Em 1950, com a intensificação da importância de uma alimentação apropriada nas escolas, foi criado o Programa Nacional de Alimentação, que garante a nutrição aos alunos. Desse modo, é perceptível o valor do desenvolvimento de hábitos saudáveis para manter o aprendizado na rede pública de ensino. Entretanto, há dois aspectos que afastam essa perspectiva: o desvio do dinheiro público, assim como a alienação alimentar dos alunos.
Em princípio, a alimentação nas escolas públicas dependem do investimento governamental, uma vez que estão à frente desse processo. Neste sentido, o capital empregado é passível de manipulações, como por exemplo, o desvio de dinheiro para interesses próprios, assim, preferem ofertar espaço a distribuição de mantimentos alimentícios com uma baixa qualidade, a fim de restar mais dinheiro em seu benefícios, logo, não oferece uma nutrição para o aluno, o que contraria a Declaração Universal dos Direitos Humano, visto que é direito de todos viver longe da fome e da desnutrição. Dessa forma, é evidente a oposição das autoridades em detrimento da lei que garante a difusão dos hábitos saudáveis.
Outrossim, alimentos desvinculados do plano nutricional estudantil é um desafio nas escolas públicas. De acordo com a pesquisa da Nacional de Saúde do Escolar, 41,6% dos alunos consomem guloseimas, diariamente. Neste contexto, esse problema cresce, à medida que os alunos rejeitam um plano nutricional por apropriarem da “Cultura do Achismo”, onde idealizam o pensamento de que a comida escolar é insustentável ou sem qualquer acompanhamento nutritivo, isto é, sempre estarão em busca de outros alimentos que causam seu “bem-estar”. Dessa maneira, infelizmente, a progressão dos hábitos alimentares saudável durante a vida, torna-se comprometida ao ponto de prejudicar a energia estudantil.
Portanto, é necessário que entidades participem contra a negligência alimentar nas escolas, por parte das autoridades e estudantes. Neste viés, o MEC – responsável pela educação Nacional – deve fiscalizar o dinheiro gasto com a alimentação escolar e sua qualidade, através de visitas às escolas brasileiras, a fim de regulamentar a distribuição de alimentos na escola. Ademais, a direção escolar deve aplicar regras no âmbito estudantil, proibindo qualquer alimento industrializado, isso seria colocado em prática por professores que observariam e penalizariam o alunos se necessário, com efeito a energia dos alunos será mantida com uma alimentação rica e a geração futura difundirá hábitos saudáveis.
Thamirysbds
Oi, rainha, redação perfeita como sempre.
INTRO
-sem erros, bem apresentada e estruturada
-tese clara e objetiva, assim como ambas problemáticas facilmente identificadas
D1
-erro de concordância: “a alimentação nas escolas públicas dependem” (depende, visto que concorda com ‘a alimentação’) (-C1)
-“neste sentido” (nesse)
-ausência de crase: “à distribuição de mantimentos” (-C1)
-erro de concordância: “não oferece uma nutrição…” (oferecem) (-C1)
-” neste sentido […] da desnutrição. Note que o período fico extremamente extenso. (-C1 / -C4)
-argumentação plausível (+C3), um pouco enquadrada no senso comum, devido ao uso da Declaração Universal dos Direitos Humano, mas, vc soube argumentar bem e não torna-lo clichê (+C2)
D2
-ausência de vírgula: “nutricional estudantil, é um desafio nas escolas públicas.” (-C1)
-“neste contexto…” (nesse)
-bem estruturado e bom uso de repertório, além de uma ótima argumentação (+C4 / +C2 / +C3
CONCLUSÃO
-uso inadequado de “através” (-C1)
-ausência de vírgula: “…com efeito, a energia dos alunos…” (-C1)
-“MEC” quem ou o que é isso ? você precisa dizer o nome, a sigla vem depois e entre parenteses
ação: fiscalizar o dinheiro gasto com a alimentação escolar e sua qualidade | deve aplicar regras no âmbito estudantil
meio/modo: por meio de visitas às escolas brasileiras | ?
agente: MEC | direção escolar
finalidade: a fim de regulamentar a distribuição de alimentos na escola | ?
detalhamento: ? | isso seria colocado em prática por professores que observariam e penalizariam o alunos se necessário
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 180
C5: 180
NOTA: 920
Hanna_Arielle
oi boa terde :)
na minha concepção leiga:
C1: 180
C2: 180
C3: 200
C4: 200
C5: 200
t= 960
Parabéns pelo seu texto acho que vc conseguiu desenvolver bem e não fugir do tema pelo contrário abrangeu, um dica é sempre procurar usar sinônimos para não repetir a mesma palavras varias vezes e ficar cansativa a leitura sempre se habituar a gramática( uma pedra no nosso sapato) e continuar praticando.
:)