O escritor inglês Thomas More, em sua obra utopia, demonstra uma sociedade fundamental no equilíbrio, a partir do excelente funcionamento das instituições sociais. Entretanto, a conjuntura dessa realidade clomada não condiz, em parte, com o contexto brasileiro, sobretudo, no que concerne a alfabetização digital, já que os setores responsáveis por essas função não dotam de excelência na exceção dos seus papéis. Diante disso a incompetência governamental constitui um desafio para a globalização no Brasil.
Mormente, a passividade no estado e, principalmente, na esfera legislativa contribui para a permanecia do problema. Nesse sentido, segundo Jean Jacques Rouseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar da população. Entretanto, dado feito pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) o alfabetismo digital atingi mais de 40% dos brasileiro e cerca de 16% não tem acesso a tecnologia digital, observando na realidade contemporânea o oposto no que o autor prega, Analogamente, tal cenário antagônico deriva da metodologia educacional e a infraestrutura das instituições de forma precária, pois a primeiro não dota de mecanismo inovadores de absorção de conhecimento, como incentivar o aluno a associar situações cotidianas com o conteúdo escolar, e a segunda é a carência de qualificação profissional e de material didático atualizado. Com isso, os déficits de muitos alunos na etapa básica dificulta execução de raciocínios complexos. Desse modo, a inoperância governamental com a alfabetização resulta na afirmação de Thomas More, ao mesmo tempo que fere o direito a educação garantida pela carta Magna.
Portanto, urge que o Poder Executivo Federal atua no direcionamento de verbas governamentais para o setor da educação, por meio de recursos advindos dos impostos federais, que elevem a qualidade nas escolas regionais, na compra de equipamentos adequados para a adaptação dos professores na mudança da era tecnológicas. Dessa forma, o Brasil poderá ultrapassar antigos paradigmas.
Teddy
Obra do artista precisa vir entre aspas e com letra maiúscula
“Exceção de seus papeis”, não seria execução?
“setores responsáveis por essas função”, essa
Tese fraca/incompleta
“Entretanto, dado feito pelo Instituto Brasileiro”, substitua “dado” por ” o senso”, a frase ficará bem melhor
“Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) ” geografia e estatística sem letra maiúscula (tem vírgula após (IBGE))
“Nesse sentido, segundo Jean Jacques Rouseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar da população. Entretanto, dado feito pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE)”
Vc cita um repertório e, logo em seguida, cita outro sem aproveitar completamente o primeiro, é sempre bom utilizar apenas um repertório por parágrafo para poder utilizá-lo bem
“alfabetismo digital atingi mais de 40% dos brasileiro e cerca de 16%” (analfabetismo)
“observando na realidade contemporânea” “a” realidade contemporânea
“Desse modo, a inoperância governamental com a alfabetização resulta na afirmação de Thomas More, ao mesmo tempo que fere o direito a educação garantida pela carta Magna.”
Novamente o repertório, qual afirmação do More?, Vc apenas citou a obra dele, mas não falou nenhuma afirmação
“pois a primeiro não dota de mecanismo “, o primeiro
“atua no direcionamento de verbas governamentais para o setor da educação, por meio de recursos advindos dos impostos federais, que elevem a qualidade nas escolas regionais, na compra de equipamentos adequados para a adaptação dos professores na mudança da era tecnológicas”
erros de concordância e uma ação um pouco preguiçosa, as pessoas que mais sofrem com o analfabetismo digital são pessoas de idade, mais que 60 anos, então falta incluir algo como: oferecendo cursos básicos de tecnologia aos finais de semana para todos os públicos.
Desculpa aí se eu sou chato demais, todos os meus amigos reclamam disso, mas eu tenho um leve toque
cecibreis
oie, tudo bem?
então,
– introdução: bem escrita e bem articulada. no entanto, escreva a obra em questão assim: “Utopia”, entre aspas e com letras maiúsculas, e sua tese ficou meio confusa.
“Diante disso a incompetência governamental constitui um desafio para a globalização no Brasil.”, tente explicitar na tese os dois argumentos que vão ser defendidos (incompetência governamental e um segundo argumento)
– desenvolvimento: pelo que li, você fez apenas um parágrafo de desenvolvimento, sendo que o ideal é pelo menos dois. além de ter ficado extremamente grande, a leitura não é muito fluida. se tiver sido apenas um erro de digitação ok, mas ainda sinto dificuldades em entender seu segundo argumento.
você usou a Carta Magna como uma interdisciplinaridade, mas não ligou tão bem ao tema. tente citar a Constituição primeiro, e depois fazer o link com o tema em questão, assim, sua argumentação será mais consistente. tente, também, ser mais específico… a Constituição garante muitos direitos, em qual artigo está o direito à educação? no artigo 6º!
enfim, achei que faltou um projeto de texto… então, antes de escrever a próxima redação, tente pensar bemmmm na estrutura do seu texto
por fim,
– conclusão: sua conclusão apresenta os 5 elementos obrigatórios, portanto, 200 pontos, mas a última frase ficou vaga “ultrapassar antigos paradigmas”: quais paradigmas? tente isso: “ultrapassar os paradigmas supracitados” ou “citados anteriormente”.
NOTA FINAL: 760
C1: 120 (notei muitos errinhos gramaticais (ou palavras que você pulou))
C2: 160 (você mencionou os repertórios, mas não trabalhou tão bem alguns deles, como a Carta Magna)
C3: 120 (sua argumentação foi meio falha em alguns aspectos, além de sua tese não contém os 2 argumentos e não ser condizente com o D2)
C4: 160 (você usa conectivos, mas às vezes não escreve algumas palavras, isso atrapalha a progressividade textual)
C5: 200