Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa as alternativas para o escoamento no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pelas limitadas alternativas, seja pela sobrecarga das rodovias.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que as limitadas alternativas rompe essa harmonia, haja vista que podem ser exploradas outras vias.
Outrossim, destaca-se a sobrecarga das rodovias como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que poderiam ser exploradas outras vias como ferrovias e setor hidroviário para evitar a superlotação nas rodovias.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Ministério de Transporte deve explorar outras vias promovendo a diminuição de carga nas rodovias. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo.
LeMilak
Oi ana! Tudo bem?
Eu não achei qual é tema e quais são os textos motivadores, então tratei o tema para correção como: escoamento hídrico, mas depois que li o comentário acima descobri que é escoamento de mercadorias. kkkkk
Sempre faço checks mentais para minhas redações pra não esquecer de nada. Para isso, escrevo minha redação e depois leio faço o check.
Vamos tentar fazer um pra você? Se gostar desse tippo de coreção da um like ok?
PARAGRAFO 1
1. (v) Situar o tema em outro contexto para enriquecer o texto
2. ( ) Apresentar o tema
3. (V) apresentar a tese
4. (V) colocar duas problematicas para sere desenvolvidas no D1-parag 2 e D2-parag 3
Lembre-se de citar o contexto histórico com mais detalhes. Quem entende? qual foi a época do iluminismo? Tente estudar os acontecimentos situando cada um deles em seu devido séc (faça uma linha do tempo bem simples para visualizar melhor). Por exemplo: Desde o iluminismo, movimento intelectual que ocorreu em meados do século XVIII. Vai parecer para o leitor que você tem bastante conviança ao fazer citações e que você tem um certo conhecimento mais avançado sobre o assunto. Resumindo: vai ficar lindo kkkk
Lembrando que isso não é uma regra, é apenas uma dica!
Além disso, seja mais específica na sua frase, não consegui entender o que possui “limitadas alternativas”.
***Adorei o uso de Hodiernamente!!!
Ademais, a sua introdução ficou divina! ( estou tentando me acostumar a usar esse adivérbio nos meus textos)
1.Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. 3. No entanto, quando se observa as alternativas para o 2. escoamento no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja 4. pelas limitadas alternativas, seja pela sobrecarga das rodovias.
PARÁGRAFPO 2
5. (v) desenvolver a tese
6. ( ) utilizar um argumento
7. (v) citação/ repertório sociocultural
Novamente não entendi muito bem o que é e o porque há as “litadas alternativas” que foi citado nesse nesse paragrafo. Lebre-se que por mais que sua cabeça esteja borbulhando de informações e que tudo está fazendo sentido, o leitor não consegue seguir a mesma linha de raciocínio a não ser que você desenvolva ela no papel. Eu consigo ver o seu argumento relacionado à problematização que você deu na introdução, mas não vejo um desenvolvimento adequado dessa ideia. Tente explicar para o leitor como se a pessoa não tivesse nenhum conhecimento. Utilize analogias, comparações e metaforas que levem a um melhor entendimento para o leitor.
5. É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. 7. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que as limitadas alternativas rompe essa harmonia, haja vista que podem ser exploradas outras vias.
PARÁGRAFPO 3
8. (v) desenvolver a tese
9. (V) utilizar um argumento
10. (v) citação/ repertório sociocultural
8. Outrossim, destaca-se a sobrecarga das rodovias como impulsionador do problema. 10. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. 9.Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que poderiam ser exploradas outras vias como ferrovias e setor hidroviário para evitar a superlotação nas rodovias.
PARAGRAFO 4
11. (V) Sintese
12. (v) proposta de intervenção
13. (v) conclusão
14. (v) agente
15. (v) ação
16. ( ) meio
17. (v) efeito
18. ( ) detalamento
11.É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o 14. Ministério de Transporte deve 15. explorar outras vias 17.promovendo a diminuição de carga nas rodovias. 13.Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo.
Vamos ás competências:
C1 – Gramática
200
Não achei nenhum erro ortográfico. Está perfeito!
