ÁGUA: DESAFIOS E CONFLITOS NO BRASIL

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Na canção “Planeta água” de Guilherme Arantes, é retratado o uso da água e suas maravilhas dentro de um planeta, cujo uma das principais características é a água. O Brasil é um país privilegiado com esse recurso, já que abriga mais de 10% da água mundial, porém nos últimos anos têm passado por sufocos com a falta da mesma. Mediante a isso é importante discutir dois fatores que amparam a falta de água: a poluição das águas e seu uso exacerbado.

Em primeiro lugar, na série norueguesa “Ragnarock” exibida na Netiflix, é abordada a poluição regional dos rios causada por produtos químicos gerados por fabricas. Análogo a isso no Brasil nos anos de 2015 e 2019 ocorram o rompimento das barragens de rejeito das cidades de Mariana e Brumadinho. Em seguida, as consequências foram inúmeras. Contaminação de rios, a falta de recursos hídricos e a morte de peixes. Devido à magnitude das tragédias, com a consequente poluição de duas importantes bacias hidrográficas brasileiras, grande quantidade de água se tornou imprópria para o consumo humano. Estima-se que os rejeitos lançados ao mar acarretarão efeitos por pelo menos 100 anos.

Em segundo lugar, o uso da água em todas as regiões brasileiras está acima do limite. o consumo aumentou em pelo menos 0,6% nas regiões Sul e Sudeste, causado por hábitos inadequados da população. Assim como, entre os setores que mais consomem água estão: o industrial, agrícola e energético. Uma das razões para isso, é o crescimento constante da população mundial que exige mais alimentos e energia elétrica. As Nações Unidas (ONU) preveem que, em 2030, a sociedade vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Até 2050, a demanda por alimentos e por energia crescerá 70% e 60%, respectivamente.  Ou seja se nenhuma prática para planejar o consumo não forem tomadas, a escassez da mesma pode ocorrer.

Portanto, medidas são necessárias para conter a poluição das águas e seu uso exagerado. Ademais, a Agência Nacional de Águas deve gerenciar ações que regulamente o uso racional da água, por meio de assembleias com os principais representantes dos respectivos setores que mais consomem água, a fim de conter um futuro colapso hídrico. Logo após Ministério do Meio Ambiente deve fiscalizar os agentes causadores de poluição, afim de deixar água sempre em condições de uso humano e para todos os outros organismos que dependem dela. Ainda, a população deve adotar medidas que evitem o desperdício e o descontrole em relação aos índices de consumo. Dessa forma a sociedade brasileira terá um consumo consciente e serão garantidos que fatores externos não causem danos a esse elemento essencial na manutenção da vida humana.

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6 Correções

  1. Oi Naiara, gostei muito de sua redação, porém você deve se atentar mais no uso excessivo de pontuação e na falta de vírgulas em algumas partes do texto, assim como na repetição de uma mesma palavra ao longo da redação e também nos erros de concordância verbal😉 Outra coisa na qual você poderia melhorar é na forma como você argumenta, pois que lê pode pensar que é um texto expositivo pela grande quantidade de dados estatísticos, tente expor mais sua opinião indiretamente.

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  2. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (80)
    TÊM – PLURAL (O BRASIL (…) TEM PASSADO)
    (OCORRERAM O ROMPIMENTO)
    (FORAM INÚMERAS: (…))
    (OU SEJA, SE NENHUMA PRÁTICA (…) FOR TOMADA)
    A FIM – FINALIDADE; AFIM – AFINIDADE (A FIM DE DEIXAR ÁGUA)
    VERBO CONCORDA COM SUJEITO (MEDIDAS QUE EVITAM (…) FATORES EXTERNOS QUE NÃO CAUSAM)
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (180)
    DICA: CONTINUE COM OS ARGUMENTOS BEM FUNDAMENTADOS (EXEMPLOS DE FATOS CONCRETOS, DADOS)
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (160)
    DICA: CONTINUE COM O PONTO DE VISTA BEM DEFINIDO (SIM OU NÃO)
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (180)
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (180)
    TOTAL (780)

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  3. Boa noite Naiara, tudo nem ?
    Então sua redação estar de acordo com as normas da redação do Enem, mas em principio você precisa prestar atenção as pontuações. Assim o uso de palavras usadas repetidamente, porem, você foi bem articulada com suas ideias e também tomar cuidado ao citar duas coisas na redação , contudo você conseguiu deixar bem coerente.

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  4. Boa noite Naiara! No primeiro parágrafo há muita repetição da palavra “água”, percebi que falta vírgulas em algumas partes do seu texto, tipo depois do conectivo “Análogo a isso”. Nos dois parágrafos você utilizou bastante dados estatísticos, isso mostra que você tem repertório, porém tente expor também a sua opinião, para que o texto não fique expositivo, mas sim argumentativo. No geral seu texto está bom, você tem uma boa estrutura, só procura ficar atenta a ortografia, pontuação, vírgula etc. :)

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  5. Boa tarde, Naiara, tudo bem?
    Vamos lá.
    A sua redação está maneira, apresenta a estrutura que o Enem pede, porém há algumas coisas que precisam ser corrigidas como gramática, pontuação e argumentos de autoridades para legitimar o que você fala, pois sem isso, o corretor pode descordar do que você fala a bel prazer por não ter uma legitimidade consolidada.
    c1 120: Aqui é onde eu vi mais dificuldades logo na introdução que são , “CUJO UMA DAS”, “TÊM” e “FALTA DA MESMA”.
    Lembre-se de que o pronome relativo “cujo” ele é flexível e concorda com o substantivo que vem à sua frente, neste caso” principais. bastava você ter colocado: CUJAS principais características é a água. (não coloque artigo na frente do “cuja” também. o caso do verbo “ter” é de concordância nominal O Brasil é um país privilegiado com esse recurso, já que abriga mais de 10% da água mundial, porém nos últimos anos TÊM passado. Leia com calma e veja que o sujeito do verbo “ter” é o Brasil e precisa estar no singular para concordar. Por fim, aqui é um dos erros mais recorrentes das redações: o uso “da mesma” para retomada de alguma palavra. Nai, não use essa palavra, pois ela não tem função de retomada, use um pronome diferente, beleza? e revise as vírgulas.
    c2: 200: você apresenta uma estrutura bacana que atende a um domínio dissertativo-argumentativo.
    c3: 160: pois você possui um repertório, porém não se legitima algumas situações que você propõe como ” Estima-se que os rejeitos lançados ao mar acarretarão efeitos por pelo menos 100 anos.” e “o consumo aumentou em pelo menos 0,6% nas regiões Sul e Sudeste, causado por hábitos inadequados da população. ” qual é a fonte disso? onde eu encontro. Dessa forma como está escrito parece que é apenas uma ideia jogada para completar um parágrafo.
    c4: 160, visto que faltam conectivos para concatenar as ideias, na introdução quando você problematiza já falta um conectivo para manter a fluidez do texto.
    c5: 160, a sua conclusão está longa, porém não apresenta um detalhamento nos 3 períodos de proposta. fique atento aos 5 critérios necessários.
    NOTA: 800

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  6. Boa tarde Naiara,
    sua redação está muito boa. Ela abrangeu várias áreas em que a água e falta dela está ligada, o que a enriqueceu muito. Achei que no primeiro paragrafo poderia ter evitado a repetição continua da palavra “água” e no segundo paragrafo poderia ter citado a morte de pessoas .
    Fora isso com certeza sua redação é nota mil.

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