Tema: A qualidade da água no Brasil
Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, que é essencial à vida. Entretanto, o fornecimento de água própria para o consumo não é uma realidade no Brasil, e em muitos casos ela não é disponibilizada nem mesmo quando é somente adequada para a assepsia, o que apresenta uma ameaça à saúde. Assim, faz-se necessário analisar as causas e consequências dessa problemática, a saber, respectivamente, a negligência governamental e a decadência da saúde da população, e apresentar uma possível solução para esse problema.
A priori, a água proveniente das estações de tratamento brasileiras não é adequada ao consumo. No entanto, em diversos países, como os Estados Unidos e a França, por exemplo, a água das torneiras pode ser consumida, mesmo portando eles índices de industrialização superiores aos do Brasil, o que refuta a justificativa apresentada repetidas vezes pelas autoridades públicas para o problema em questão. Portanto, a verdadeira causa disso tudo é a negligência do Estado, o qual não investe em um melhor tratamento de água, fornecendo essa vital substância minimamente tratada para os cidadãos, e que, por isso, pode ser utilizada somente para os diferentes tipos de higiene, seja ela doméstica ou coporal. Dessa forma, os brasileiros são obrigados a comprar a água realmente segura para a ingestão, o que gera um grande custo, e , muitas vezes, eles infectam-se pela má qualidade daquela supostamente tratada pelo governo, que ao invés de contribuir para a limpeza, a impossibilita. Assim, desencadeia-se um problema de esferas econômica e de saúde.
Contudo, a água minimamente tratada não é distribuída para toda a população. Isso acontece porque as estações de tratamento dessa atendem apenas os bairros centrais em detrimento das áreas mais carentes, como favelas e canais. Assim, essas pessoas, que não têm condições econômicas para comprar a água apropriada ao consumo, ingerem e utilizam um líquido altamente poluído, que pode conter diversas substâncias nocivas à saúde. Portanto, tal situação afeta consideravelmente a saúde da população, principalmente da sua parcela mais carente.
Dessarte, é necessário que todos possam desfrutar de uma boa qualidade de água. Para tanto, os Ministérios do Meio Ambiente, da Saúde e da Cidadania devem investir na melhora do tratamento dela no Brasil através da aplicação de eficazes técnicas para o tal desenvolvidas nos países desenvolvidos, além de ampliar a distruibuição da água tratada para as áreas periféricas. Somente assim será possível assegurar que os 70% de água do corpo do brasileiro sejam de boa qualidade.
eduardacastro17
“Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, que é essencial à vida” Não entendi muito bem essa frase, acho ela fora de contexto.
No entanto o seu texto defende muito bem a sua tese os argumentos estão bem organizados, porém sente falta de dados , que mostrem como a sociedade brasileira vive com a falta de água tratada, você poderia também ter citado em seu texto sobre a falta de saneamento básico.
Por exemplo: segundo o sistema nacional de informações (SNIS) cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada.
Mas enfim sua relação ficou ótima parabéns.
_fernaanda
Gostei muito da sua introdução, ela é rica em conectivos e todos estão em perfeita harmonia. Adorei o final da sua introdução dá para ser usada de forma neutra em vários outros temas. No trecho: “No entanto, em diversos países, como os Estados Unidos e França, por exemplo…” não há a necessidade de de usar esses dois conectivos-como e por exemplo- pois eles tem o mesmo significado e fica repetitivo utilizar os dois. O resto do desenvolvimento I achei ótimo. No segundo parágrafo do desenvolvimento achei que faltou o uso do repertório socio-cultural para sustentar a sua tese. A sua conclusão está boa só faltou um poco mais de detalhamento.