Em “A hora da Estrela”, de Clarisse Lispector, mostra a vida da personagem Macabéa, uma jovem datilógrafa que por ironia não sabe interpretar textos e tem dificuldade ao se comunicar com outras pessoas. No Brasil, a situação não é diferente, muitos jovens e idosos têm a mesma dificuldade que a personagem criada por Lispector, isso dá-se pelos métodos de alfabetização do país, que são retrógados.
Por volta de 1920, foi implantado o método de alfabetização baseado em “testar” a capacidade de cada aluno por meio de provas superficiais, em que somente uma nota definia a inteligência. Esse método está errado, pois não incentiva as habilidades de cada aluno, a interpretação de textos e o aprendizado mais dinâmico. Antigamente, com essa falta de incentivo ao aprendizado, somente pessoas de classes mais altas teriam condições de ter um ensino de qualidade e que proporcionasse conhecimento de todas as áreas de atuação.
A Constituição brasileira de 1988, garante o direito e a educação a todos, porém na prática essas questões são tratadas de modos diferentes. O acesso às escolas, apesar de dados do governo apresentarem melhora, observa-se que durante o cotidiano, a dificuldade de ingressar em uma escola está aumentando, principalmente para as famílias mais pobres. O descaso com as escolas públicas e com o ensino faz com que os jovens percam o interesse no aprendizado, aumentando as taxas de analfabetos no país.
Com isso, é necessário que medidas sejam tomadas para que os brasileiros estejam cada vez mais distantes da realidade da personagem Macabéa. O Ministério da Educação junto à professores de escolas públicas, devem proporcionar aos jovens e outros estudantes, um método de ensino baseado em incentivar e destacar habilidades e conhecimentos de cada aluno. Melhorar o ingresso de famílias pobres ao ensino para que isso proporcione uma vida mais justa e digna.
luiz.concurseiro
*Problemas na margem direita -> a margem direita não está alinhada.
Introdução( 1 paragrafo): L1 – ” de Clarisse Lispector, mostra a vida da personagem Macabéa” -> Retirada do vocábulo “de” e da vírgula após “Lispector”. L3 -> expressão “por ironia” deveria estar entre vírgulas, pois trata-se uma explicação a mais. L4-> Proposição “em” fica melhor em substituição a “ao”
*Repetição do termo “dificuldade” no mesmo parágrafo. Substitua-o por outro equivalente.
Linha 7 -> isso se dá, seria melhor. Seria importante colocar o seu ponto de vista/proposta de intervenção no final desse parágrafo.
Desenvolvimento 1(2 paragrafo) -> “testar” substitua-o por “avaliar”. *Com base em que se afirma que as provas são superficiais? Faltando complemento nessa explicação. *definia a inteligência de quem?? *Repetição do termo “incentivo”
*Antigamente -> termo muito vago, enfraquece o seu texto. Recomendo um lapso temporal definido.
*teriam e ter -> repetição muito próxima. Evite isso.
Desenvolvimento 02 (3 parágrafo)-> *”Essa questão” e não “essas questões”, já que você se referiu a somente um item antes.
*O acesso às escolas… -> oração não conclusa
*Dados do governo -> quais os dados que dizem isso?
*De modo diferente -> faltou exemplo pra conferir mais peso ao seu ponto de vista
Sugestão no 2 e 3 parágrafos: seria bom que você apresentasse causas e consequências do seu problema. Isso lhe ajudará a ter uma nota melhor.
*Falta de coesão do 2 e 3 parágrafos.
*conclusão: Emprego errado de crase. Professores é masculino, portanto, não admite crase. Sua proposta de intervenção poderia ser mais precisa, com uma alternativa mais clara.
Atribuo nota 500 de 1000. Espero ter ajudado. Sucesso. Abraço
Marcelo_04
Acredito que a redação pontue 920 pontos.
Oii, espero ajudar💕
Ortografia
• Correção palavra retrógrado no final da introdução
Gramática
• 3a linha do D1 utiliza “por meio de” que é uma expressão prolixa, preferível “através de”.
• 5a linha do D1, “pois” necessita estar entre vírgulas.
• 2a linha do D2, “porém na prática” é uma locução que precisa ser separada por vírgula e utilizada de preferência no começo de frases.
• No início da conclusão, “é necessário que” é uma expressão prolixa, preferível utilizar “medidas devem”.
• Não se aplica crase antes de verbos.
Geral
Gostei bastante da sua introdução e não tenho do que reclamar (inclusive, Clarice rainha).
Referente ao D1 vi algumas repetições de palavras (como aprendizado), e também de verbos.
Você cita que existem dados apresentados que apontam melhora no D2, mas não diz que dados são esses, e isto, enfraqueceu seu argumento.
Das 5 competências de uma proposta de intervenção, 2 faltaram/ n ficaram claras:
– Meio/Modo(recurso utilizado para sua ação)
– Detalhamento
Positivos:
Vi passado, presente e futuro então, ao meu ver, você falou muuito bem sobre o tema, total de acordo com a proposta.
beijoo
belaagms
Oii, espero ajudar💕
Ortografia
• Correção palavra retrógrado no final da introdução
Gramática
• 3a linha do D1 utiliza “por meio de” que é uma expressão prolixa, preferível “através de”.
• 5a linha do D1, “pois” necessita estar entre vírgulas.
• 2a linha do D2, “porém na prática” é uma locução que precisa ser separada por vírgula e utilizada de preferência no começo de frases.
• No início da conclusão, “é necessário que” é uma expressão prolixa, preferível utilizar “medidas devem”.
• Não se aplica crase antes de verbos.
Geral
Gostei bastante da sua introdução e não tenho do que reclamar (inclusive, Clarice rainha).
Referente ao D1 vi algumas repetições de palavras (como aprendizado), e também de verbos.
Você cita que existem dados apresentados que apontam melhora no D2, mas não diz que dados são esses, e isto, enfraqueceu seu argumento.
Das 5 competências de uma proposta de intervenção, 2 faltaram/ n ficaram claras:
– Meio/Modo(recurso utilizado para sua ação)
– Detalhamento
Positivos:
Vi passado, presente e futuro então, ao meu ver, você falou muuito bem sobre o tema, total de acordo com a proposta.
beijoo