Segundo a CNA, os custos de escoamento no Brasil valem, em média, quatro vezes mais que os da Argentina e Estados Unidos. Com isso, percebe-se as grandes dificuldades que a produção agrícola tem enfrentado no Brasil. Contudo, se faz necessário a criação de alternativas que mudem essa realidade, assim como a restauração das vias rodoviárias e a utilização de transportes alternativos.
De acordo com o EMBRAPA, cerca de 67% da produção de soja no Brasil é escoada por meio do transporte rodoviário. Entretanto, as grandes rodovias que fazem a ligação entre os estados encontram-se em condições precárias. Poucos trechos de vias duplicadas e a ausência de pedágios são alguns dos fatores que contribuem para o atual estado das rodovias, além de não possuírem previsão de manutenção e reparo.
Ademais, apesar de o meio de transporte rodoviário, ainda ser o que atende a maior parte da demanda, a utilização de modais de transporte hidroviário e ferroviário apresentam grandes vantagens, como maior economia ao produtor, grande capacidade de armazenamento e transporte de carga, e menor risco de danos a carga causado por fatores externos como roubos e furtos.
Nesse sentido, nota-se o quanto a dependência das rodovias e a falta de investimentos na construção de hidrovias e ferrovias resultam em custos mais elevados, dificultando assim, o escoamento de produtos. Portanto, caberia ao governo a realização de investimentos na infraestrutura das rodovias e na construção de vias hidroviárias e ferroviárias, afim de facilitar o escoamento de produtos, promovendo um maior crescimento da produção agrícola no Brasil.
Nallanda_Victória
Gostei da introdução, cuidado com as repetições de palavras! Vc pode procurar usar sinônimos
Não utilize tantos dados na sua redação para construir sua argumentação, porém, a forma que você utilizou eles não ficou ruim.
Sua proposta de intervenção deve conter 5 critérios pedidos pelo enem: agente, ação, modo, detalhamento e efeito!
Parabéns, e continue escrevendo (não fiz uma correção profunda pq concordo com as anteriores)
ANGELMUSIC
BUENAS NOITES ( ^_^) /
Olha, de inicio eu gostei da sua redação.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa. ( PRESTE A ATENÇÃO SOMENTE NO USO DAS VIRGULAS).
* Consegui identificar a sua tese.
* Usou os conectivos. ( PORÉM, EXISTE UM REGRA SECRETA QUE OS CORRETORES UTILIZAM QUE A SEGUINTE: QUANTO MAIS CONECTIVOS ESTIVER EM SUA PRODUÇÃO, MAIS CHANCE VOCÊ TEM DE FECHAM OS 200 PONTOS NA COMPETÊNCIA 04. )
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas. ( SEU TEMA É MUITO BOM, ENTRETANTO, SE VOCÊ TIVESSE ARGUMENTADO UM POUCO MAIS, TERIA FICA AINDA MAIS RICA A SUA PRODUÇÃO).
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. (- PROCURES MAIS ARGUMENTOS CONCRETOS EM SI).
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa. ( FALTOU O DETALHAMENTO).
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :160
# Competência II :180
# Competência III: 160
#Competência IV: 160
# Competência V: 160 ( DETALHE MAIS UM POUCO)
> OLHA, SUA REDAÇÃO NÃO ESTÁ RUIM, PELO CONTRAIO ESTÁ BOA. TODAVIA, SEI QUE VOCÊ TEM POTENCIAL PARA FAZER MAIS ALÉM.
SUCESSO :^)
Mr.Crozma
O tema não é fácil, imagino que tenha lido bastante de fazê-lo, e talvez você devesse testar o contrário, porque no Enem você não via ter como consultar.
CNA pode ser curso de inglês também, essas siglas não são recomendadas, o ideal seria escrever o nome inteiro, pelo menos das siglas menos conhecidas.
No final do 1º parágrafo, você deixa os “fios soltos”, que são as ideias de argumentos que você pretende explorar. Uso-os corretamente, mas acho que fica mais interessante, para poder trabalhar melhor os argumentos, escrever ali o oposto da solução.
Em outras palavras, ao invés de “restauração das vias rodoviárias”, escrever que há uma situação precária dessas vias, e é sobre isso que você vai argumentar; o mesmo vale pra “utilização de transportes alternativos”: você diz que há escassez nas modais de escoamento, e aí você argumenta sobre isso. Já que são esses os motivos de você considerar necessária a criação de alternativas, o foco do desenvolvimento é justificar essa sua tese. As propostas vêm no final, ainda que esse final seja o final do parágrafo argumentativo, como consequências. Isso evitaria que você repitisse o que disse, ao longo do desenvolvimento, na conclusão.
