Alfabetização no Brasil: passado, presente e futuro

  • 1

Atualmente o analfabetismo infelizmente é um dos problemas mais evidente nos países, principalmente no Brasil. Segundo a constituição de 1988 todo cidadão brasileiro tem como direito indispensável a educação, mas infelizmente esse direito não tem sido praticado com destaque oque impede desse direito tão importante ser universalizado. Diante disto, é válido fazer a análise dos fatores que envolvem e contribuem com esse problema.

Em uma primeira ánalise, é importante citar a falta das medidas governamentais diante do problema. Neste sentido a falta de invetimentos para construção de escolas em locais rurais, ou distantes de centro urbanos, visto que um grande percentual do analfabetismo está presente nas zonas rurais. Além disso, a falta de promoção de políticas públicas de melhoramentos nas áreas da educação por meio de liberação de verbas também é um grande fator que contribue com o problema.

 

Segundo dados divulgados pela IBGE, cerca de 50.8% da população é analfabeta. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contradualista john locke configura-se como como uma violação do contrato social visto que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos disfrutem dos direitos indispensáveis como a educação, oque infelizmente é evidente no país. Ademais é fundamental apontar a pobreza e a dificuldade financeira como um impulsionador do conlflito, visto que muitos deixam de ir para as escolas para ajudar seu pais ou até si mesmo para trabalhar e conseguir seu alimento. Logo é inadimissível que esse cenário continue assim.

Depreende-se portanto a necessidade de medidas para resolver o impasse. Para isto, é necessário que o estado e o ministério da educação se juntem e por meio de palestras e reuniões, debatam sobre o assunto e tomem medidas como a liberação de verbas e o melhoramento em investimenos nas áreas de educação, dentre outros, a fim de diminuir ou acabar com o problema.

Compartilhar

2 Correções

  1. Percebe-se que você tem uma base do texto dissertativo-argumentativo, parabéns. Porém, há alguns problemas que precisam de resolução no seu texto, porque podem ocasionar a perda de muitos pontos.
    1. Você deveria começar contextualizando o seu repertório no início do texto, porque isso mostra que foi feito um projeto de texto.
    2. Evite usar conectivos de numeração no texto, ainda sobre isso, sempre devem ser empregadas vírgulas depois deles.
    3. Evite usar mais de um RSC no mesmo parágrafo, porque acaba que você não faz uso produtivo de nenhum.
    4. Organize as ideias, siga uma linha de raciocínio para que o corretor corrija um texto linear. Ex: no desenvolvimento, poderá organizar assim: tópico frasal, rsc, uso produtivo.
    5. Procure manter um equilíbrio de linhas por parágrafo, mais um ponto para a organização.
    6. Cuidado na gramática, escrita e pontuação, para não perder pontos na C1 por bobeira.
    7. Sua proposta de intervenção está incompleta, está faltando meio, finalidade, detalhamento e ação não está clara. Cada um desses fatores vale 40 pontos, logo essa é uma parte muito importante do texto.
    Lembre de escrever nomes próprios com letra maiúscula.
    Leia e estude sobre redações nota 1000 e monte um projeto de texto, vai melhorar bastante sua escrita.

    • 0
  2. Boa tarde,

    Na sua introdução você citou a Constituição de 1988, toda vez que fizer isso esteja ciente que a sua argumentação será ”Tal problema não acontece porque o governo não faz a parte dele de acordo com a Constituição” (nem toda problemática social é culpa do governo, na maioria das vezes a culpa é da sociedade em si). Também notei que você não citou qual o artigo que garante o direito à educação para o cidadão (artigo sexto). A introdução se baseia na tese, apenas assim o leito identifica os argumentos que você vai desenvolver ao decorrer do texto mas eu só entendi que o ARG1 é que o governo não faz seu papel.

    O seu D1 está menor que o D2, isso faz parecer que você sabe desenvolver um assunto e o outro não (mesmo que os parágrafos não fiquem no mesmo tamanho, tente escrever o que ficou maior no D1). O seu argumento está claro (a falta de investimento por parte do governo) mas a sua opinião não.

    No seu D2, você fez uma alusão a um filosofo mas escreveu o nome dele em letras minúsculas, o que te faz perder pontos na competência 1.

    O parágrafo da sua conclusão também está um pouco curta. Outra vez nomes sendo escritos em letra minúscula (Estado e Ministério da Educação). Você deu uma solução ao problema mas não detalhou como essa solução vai ser empregada, além de ter escrito algo muito comum (tente evitar palestras, discussões ou campanhas de conscientização). Também senti falta de uma frase para finalizar a redação.

    Portanto: C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 40
    Total: 560

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.