O médico cardiologista, físico e professor Dr. Enéas carneiro disse em um discurso sobre o saber, “só o conhecimento pode libertar o homem”. Deste modo, a ideia de uma boa educação é vista como tônica geral por todos os brasileiros, começando na alfabetização, mas mesmo em tempos modernos vive-se no Brasil uma educação básica primitiva. Conquanto, urge medidas para garantir a alfabetização de modo que todos possam gozar do direito garantido pela constituição cidadã de 1988.
Os índices de desemprego nacionais mostram que o mercado de trabalho está cada vez mais fechado para o analfabeto. Nesse cenário, o indivíduo tende a encontrar refugio no trabalho informal e mão de obra extremamente barata. Em busca de uma melhora projetos de educação a distância como o EJA e Encceja são não tem efetividade para o analfabeto, pois os estudos são através de apostilas. Contudo, níveis de pobreza em regiões nacionais onde a educação básica não funciona de forma efetiva são alarmantes e o jovem ou adulto fica de mãos atadas sem chances de um recomeço para procurar uma vida digna.
Além disso, o cidadão que não tem conhecimento mínimo como ler e escrever enfrenta dificuldades sociais. Visto que, a internet se tornou o maior meio de comunicação mundial, fica privada a inclusão do analfabeto pois nesse mundo tudo é escrita. Além disso, serviços básicos como cadastros em lojas, atendimento bancário ou até mesmo serviços públicos estão migrando apenas para atendimento online. Dentro dessa realidade, quem não possui a leitura básica fica incapaz de usar esses recursos ou fica dependente de outros.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse cenário a educação tem que ser priorizada pelo governo estadual e federal, principalmente em nível primário. Criando assim, novos projetos de educação presencial em regiões de difícil acesso a uma escola, atentando também para uma fiscalização dos responsáveis de levar as crianças à escola. Bem como, oportunidades de acesso escolar em horários variados para jovens e adultos ,priorizando aulas presenciais. Certamente, com esse pequeno começo o Brasil caminhará ao desenvolvimento e estará mais próximo da igualdade a longo prazo.
MarcioVitor
Introdução
O médico cardiologista, físico e professor Dr. Enéas carneiro 1 disse em um discurso sobre o saber 2 , “só o conhecimento pode libertar o homem”. Deste modo, a ideia de uma boa educação é vista como tônica geral por todos os brasileiros, começando na alfabetização, mas mesmo em tempos modernos vive-se no Brasil uma educação básica primitiva. Conquanto, urge medidas para garantir a alfabetização de modo que todos possam gozar do direito garantido pela constituição cidadã de 1988. 3
1= Carneiro 2= você pode trocar toda essa condução para “. Enéas Carneiro afirma que…” 3=apresente seus assuntos logo na introdução! De forma clara!
D1
Os índices de desemprego nacionais mostram que o mercado de trabalho está cada vez mais fechado para o analfabeto. Nesse cenário, o indivíduo tende a encontrar refúgio no trabalho informal e mão de obra extremamente barata. Em busca de uma melhora projetos de educação a distância como o EJA e Encceja são não tem efetividade para o analfabeto, pois os estudos são através de apostilas. Contudo, níveis de pobreza em regiões nacionais onde a educação básica não funciona de forma efetiva são alarmantes 1 e o jovem ou adulto fica de mãos atadas sem chances de um recomeço para procurar uma vida digna.
1= prove essa afirmação através de dados
D2
Além disso, o cidadão que não tem conhecimento mínimo como ler e escrever enfrenta dificuldades sociais. Visto que, a internet se tornou o maior meio de comunicação mundial, fica privada a inclusão do analfabeto pois nesse mundo tudo 1 é escrita. Além disso, serviços básicos como cadastros em lojas, atendimento bancário ou até mesmo serviços públicos estão migrando apenas para atendimento online 2 . Dentro dessa realidade, quem não possui a leitura básica fica incapaz de usar esses recursos ou fica dependente de outros.
