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Alternativas para reduzir o analfabetismo funcional no Brasil

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De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) de 2018, o analfabetismo funcional
atinge cerca de 29% da população brasileira. Sob tal ótica, nota-se a negligência governamental a esse entrave, visto que é incoerente que, em meio à evolução tecnológica, a educação sofra tal descaso. Nesse ínterim, é imprescindível que a motivação do próprio estudante e a melhoria da qualidade educacional sejam alternativas para reduzir o número de analfabetos funcionais no Brasil.

Inicialmente, é válido ressaltar que o interesse pelo conhecimento precisa partir primordialmente do aluno. Conforme mostra o filme “O menino que descobriu o vento”, o protagonista encontra na educação uma forma de solucionar os problemas sociais de seu lugarejo. Por analogia, o indivíduo precisa reconhecer na educação um caminho para alcançar, principalmente, a criticidade acerca dos problemas sociais de seu convívio. Com isso, o analfabetismo funcional será atenuado.

Outrossim, a educação brasileira precisa de uma estrutura mais competente no que diz respeito à amenização do analfabetismo funcional. Segundo o especialista em política e gestão educacional, professor José Marcelino de Rezende Pinto, as escolas brasileiras não conseguem transformar o conhecimento em algo do cotidiano das pessoas. Similarmente, os estudantes aplicam o método de memorização do conteúdo, o que interfere negativamente na sua aprendizagem. Assim, fica evidente a necessidade de reestruturação educacional.

Diante dos fatos mencionados, nota-se que o analfabetismo funcional detém de alternativas claras para o seu decréscimo. Então, urge que o Ministério da Educação deve elaborar uma nova proposta de ensino, por meio da capacitação de professores, isto é, oferecer cursos virtuais que ensinem aos docentes as aplicações dos conteúdos no cotidiano, a fim de promover o aprendizado efetivo dos estudantes e alcançar uma alfabetização eficaz. Assim, será possível alcançar diminuir gradativamente o percentual de analfabetos funcionais.

*Fiz algumas mudanças, porque o meu texto tava bem extenso. Tentei não interferir muito na essência dele. Se alguém puder corrigir, agradeço :)

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2 Correções

  1. Oii, a sua redação esta muito boa. Contudo, acho que você poderia se aprofundar um pouco mais no tema, como por exemplo, o que causa esse analfabetismo? Ademais, o seu texto trás propostas boas e coesivas! Tente buscar mais dados estáticos para trazer mais informações para a sua redação. A citação do filme e do filosofo achei que se encaixaram bem na coesão do texto. Mas lembre de retornar e finalizar esse pensamento.

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  2. De acordo com o índice de alfabetização funcional 2018 (Inaf), analfabetismo funcional Afeta cerca de 29% da população brasileira. Desse ponto de vista, nota-se que o governo tem negligenciado esse obstáculo, pois é inconsistente que a educação tenha sofrido tanto descaso no desenvolvimento tecnológico. Ao mesmo tempo, é fundamental que a melhoria da motivação dos alunos e da qualidade do ensino seja uma alternativa para a redução do número de analfabetos funcionais no Brasil.
    Inicialmente, vale ressaltar que o interesse pelo conhecimento deve começar principalmente pelos alunos. Conforme mostrado no filme “O Menino que Encontra o Vento”, o protagonista encontrou uma solução para os problemas sociais da sua aldeia através da educação. Por analogia, os indivíduos precisam reconhecer na educação um método que realize principalmente a crítica aos problemas sociais com os quais convivem. Como resultado, o analfabetismo funcional será reduzido.
    Além disso, em termos de redução do analfabetismo funcional, a educação no Brasil precisa de uma estrutura mais competente. Segundo o professor José Marcelino de Rezende Pinto, especialista em política e gestão educacional, a escola brasileira não pode transformar o conhecimento no cotidiano das pessoas. Da mesma forma, os alunos usam o método de memorização de conteúdo, o que terá um impacto negativo em sua aprendizagem. Portanto, a reforma educacional é claramente necessária.
    Diante do exposto, cabe ressaltar que há opções óbvias para a redução da taxa de analfabetismo. Portanto, é urgente que o Ministério da Educação formule uma nova proposta de ensino por meio da formação de professores, ou seja, ofereça cursos virtuais para ensinar aos professores a aplicação de conteúdos no cotidiano para promover uma aprendizagem efetiva de alunos e alunos. Alcance uma alfabetização eficaz. Portanto, é possível reduzir gradativamente o percentual de analfabetismo funcional.

    Corrigi sua redação com algumas palavras que eu utilizaria!

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