C2 – Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
Você não abordou muito bem o temappoderia ter expecificado mais sobre o que você está falando.
Você utilizou a tipologia textual correta
Seu repertório é pertinente ao tema, mesmo que não tenha especificado bem o tema.
120
C3 – Ponto de vista e projeto textual
Seu projeto textual está excelente! Consegui ver claramente que você tinha em mente um plano de texto e seguiu ele, não deixando espaços para confusões no meio do texto, porém o seu ponto de vista não está sendo exposto corretamente, como comentei acima na correção de paragrafo 1 e 2
100
C4 – Coerência e coesão
Seu texto não ficou repetitivo e possui bastante conectivos. Mas faltou coerência no parágrafo 2.
180
C5 – Proposta de intervenção
Note que você não colocou todos os tópicos que compõem a proposta de intervenção expecificados na correção do paragrafo 4
Para preencher o requisito MEIO, voce poderia adicionar:
“Por meio sinalizações e monitoramento de rotas”
180
Nota: 780
Espero que goste da correção! Qualquer duvida é so me chamar, e se quiser uma correção da redação reescrita é só me mandar!
Um abraço ;)
andressa2112
Olá! Não sou especialista!
competencia 1: gostei da sua abordagem do tema, começando sobre um fato histórico, porém, na minha opinião, eu deixaria mais clara, como:
”Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa as alternativas para o escoamento no Brasil, atualmente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente, na prática e a problemática persiste internamente ligada à realidade do país, seja pelas limitadas alternativas, seja pela sobrecarga das rodovias.”
e alguns erros de concordancia verbal:
na linha 10- ”é possível perceber que as limitadas alternativas rompem”
competencia 2: para mim a linha 9 está incompleta. Mas o resto está bom
competencia 3: argumentos bons
competencia 4; ter mais coesão e coerencia no texto
competencia 5: sua conclusão está incompleta.
tente mais, que o nosso mil vem!🥰👏👏
Luna123
Oi Ana
Sua redação está ótima !! A estrutura está coerente, seu vocabulário está bem diversificado; entretanto vc usa as autorias e não explica o argumento. Com isso eu sugiro vc usar autoria mais relacionadas ao cotidiano, como dados estatísticos, notícias, jornais, podendo assim ficar mais a vontade para Discursar sobre o tema! Achei sua proposta um pouco vazia também…do resto está perfeita !!
Fryda
OLÁ, Ana.
A sua redação está com ótimos argumentos, entretanto, você poderia ter explixado melhor a relação dos repertórios que foram utilizados com o tema.
Outra coisa, não ficou muito claro o tema, eu como corretora, não identifiquei de forma rápida o tema de que você tratava, poderia ter especificado mais, o escoamento é de mercadorias, deveria ter deixado bem claro.
Uma recomedação utilize mais conectivos, principalmente no D1!
No D1, você citou as limitas de altenativas como fomentadoras do problema. Porém, não citou o pq dessas alternativas serem limitas? É pq o Brasil é um país que desviou mais recursos para a construção de rodovias que são mais caras, lentas e precisam de mais manutenções ao longo do tempo em detrimento das ferrovias e hidrovias? será que esse problema tem relação com a colonização de exploração no Brasil? Enfim, cite coias que comprove sua tese. Outra coisa, você citou o questão governamental, também no D1, qual relação dela com o problema, você não deixou claro.
Sua conclusão está incompleta, uma vez que só apresenta o agente, a ação e o meio, ainda falta o detalhamento e finalidade. Você pontuaria somente 120 na competência 5.
Você fechou o seu texto com uma citação de Paulo Freire, a conclusão é o momento de vc finalizar seu texto e não acrescentar novas ideias e argumentos. Procure retomar algum repertório já citado antes, como o da introdução e do D1 ou D2.
Continue estudando, vc tem potencial! Se precisar de algumas coisa estou aqui
Caso queira uma correção com nota, me fala, que eu olho ela com mais calma pra você, Beijos!