Eu não curto dar notas, mas a pedidos, vamos lá:
C1 (norma culta): alguns errinhos de concordância (2ª linha – “percebe-se”; 4ª linha – “necessário”; 17ª linha – “causado”), uma vírgula indevida antes do “ainda ser” (12ª linha), falta de vírgula antes do “assim” (20ª linha), grafia incorreta do “afim” (penúltima linha) e essa frase gigante do 3º parágrafo me fazem considerar de 120 a 160.
C2 (Interdisciplinariedade): aqui ficou devendo, o tema foi bem interpretado, mas até a maneira como escolheu posicionar seus argumentos limitou uma exploração de disciplinas/diversidade argumentativa. A bem da verdade, é difícil trabalhar esse tema com uma perspectiva econômica, social, filosófica, jurídica, política, etc., o que o torna um bem difícil de ver no Enem. Aqui é 120.
C3 (coerência): o texto foi até exageradamente coerente, porque no final ainda repetiu o que escreveu ao longo do desenvolvimento. 160-200.
C4 (coesão): ai ai ai, não pode perder ponto aqui. A primeira coisa que a gente deve treinar são os conectivos, que, não nego, existiram; mas você percebeu o 3º parágrafo direto? Ele travou suas oportunidades de conexão, no 2º também tem uma frase bem grandinha que sequer se iniciou com um conectivo; e ainda tenho que levar em conta que o texto escreveu menos do que podia (5 linhas sobrando?), complicado isso aqui. 120, porque você demonstra saber, mas não deu o devido valor.
C5 (proposta): aqui valeu o esforço, pedir o “como” nesse tema complexo pode ser um exagero, mas também poderia especificar um pouco mais os agentes, “governo” tá muito genérico (ministério da infraestrutura já seria melhor). Rigorosamente pelos critérios do Enem, 160.
140 (me permita a liberdade) + 120 + 180 + 120 + 160 = 720.
De toda forma, concentre-nessa questão argumentativa, na definição exata do que vai ser o seu argumento, do que vão ser os motivos para o seu argumento, os efeitos dele, e aí definir a proposta, sempre lembrando dos conectivos. Vai subir muito a sua nota essa organização.
AnselmoA
Segundo a CNA(1), os custos de escoamento(,) no Brasil(,) valem, em média, quatro vezes mais que os da Argentina e Estados Unidos. Com isso, percebe-se as grandes dificuldades que a produção agrícola tem enfrentado no Brasil. Contudo, faz(-se) necessário a criação de alternativas que mudem essa realidade, assim como a restauração das vias rodoviárias e a utilização de transportes alternativos.
1-Quem é ela?
De acordo com o EMBRAPA, cerca de 67% da produção de soja(,) no Brasil(,) é escoada por meio do transporte rodoviário(1). Entretanto, as grandes rodovias(,) que fazem a ligação entre os estados(,) encontram-se em condições precárias. Poucos trechos de vias duplicadas(1) e a ausência de pedágios(1) são alguns dos fatores que contribuem para o atual estado das rodovias(3), além de não possuírem(2) previsão de manutenção e reparo.
1-Informação não desenvolvida
2-Quem?
3-Repetição de ideias
Ademais, apesar do meio de transporte rodoviário( ) ainda ser o que atende a maior parte da demanda, a utilização de modais de transporte hidroviário e ferroviário apresentam grandes vantagens, como maior economia ao produtor, grande capacidade de armazenamento e (de) transporte de carga, e menor risco (à) carga de danos causados por fatores externos como roubos e furtos.
Nesse sentido, nota-se o quanto a dependência das rodovias e a falta de investimentos na construção de hidrovias e ferrovias resultam em custos mais elevados, dificultando, assim, o escoamento de produtos. Portanto, caberia ao governo a realização de investimentos na infraestrutura das rodovias e na construção de vias hidroviárias e ferroviárias, afim de facilitar o escoamento de produtos, promovendo um maior crescimento da produção agrícola no Brasil.
Agente->o governo
Ação->a realização de investimentos na infraestrutura das rodovias e na construção de vias hidroviárias e ferroviárias
Meio->
Efeito->facilitar o escoamento de produtos
Detalhamento->promovendo um maior crescimento da produção agrícola no Brasil.
Nota:720
C1->160
C2->160
C3->120
C4->120
C5->160