Oi, pessoal! Acho que esse é um problema que não está acontecendo só comigo, por isso, decidi reportar aqui. Algumas pessoas estão procurando ganhar pontos sem contribuir para a aprendizagem dos outros e esse não é o objetivo do site. Por isso, peço que se você for corrigir essa redação, realmente avalie de forma a contribuir, por favor. Não aguento mais esperar pelo comprometimento dos outros e só receber um comentário qualquer, já exclui algumas redações por esse motivo, e acredito que muitos de vocês também não gostam dessa postura. Por isso, fica aqui registrado esse desabafo. Se for para contribuir, seu comentário é bem vindo!!!! Porque assim como eu me esforço para ajudar os outros alunos (pode ver nos meus comentários ksksks), espero que esse esforço seja retribuído. Enfim. Isso precisava ser dito. Obrigada pela colaboração!!! :))
Tema: os riscos da crise de representatividade para a democracia brasileira.
Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, “Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem”. A partir dessa máxima, nota-se a importância de não negligenciar a crise de representatividade. Sendo assim, torna-se imprescindível analisar os riscos, por meio do questionamento das causas e consequências desse impasse, visando lidar com essa nefasta realidade na democracia brasileira.
A princípio, deve-se pontuar que a solidez no pensamento coletivo, baseado em julgamentos inadequados e preconceitos, é um risco para representatividade. Nessa lógica, fundamenta-se outra perspectiva do sociólogo Bauman, uma vez que o indivíduo da modernidade líquida age de maneira superficial em vários aspectos de sua vida. Isso significa que no caso da crise na representação no país, observa-se o desinteresse da sociedade em combater o problema. Por exemplo, a população, ao eleger Dilma Rousseff como a primeira mulher na presidência do país, causou um marco na representatividade feminina na política, no entanto, exemplos como esse, infelizmente, ainda não são comuns.
Ademais, a atuação do órgãos governamentais, através da educação, é essencial para resolução da crise de representatividade. No entanto, sua função não acontece de forma relevante, uma vez que tanto incentivos a criticidade dos indivíduos, quanto o enfrentamento a ideologias preconceituosas, ainda não são efetivos. Nesse contexto, de acordo com o IBGE, apenas 12,8% dos estudantes de ensino superior no Brasil são negros ou pardos. A partir disso, observa-se a necessidade de intensificar políticas como a lei de cotas, em busca de direitos equitativos e que garantam a representatividade pelo meio educacional. Desse modo, sem a mobilização dessa parcela, a problemática persiste.
Portanto, cabe ao Governo Federal realizar palestras nas escolas públicas brasileiras, por meio do engajamento de profissionais e representantes das minorias sociais -indígenas, mulheres, negros e deficientes físicos-, com o objetivo de gerar a representatividade mediante à democratização do ensino. Tal ação deve acompanhar estrutura adequada, alimentação para os alunos e panfletos. A partir disso, o bem-estar social será alcançado e o problema, solucionado.
Foxlinix
Gostei da sua redação, introdução não tão longa, conseguiu desenvolver bastante, colocou as palavras certas nos lugares certo a ponto de me cativar na leitura, pontuação perfeita, não tenho do que reclamar, você é boa nisso, parabéns pelo esforço, sei que não deve ter sido fácil, única coisa que me deixou meio confusa foi no segundo parágrafo que não entendi direito sobre a perspectiva de Bauman, mas tirando isso eu acredito no teu potencial, na minha humilde opinião você mandou muito bem👍
Hellen Geovanna
Está ótima,achei bem detalhada,bem argumentada achei o tema também bastante legal,pelo oque eu li a cima você evoluiu muito,parabéns, eu realmente achei muito boa usa redação.
Como o corretor disse acima,não consegui achar erros hahaha também tô começando agora a fazer redações. Bem complicado. Na minha opinião
Lidialimas
Amelo, também concordo com você.
Temos que ter responsabilidade e comprometimento, porque esse site para muitas pessoas é a única forma de praticar as redações.
Não sendo tão boa, gostei bastante de sua redação, nem consigo achar erros que comprometa sua nota, seus argumentos são bem sólidos comprovado com informações e fatos, com tese explicita e conclusão bem detalhada com todos os tópicos bem definidos.
Só o que achei foi no segundo parágrafo, onde diz que na perspectiva de Bauman, e eu não consegui compreender essa parte e que talvez o corretor também perceba,kkkkkkk
Sandraque
boa noite!
acabei de ler cada redação sua, por conseguinte, acabei percebendo sua evolução kkk
to impressionado! seus textos são muitos bons
ótimos argumentos, estruturas como rege a correção do Enem, alem de obter, nas propostas de intervenções, todos os requisitos
Parabéns pelos textos!
os corretores que lutem kkkk
enfim, sua redação atual:
♣introdução:
-Parabéns pelo emprego excepcional dos recursos formais da Língua e coesivos ao longo do texto
– “questionamento das causas e consequências desse impasse” procure utilizar a tese para evidenciar os pontos de vista críticos que serão defendidos em cada um dos parágrafos de argumentação, pois ter em mente as ideias que você quer defender irá facilitar imensamente o planejamento da argumentação e a necessária retomada da tese ao final de cada parágrafo.
♣ desenvolvimento:
– boa argumentação, inseriu bem as referências e impôs uma boa discussão ao texto, mostrou que tem conhecimento do assunto e revelou críticas construtivas para serem avaliadas.
– Você trouxe uma referência interessante sobre o tema e articulou essa informação com os argumentos ao longo do texto.
♣conclusão
propostas bem definidas e completas, demonstrou estar bem articuladas com o restante do texto, além de detalhamento e originalidade das intervenções. você atendeu a todas às exigências do enem, muito bem.
infelizmente ou felizmente não conseguir achar erros kkk boa redação!
Espero ter ajudado, bons estudos.
Silverton
O texto ta muito bom, mesmo eu não sendo o melhor em redação, acredito que você conseguiria tirar mais que 900 pontos com essa redação no Enem, o único ponto que me incomodou foi quando você falou no segundo parágrafo a seguinte frase “Nessa lógica, fundamenta-se outra perspectiva do sociólogo Bauman” essa perspectiva não foi dita no texto.
Espero ter ajudado e foi mal por não ter críticado tanto o seu texto(não acho que tenho experiência pra isso)