1= ‘tudo’ é muito forte, pois nem tudo no meio cibernético é escrita. 2= on-line
Intervenção
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse cenário a educação tem que ser priorizada pelo governo estadual 1 e federal, principalmente em nível primário. Criando assim, novos projetos de educação presencial em regiões de difícil acesso a uma escola, atentando também para uma fiscalização dos responsáveis de levar as crianças à escola. Bem como, oportunidades de acesso escolar em horários variados para jovens e adultos, priorizando aulas presenciais. Certamente, com esse pequeno começo o Brasil caminhará ao desenvolvimento e estará mais próximo da igualdade a longo prazo.
1= Federal já basta
C1(200)= A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
C2(200)= A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
C3(120)= A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
C4(160)= A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
C5(160)= A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
NOTA: 840
VictorHLB
INTRODUÇÃO
– Uso inadequado de vírgulas:
“,começando na alfabetização,”
– Não apresentou consequência(s) da tese
– “Mas mesmo” Pouca formalidade
– Não descreveu o direito mencionado
DESENVOLVIMENTO 1
– Não apresentou conectivo de prioridade/relevância ao iniciar
– Apresentou 2 tópicos frasais
– “são não tem efetividade” ?
– Repetiu “nacionais”
-“mãos atadas” Pouca formalidade
– Lógica geral mal sucedida: Muitas oposições
DESENVOLVIMENTO 2
– Não apresentou conectivo de prioridade/relevância ao iniciar
– Apresentou 2 tópicos frasais
– Repetiu “Além disso”
– Não apresentou argumento
INTERVENÇÃO
– Uso excessivo de pontos finais e vírgulas
-“governo estadual” São vários e Escrita inadequada
COMPETÊNCIAS – ERROS
C1: 160 (Formalidade e Pontuação)
C2:80 (Lógica geral e Fugas)
C3: 80 (Contradições e Organização)
C4: 120 (Coesão e Repetições)
C5: 160 (Gramática e Organização)
RECOMENDO:
– LER redações nota 1000 (Associar)
– ENTENDER os erros (Reestruturar)
mabreskc
Encontrei palavras sem acentos, algumas vírgulas mal posicionadas e ausência de artigos :)
O médico cardiologista, físico e professor Dr. Enéas carneiro disse em um discurso sobre o saber, “só o conhecimento pode libertar o homem”. Deste modo, a ideia de uma boa educação é vista como tônica geral por todos os brasileiros, começando na alfabetização, mas mesmo em tempos modernos vive-se no Brasil uma educação básica primitiva. Conquanto, urge medidas para garantir a alfabetização de modo que todos possam gozar do direito garantido pela constituição cidadã de 1988.
Os índices de desemprego nacionais mostram que o mercado de trabalho está cada vez mais fechado para o analfabeto. Nesse cenário, o indivíduo tende a encontrar refúgio no trabalho informal e mão de obra extremamente barata. Em busca de uma melhora nos projetos de educação a distância como o EJA e Encceja são não tem efetividade para o analfabeto, pois, os estudos são através de apostilas. Contudo, níveis de pobreza em regiões nacionais onde a educação básica não funciona de forma efetiva são alarmantes e o jovem ou adulto fica de mãos atadas sem hipóteses de um recomeço para procurar uma vida digna.
Além disso, o cidadão que não tem conhecimento mínimo como ler e escrever enfrenta dificuldades sociais. Visto que, a internet se tornou o maior meio de comunicação mundial, fica privada a inclusão do analfabeto, pois, nesse mundo tudo é escrita. Além disso, serviços básicos como cadastros em lojas, atendimento bancário ou até mesmo serviços públicos estão migrando apenas para atendimento online. Dentro dessa realidade, quem não possui a leitura básica fica incapaz de usar esses recursos ou fica dependente de outros.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Nesse cenário a educação tem que ser priorizada pelo governo estadual e federal, principalmente ao nível primário. Criando assim, novos projetos de educação presencial em regiões de difícil acesso a uma escola, atentando também para uma fiscalização dos responsáveis de levar as crianças à escola. Bem como, oportunidades de acesso escolar em horários variados para jovens e adultos, priorizando aulas presenciais. Certamente, com esse pequeno começo o Brasil caminhará ao desenvolvimento e estará mais próximo da igualdade a longo prazo.