No filme ” Tá Chovendo Hambúrguer”, o personagem principal cria uma máquina, que produz comida a base de água. Entretanto, a medida que mais alimentos são solicitados e não consumidos, a cidade vai ficando repleta de restos. Infelizmente, essa tem se tornado uma realidade brasileira, a qual a compra de mercadorias alimentícias, tornou-se maior que o consumo delas, algo diretamente ligado ao incentivo da mídia.
Primeiramente, é necessário pontuar que, o desperdício de alimentos no Brasil, por dia, chega à 40 mil toneladas, segundo o Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- , levando junto todos os recursos necessários para a produção daquele alimento que foi descartado. Some-se a isto, o impacto ambiental, considerando que grande parte dos resíduos no Brasil, não são descartados de forma correta.
Contudo, a causa do excesso de desperdício é reflexo das publicidades voltadas ao consumo exagerado. Todavia, esse “adquirir” de produtos,excede demasiadamente o real consumo de um indivíduo.
Portanto, são necessárias medidas para resolver esse impasse. O governo, em conjunto com os demais órgãos competentes, têm como função minimizar essa publicidade, por meio de um acordo com as empresas alimentícias e os meios de divulgação ultilizados, colocando a necessidade do consumidor como prioridade, junto com os impactos ambientais e sociais em função da temática. Assim, gradativamente racionalizaremos o desperdício de alimentos, evitando um calapso ainda pior, como o descrito no filme ” Tá Chovendo Hambúrguer”.
Por favor, se possível corrijam de acordo com as competências do enem, e pontuem os erros, será de grande ajuda quando. Obrigada;)
[email protected]
Olá, Paloma.
Primeiro parágrafo: O contexto de narração com o filme, está legal, mas após contextualizar, poderia ser colocado “Fora da ficção ” , ou “Fora das telas” ao invés de “infelizmente. Em relação aos argumentos, leio somente um. Mas ao decorrer do Segundo parágrafo há mais outro: impacto ambiental, que não foi mencionado na introdução.
Segundo parágrafo: Há apresentação de dados para comprovar o argumento. Mas está confuso, por se tratar de mais argumentos.
Terceiro parágrafo: Há apresentação do argumento da introdução, que são as mídias. Senti que faltou mais a defesa de um ponto de vista, ficou mais expositivo do que argumentativo.
Último parágrafo: Conclusão
Apresenta apenas uma proposta de intervenção para o problema. Mas atende os critérios dos 5 componentes e retoma o filme citado no início.
Nota final:
C1: 200
C.2: 200
C.3: 120
C.4: 180
C.5: 180
Nota final: 880
Euclides_Santos
Primeiro erro drástico é que apresenta somente um parágrafo, o que no vestibular descontaria uma contia boa de pontos, ótimo uso de conectivos e vocabulário rico, porém algumas frases confusas.
O que era para ser o primeiro parágrafo não apresenta dados do que foi tratado no texto todo e também não apresenta uma opinião clara. poucos erros cometidos por virgulas e palavras.
minha opinião: achei que o tema foi bem desenvolvido, mesmo algumas partes sendo confusas, corrigindo os erros e treinando mas fica perfeito
jerlaniavaleria@
Bom,primeiramente ,achei bem legal a forma que você usou no primeiro parágrafo com o entreterimento falando sobre o filme, isso torna seu texto mais legal de ler..
Depois,você poderia ter focado mais em colocar algumas palavras mais significativas como:”Por fora da ficção”.Mas sua introdução tá bem animal.
Seguindo o contexto,o desenvolvimento você citou o impacto ambiental,uma coisa que não foi citado na introdução,porém,o assunto foi muito bem cituado.
E por fim,sua conclusão ta deslumbrante .Parabéns.