
C4: 160 ( bom uso dos conectivos adequados)
C5: 140 ( Boa proposta, porém falta organização, inovação)
Nota: 720