Iniciante

Algemas da homofobia

  • 2

O Artigo 1 da Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro – assegura que a República Federativa do Brasil se constitui em Estado Democrático de Direito e possui como fundamento a dignidade da pessoa humana. No entanto, na prática, tal direito não é exercido com efetividade por todos, na medida que inúmeros cidadãos são discriminados devido à sua orientação sexual. Com efeito, para resolver esse impasse, há de se desconstruir o preconceito e a omissão do Estado.

A priori, a histórica intolerância à diversidade sexual cede lugar à permanência dos diversos casos de homofobia. Nesse viés, Pierre Bourdieu – sociólogo francês – escreve a sua teoria “Habitus”, na qual explica que a sociedade incorpora os padrões sociais impostos e os perpetua através das gerações. A esse respeito, o Brasil, desde a Era Colonial, é marcado pelo Catolicismo, doutrina que classifica a homossexualidade como um ato “pecaminoso” e demasiados cidadãos condenam e discriminam os casais homoafetivos, prática essa que continua sendo propagada de geração em geração, constituindo um grave problema para a sociedade. Dessa forma, não é razoável que uma nação a qual deseja promover o bem-estar de todos tenha membros que praticam a homofobia.

Outrossim, a omissão das autoridades colabora com a perpetuação do preconceito. Nesse sentido, John Locke – filósofo contratualista – afirma que os indivíduos devem ceder sua confiança ao Estado e esse, em contrapartida, deveria garantir-lhes direitos:  vida, liberdade e propriedade. Ocorre que o Estado vai de encontro com a proposta de Locke e se mantém inerte e silente aos inúmeros casos de homofobia, uma vez que a nação brasileira possui o maior número de mortes de travestis e transsexuais e substancial parcela dos agressores continuam impunes. Sendo assim, enquanto o Poder Público se mantiver omisso, a população LGBT continuará a conviver com esse cenário cruel que persiste no meio social: a discriminação.

Impende, pois, que a homofobia seja combatida hodiernamente. Cabe aos indivíduos, no exercício do seu senso crítico, repudiar as práticas homofóbicas, por meio de atitudes e reflexões diárias capazes de promover a liberdade sexual, a fim de que o ato de respeitar as diferenças seja perpetuado entre as gerações no lugar do preconceito. O Poder Legislativo, por sua vez, deve estabelecer punições mais severas para quem pratica a homofobia, por intermédio do aumento do tempo de detenção e multa, com urgência, para que os indivíduos sejam desencorajados a manter práticas intolerantes. Assim, o preconceito acerca da sexualidade será mitigado e a comunidade LGBT estará livre das algemas da homofobia.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Melissa! Obrigada por avaliar meu texto! Espero ver suas correções nas minhas próximas produções ^-^
    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    • 1
  2. Oi, Isabelle. Sua redação está realmente incrível!!! Parabéns.
    Mas, houve um trecho que achei confuso. É ele:
    1- ” A esse respeito, o Brasil, desde a Era Colonial, é marcado pelo Catolicismo, doutrina que classifica a homossexualidade como um ato “pecaminoso” e demasiados cidadãos condenam e discriminam os casais homoafetivos (…)”
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.
    ACREDITO QUE SE VC TIVESSE COLOCADO UM PONTO FINAL APÓS A PALAVRA ‘PECAMINOSO’ SERIA MELHOR, PORQUE DEPOIS VC PODIA TER USADO O TERMO ‘POR ISSO’ E CONTINUAR DIZENDO QUE OS DEMASIADOS CIDADÃOS (…) OK? FICA BEM MELHOR NA MINHA OPINIÃO.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    OBS: Quando vc criticou a doutrina do catolicismo, errou, porque alguém pode se sentir afetado e daí surge um problema.Por mais que essa não tenha sido a sua intenção. RESPEITO AS OPINIÕES ALHEIAS.
    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    ADEMAIS, SÓ DESTACO O USO DE CONECTIVOS, POIS ASSIM COMO A FALHA SUPRACITADA, EU ENCONTREI MUITOS. E ISSO PREJUDICA BASTANTE A COESÃO TEXTUAL.
    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
    Parabéns Isa! Vc escreve muito bem. Pode aguardar a nota mil, pois com essa sua desenvoltura vc vai longe.
    ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
    Bjo, espero ter ajudado!
    ; D

    • 1
  3. Nossa estou impressionada :0
    Li sua redação e não encontrei um defeito ao meu ver está perfeita, não fugiu do tema, mostrou conhecimento amplo ou seja de outros assuntos outras áreas, um vocabulário rico (parabéns), comserteza você tiraria uma boa pontuação na redação do Enem continue praticando pois a prática leva a perfeição amei sua redação.
    Obs: sou iniciante ainda sou aluna então pode ser que alguém com mais experiência ache algum defeito pois eu não achei um.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.